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Coluna Maristela Amorim - 2ª quinzena de setembro

Crédito: Lucas Bori

Publicado em 25/09/2018

Sertão brasileiro Crédito: Lucas Bori 

O nosso verão é muito peculiar. Pelas altas temperaturas, um despojamento natural e sensualidade toda própria. Para esta nova temporada de calor que se aproxima, as marcas nacionais parece que entenderam esse perfil e foram buscar aqui mesmo, no Brasil, as inspirações para as coleções que chegam sedutoramente irresistíveis. A grife carioca Cantão é um desses exemplos. Trouxe do sertão os contrastes do chão batido, o tom cru do linho, o colorido da chita, o trabalho de selaria. Numa deliciosa brasilidade retratada na simplicidade genuína. Para referendar o conceito, as fotos foram feitas em Montes Claros, interior de Minas Gerais, na fazenda do estilista Ronaldo Fraga - a nossa mais perfeita tradução de moda brasileira.

T-shirt revolution 

Camiseta e rock’n’roll é uma dupla perfeita e eterna. E essa foi a aposta certeira da Liverpool, aqui de Florianópolis, que está comemorando 10 anos de sucesso. Para evidenciar a data, Tiago Durante – o dono da ideia – está lançando a coleção Summer Revolution, para ressaltar ainda mais a essência rock e cultura pop da grife que criou em 2008. “Fizemos um resgate às origens e, entre as novidades, vamos relançar a camiseta mais icônica da nossa história: a estampa ‘Beatles Ramones’, que ganhará uma versão estonada”, anuncia Tiago. Hoje a Liverpool já ampliou o seu mix de produtos, mas ainda tem nas camisetas a sua marca registrada. E se prepara para ampliar a rede de franquias, com a inauguração, em novembro, do terceiro quiosque licenciado na região Nordeste. As novas peças estarão disponíveis nas lojas a partir de outubro.

Luminosidade 

Antonio Bernardo é um designer de joias que se sobressai pela engenhosidade nas criações atemporais, sempre atuais. Agora ele acaba de lançar uma nova coleção para a sua linha Meninas AB, voltada para adolescentes e jovens, com peças que podem ser usadas isoladamente ou combinadas umas com as outras em composições tentadoras. Colares, anéis, pulseiras, pingentes refletem o estilo dinâmico do autor, um escultor de ouro, que sempre surpreende com inovações, como os efeitos especiais nas peças Lumi. A série realça reflexos que se movem sob a superfície polida, evidenciando delicadas e harmoniosas fontes de luz que já brilham na loja da marca homônima em Florianópolis.

Moda com conteúdo 

Em tempos de compartilhamento em diversos setores, a moda em Santa Catarina mostra que também é possível dividir conhecimento para somar qualidade. O evento ONDM – O Negócio da Moda, que há quatro anos reúne um tanto do que temos de melhor no Brasil, é a prova real dessa tese. Na edição 2018, que aconteceu entre os dias 18 e 20 deste mês, uma seleção de conteúdos relevantes entraram na pauta. Desde os efeitos do cenários político e econômico no varejo até as manobras necessárias para se adaptar aos novos momentos – o negócio dos outlets, soluções contemporâneas para a comunicação corporativa, conexão entre marcas e influenciadores, entre outros assuntos relevantes. O evento também contou com uma elogiável vitrine de novos talentos, com a participação de pequenas marcas com grandes ideias. Entre elas a Nakana Biojoias, a Guaba – de moda despretensiosa e com preços bem convidativos -, e a Xavez Costura Masculina, com uma proposta interessante, criativa, mas sem excessos.

Moda do bem

Artistas nacionais abraçaram a causa e se tornaram embaixadores da campanha “Que valores te definem”, uma parceria da Forum com a Ong I Know My Rights – que se dedica a amparar e criar um cenário mais humano para o desenvolvimento de crianças refugiadas no Brasil.A grife criou uma coleção cápsula de camisetas que expressam valores essenciais e que incentivam uma reflexão para um cenário social mais humano. Empatia, gratidão, otimismo e gentileza são as palavras estampadas, propondo uma reconexão às raízes, promovendo e fortalecendo esses valores que são a semente para um futuro melhor. Aliás, as camisetas vêm com um tag semente, símbolo da ação. Afinal, para evoluir é preciso plantar e semear o bem. As peças custam R$ 149 (feminina) e R$ 169 (masculina) no e-commerce e em todas as lojas físicas da marca.