Colchão certo transforma sono e disposição
A postura, a respiração e até a energia do dia podem ser afetadas por um colchão inadequado
Sintomas como dores musculares, cansaço constante e até queda de produtividade no trabalho podem ter uma origem silenciosa: o seu colchão. O impacto direto desse item no bem-estar ainda é pouco falado, mas pode comprometer a qualidade de vida e potencializar problemas de saúde. Mais do que conforto, ele exerce um papel fundamental na postura, na respiração e até na sua energia durante o dia. Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), a maioria dos jovens e adultos brasileiros relata dormir 7,5 horas durante as noites na semana e 8,5 horas durante as noites do fim de semana e para que esse descanso seja efetivo e de qualidade, nada melhor que o conforto e bem-estar.
Dormir mal pode ser a causa da sua dor persistente
Segundo o especialista do sono, Jeziel Rodrigues, um colchão inadequado pode ser responsável por noites mal dormidas, dores crônicas e queda de produtividade. Para mostrar como esse item essencial pode transformar a rotina, o profissional destaca alguns pontos que merecem atenção.
Coluna alinhada é dor evitada
Além do conforto, a escolha de um bom colchão é um investimento em saúde postural. “Para cada caso, há uma necessidade. Para quem precisa de algo mais firme e prefere dormir de bruços ou de barriga para cima, colchões de conforto intermediário são ideais para manter a coluna alinhada. Já para quem prefere dormir de lado, são indicados os que acomodam os pontos de pressão como ombros e quadril e preenchem a cintura. É fundamental adaptar-se ao colchão ideal, pois problemas posturais podem se agravar e afetar a qualidade de vida e a disposição, Por isso, manter a coluna bem posicionada durante o sono é primordial para o relaxamento muscular e a escolha do colchão deve ser feita de acordo com o biotipo e posição ao dormir”, ressalta Jeziel.
Sono como auxiliar da mente
O descanso profundo está diretamente relacionado à qualidade do colchão. Quando o corpo não encontra apoio adequado, os despertares noturnos tornam-se mais frequentes e impedem que o repouso restaurador seja atingido, comprometendo funções cognitivas básicas como memória, concentração, raciocínio lógico e até mesmo o humor. Se dormir mal uma noite já causa impacto, imagina todos os dias? O relaxamento muscular confortável estimula a produção de hormônios como a melatonina, responsável por regular o ciclo circadiano e garantir um descanso de verdade.
Vida mais leve com respiração saudável
Um bom colchão pode ser um aliado direto da sua saúde respiratória. Modelos com tecidos hipoalergênicos, tecnologia antialérgica e boa ventilação ajudam a manter o ambiente livre de agentes que comprometem a qualidade do ar durante o sono. Para prolongar a durabilidade da peça e garantir noites tranquilas, mantenha a higienização em dia com aspirador de pó, utilize protetores impermeáveis e alterne a posição do colchão a cada três meses. Assim, você respira melhor, dorme melhor e vive com mais leveza.
Energia e disposição começam no colchão
O sono de má qualidade esgota não apenas o corpo, mas também o humor, a motivação e a produtividade. “Passamos cerca de um terço da nossa vida na cama. Por isso, contar com um colchão de qualidade não é luxo, é necessidade. Quando o corpo encontra o suporte certo, o despertar é mais leve, sem dores, sem fadiga e com a verdadeira sensação de descanso. O lugar em que passamos mais tempo deve ser também aquele que melhor cuida da nossa saúde, energia e bem-estar.”, finaliza.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Notícias relacionadas Ver todas
21° | Nublado