00:00
21° | Nublado

Coluna Maristela Amorim - 2ª quinzena de agosto/2018

Crédito: Zé Takahashi

Publicado em 21/08/2018

Verão tropicalíssimo

A arte brasileira está colorindo a coleção que a Colcci traz para a Primavera-Verão que se aproxima. Retratando o realismo fantástico, o artista Mateus Bailon foi convidado a participar da criação, recordando a conexão entre o ser humano e a natureza, além de imprimir o seu próprio universo particular - traduzido por criaturas fantásticas. O resultado está em tecidos leves naturais, como algodão, viscose e linho, em contraponto com o nylon. Na cartela de cores, tons de azul, rosa claro e verde, realçados por desenhos multicoloridos com imagens de pássaros, macacos e sapos. Mas a Colcci não abandonou os seus jeans, que chega num mix de tonalidades e efeitos destruídos em calças, jaquetas, shorts e saias – em sarja colors com tingimentos naturais ou no blue jeans.

Vestindo conceito

A marca de bolsas e acessórios em couro, agora é também sinônimo de vestidos confortáveis, versáteis que se adequam a qualquer idade, estilo e ocasião. Parece impossível, mas é assim mesmo a recém-lançada coleção da Laci Baruffi. A designer enxergou um gap de mercado e lançou peças que já estão fazendo sucesso, com 15 modelos em tons lisos e estampados – com três destes motivos exclusivos da marca. Para a próxima temporada, os desenhos únicos já estarão em 12 verões, todos autorais e em vestidos que mantêm a proposta: soltinhos, com decotes diversos, recortes estratégicos, contrastes em composições e detalhes diferenciados em mangas e barras.

Lingerie para exibir

Os investimentos no mercado de moda íntima não estão nada tímidos. Peças ousadas, sedutoras, sensuais, que equilibram muito bem a proposta de exibir com elegância, estão ganhando cada vez mais espaço nas lojas e nas ruas também. As composições, principalmente para a noite, fascinam. Como estes top, da Fran Rampinelle, eleito pela influenciadora Polli Olivo como um dos seus favoritos da coleção que está com outras propostas irresistíveis. É para exibir, sim!

Jardim de ouro

Se a rica flora brasileira está na moda, Isabel Boiteux foi buscar inspiração num dos nosso maiores patrimônios: a mata atlântica. E não é que deu muito certo? A designer de joias está impressionando com uma série limitada que reproduz espécies bem características em pingentes, anéis e brincos em ouro amarelo com texturas interessantes e em versões mais acessíveis, em prata. A exótica helicônia e a exuberante costela de adão são as protagonistas desta coleção Floresta Tropical.

Falando sério

Admiráveis as iniciativas que vão além da vitrine. Falar de moda é coisa séria e é isso o que O Negócio da Moda (ONDM) tem feito com maestria. O evento, uma iniciativa do empresário Ivan Jasper, terá sua próxima edição entre 18 e 20 de setembro, em Camboriú, com a mesma intenção de olhar a moda de forma abrangente e visionária, em todos os setores da cadeia produtiva. Mais de 50 profissionais estarão presentes nas mesas de debates, entre eles a assessora de comunicação Tânia Otranto (foto), uma das pioneiras deste setor e referência inquestionável.

Outra grande movimento elogiável é o SPFW Day, com Paulo Borges – o criador da grande temporada de moda nacional – excursionando pelo Brasil em eventos para se falar de moda com responsabilidade. O mais recente aconteceu dia 16 de agosto no Rio de Janeiro. Além de Paulo Borges, palestraram também Iza Dezon, do bureau europeu Peclers Paris, e a estilista Lenny Niemeyer, mediados pela especialista em economia criativa, Graça Cabral.