Como dormir bem pode transformar sua vida
Entenda como o sono afeta diretamente sua saúde e bem-estar

“Quem não dorme bem, no outro dia não é ninguém”. Essa antiga máxima traduz bem a importância do sono para nossa vida. Até um passado recente, a falta de sono era tratada apenas como um sintoma secundário, sendo frequentemente medicada de forma sintomática, sem a devida compreensão de suas consequências, como o alto poder de dependência. Hoje, no entanto, a ciência reconhece a privação de sono como uma doença, que necessita de abordagem e tratamento adequados.
Um sono reparador e de duração adequada proporciona bem-estar e qualidade de vida, trazendo benefícios incontáveis, como:
-Controle do apetite, auxiliando na manutenção do peso corporal;
-Fortalecimento do sistema imunológico, reduzindo a suscetibilidade a doenças;
-Redução do estresse, melhorando o humor e prevenindo transtornos como ansiedade e depressão;
-Proteção do sistema cardiovascular;
-Aprimoramento do aprendizado, criatividade e raciocínio;
-Rejuvenescimento do corpo e da mente.
O sono é composto por diferentes fases, desde as mais superficiais até o sono REM, momento em que ocorre maior atividade cerebral e no qual os sonhos acontecem. A duração necessária para um descanso adequado varia ao longo da vida: enquanto recém-nascidos dormem cerca de 16 horas diárias, adultos necessitam em torno de 8 horas e, após os 60 anos, a média é de 6 horas por dia.
No entanto, o sono dos idosos é uma das principais queixas nos consultórios médicos. Muitas vezes, eles vão para a cama ao anoitecer e esperam dormir a noite toda, o que dificilmente ocorre. Isso se deve a alterações naturais no padrão de sono, caracterizadas por:
-Maior propensão a cochilos diurnos, reduzindo o tempo de sono noturno;
-Despertares frequentes durante a noite;
-Maior dificuldade para iniciar o sono;
-Redução dos estágios mais profundos do sono e aumento do sono superficial;
-Despertar precoce, levando a longas horas na cama;
-Movimentação frequente das pernas durante o sono.
Dentre os mais de 70 distúrbios do sono conhecidos, a insônia é o mais prevalente, atingindo aproximadamente 50% dos idosos e sendo mais comum entre as mulheres. A insônia pode se manifestar de três formas:
Inicial: dificuldade para adormecer;
Intermediária: despertares noturnos recorrentes;
Final: despertar muito cedo.
Seus impactos vão além da simples fadiga e sonolência, podendo causar:
-Dificuldades de atenção, concentração e memória;
-Irritabilidade, ansiedade e fobias;
-Distúrbios cardiovasculares e metabólicos, como diabetes tipo II e obesidade;
-Maior risco de doenças como câncer;
-Envelhecimento precoce e redução da imunidade.
O tratamento indicado e correto é iniciado pela higiene do sono, que consiste em procurar manter horários regulares para deitar-se e acordar, evitando cochilos longos durante o dia, não dormir com fome ou alimentado em excesso, evitar ingestão de álcool, bebidas cafeinadas e fumo no período noturno, evitar ruídos e manter uma temperatura adequada no ambiente, além de não fazer refeições na cama.
É importante também evitar telas eletrônicas no quarto, pois a luz azul emitida por esses dispositivos interfere no ciclo do sono. Atividades que estimulam o alerta devem ser evitadas à noite, mas a prática regular de exercícios físicos durante o dia é altamente recomendada.
Caso as medidas de higiene do sono não sejam suficientes, pode-se recorrer à terapia cognitivo-comportamental, que é eficaz no tratamento da insônia. Somente em último caso, e com acompanhamento médico, pode-se considerar o uso de medicamentos, sempre avaliando os riscos de dependência e interações medicamentosas, especialmente em idosos.
Dormir bem não é um luxo, mas uma necessidade vital. Entender a importância do sono e adotar hábitos saudáveis é fundamental para a saúde e qualidade de vida. Afinal, uma boa noite de sono faz toda a diferença no dia seguinte – e ao longo da vida.
Por Dr. Luiz Antônio Sá.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
