Conheça os benefícios de um dos dez alimentos mais saudáveis do mundo
O consumo regular dessa variedade do grão pode melhorar a saúde cardiovascular, digestiva e muito mais
Saboroso e altamente nutritivo, o feijão vermelho foi recentemente considerado um dos dez alimentos mais saudáveis do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Mayo Clinic, dos Estados Unidos. O grão reúne uma série de propriedades que explicam sua presença nesse ranking. Fonte de proteínas, fibras e diferentes vitaminas e minerais, seu consumo regular pode contribuir diretamente para a melhora de diversas funções do organismo.
De acordo com a nutricionista Dra. Aline Maldonado F. de Alcântara, o feijão vermelho pode ser consumido nas refeições diárias, em uma dieta equilibrada, com as porções adequadas às necessidades específicas de cada pessoa. E para variar o menu, o grão pode ser preparado de diferentes formas, desde saladas, até sopas, ensopados e pratos principais.
“O feijão vermelho possui fibras que contribuem para a saúde digestiva, ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e a aumentar a sensação de saciedade, auxiliando também na perda de peso. Como uma excelente fonte de ferro e outros minerais, como magnésio, fósforo e cálcio, ele ajuda a prevenir a anemia e aumentar a densidade dos ossos, essencial para a prevenção da osteoporose. O grão apresenta ainda a vitamina K entre suas propriedades, que protege o sistema nervoso contra os danos dos radicais livres”, explica a nutricionista.
Pensando em contribuir com algumas dicas de preparo para as pessoas que desejam consumir o feijão vermelho regularmente, a marca Meu Biju preparou duas receitas que levam o grão entre seus ingredientes principais. Confira:
Salada de feijão vermelho
Ingredientes
- ½ embalagem de Feijão Vermelho
– Folhas de louro a gosto
– 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã
– 2 colheres (sopa) de suco de limão
– 1 colher (sopa) de mostarda
– ½ xícara (chá) de Azeite Nova Oliva
– 1 dente de alho picadinho
– 2 tomates, sem sementes, picados em cubinhos
– 1 cebola roxa picada em cubinhos
– ½ maço de salsinha picada
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
Deixe o Feijão Vermelho de molho em 1 litro de água quente durante 2 horas, trocando a água a cada 1 hora. Após esse tempo, transfira o feijão junto à água do remolho para uma panela de fundo grosso, acrescente 2 litros e meio de água e o louro e cozinhe em fogo médio, com a panela semitampada, até que os grãos estejam macios e o caldo fique ralo (cerca de 1 hora).
Enquanto isso, faça um vinagrete: misture o vinagre, o suco de limão e a mostarda. Despeje o Azeite Nova Oliva em fio, batendo com um garfo, até virar um molho uniforme. Adicione o alho, os tomates, a cebola e a salsinha. Tempere com sal e pimenta.
Escorra a água do feijão e, delicadamente, misture os grãos ainda quentes com o vinagrete, para que absorvam todo o tempero. Sirva acompanhando carnes assadas ou feitas na brasa.
Dica: nesta receita, o feijão vermelho também pode ser preparado em panela de pressão. A vantagem de prepará-lo em panela grossa é poder escorrê-lo no ponto certo: feijão cozido, inteiro e com caldo ralo.
Feijão vermelho na abóbora
Ingredientes
– 500 g de Feijão Vermelho
– 1 cebola média picada
– 2 dentes de alho picados
– Manjerona a gosto
– Sal a gosto
– Pimenta-do-reino a gosto
– 500 g de abóbora japonesa picada
Modo de preparo
Cozinhe o Feijão Vermelho por 15 minutos na panela de pressão. Em uma frigideira, frite a cebola e o alho, temperados com a manjerona, o sal e a pimenta-do-reino. Agora, em uma nova panela, junte o feijão, os temperos fritos, a abóbora crua e deixe ferver por uns 20 minutos ou até engrossar bem o caldo com a abóbora cozida.
Montagem: para servir dentro da abóbora, tire a tampa e retire todas as sementes. Depois, mergulhe ela dentro de uma panela com água fervendo (de boca para baixo) por 5 minutos, para amolecer. Retire, escorra a água e coloque o feijão já pronto. Sirva em seguida.
Da redação
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045