00:00
21° | Nublado

Ayurveda para iniciantes: conheça a técnica e seus benefícios
Terapia milenar indiana está em uma das práticas complementares reconhecidas pelo Ministério da Saúde

Existem 3 Doshas, e cada um representa um tipo de pessoa que se identifica com determinadas áreas, principalmente a alimentação (Foto: Reprodução/Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 19/08/2022

Sabe aquela sensação de leveza, disposição, alegria e extremo bem-estar?  Ter uma vida mais saudável e equilibrada é o desejo de muitas pessoas, e está sendo cada vez mais buscada pelas pessoas.

A medicina Ayurveda, terapia milenar indiana, está em uma das práticas complementares reconhecidas pelo Ministério da Saúde e tem conquistado cada vez mais adeptos da prática.

Isso porque esse estilo de vida organiza o corpo, a mente e a alma. Segundo a espiritualista da Plataforma iQuilíbrio e especialista em terapia holística, Juliana Viveiros, a Ayurveda visa atender as necessidades específicas do corpo, além disso, é um sistema de cura desenvolvido na Índia, como uma medicina curativa que ensina acima de tudo, a prevenção de doenças, ou seja, a cura antes mesmo da doença chegar.

“Essa técnica consiste na cura de maneira holística, combinando espiritualidade, ciência, psicologia e  hábitos  diários saudáveis, como  a alimentação" resume a especialista.

Elementos da natureza

Na medicina  Ayurveda, tudo no universo é feito a partir destes elementos. O homem é considerado o microcosmos da natureza, assim, os cinco elementos existem também dentro de cada indivíduo. 
A combinação das forças dos cinco elementos retrata os humores biológicos e suas características físicas e psicológicas. Essa teoria ajuda a perceber desequilíbrios físicos e emocionais. Esses humores são chamados doshas.

Entendendo a formação dos Doshas 

Em suma, existem 3 Doshas, e cada um representa um tipo de pessoa que se identifica com determinadas áreas, principalmente a alimentação. "Para entender qual é o seu Dosha, é necessário procurar um especialista em Ayurveda, isso é muito importante", aconselha a especialista. 

Para mudar a sua vida com a alimentação Ayurveda, é necessário esse diagnóstico inicial, pois ele vai te mostrar quais dos elementos estão em falta dentro de você, e assim você poderá trabalhar a partir disso para colocar o seu corpo em equilíbrio.

Vata – Ar e Espaço, ou Éter

Esse Dosha precisa pensar numa alimentação balanceada, com alimentos que firmam suas características, como são pessoas mais leves e com relação com o espaço e o ar, devem pensar numa alimentação que varie entre parte pesada como uma carne e saladas, sem que haja elementos amargos. 

Além disso, é sempre necessário que haja muita ingestão de líquidos, como água fresca, sucos naturais com frutas um pouco mais densas, como abacaxi, mamão, morango e o cupuaçu.

Pitta – formado por Fogo e Água

O Dosha Pitta tem um corpo mais em forma, geralmente essas pessoas gostam de treinar e manter o físico em dia, por isso a alimentação exige que haja elementos mais pesados durante o dia, para que haja a queima e o ganho de massa. No entanto, durante a noite é necessário que a ingestão seja com alimentos leves para que não atrapalhe o fluxo das energias, pois tudo precisa ser feito de modo que não atrapalhe, principalmente, o sono. 

Legumes um pouco mais densos como couve-flor, brócolis, cenoura, batatas, inhame, são recomendados para esse Dosha, porém, isso não significa que não deva ingerir mais alimentos leves como saladas e legumes que contém bastante água, sempre lembrando de evitar alimentos com excesso de sal e muito apimentados, para não aumentar em excesso o fogo que há naturalmente em sua formação. As características dos seus elementos são: oleoso, leve e quente. 

Kapha – elementos Água e Terra

A Ayurveda sugere que as pessoas desse Dosha evitem ao máximo o consumo de alimentos úmidos e pesados como as massas, arroz, e doces. Justamente por causa da tendência à obesidade e também porque esses alimentos sobrecarregam nossos canais por onde flui o Prana (a energia vital). 

Esse Dosha precisa se alimentar com alimentos leves e mais secos, como folhas, legumes, carnes brancas e alimentos frios de modo geral, isso certamente vai gerar mais conforto e bem estar para o organismo na hora da digestão. 

Para a Ayurveda, o acúmulo de toxinas e elementos que não são naturais e entram em nosso corpo através da alimentação e também de outras formas, são as causas da maioria das doenças que afligem as pessoas do mundo moderno. Por isso existe o cuidado de uma dieta específica para cada biotipo.

“Através de uma alimentação consciente, específica, natural e efetiva, pode-se alcançar um nível de bem-estar, saúde e leveza no corpo. Além da alimentação, existem outros processos na Ayurveda que visam o reconhecimento de que seu corpo é um instrumento que você precisa cuidar” conclui a especialista.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI