00:00
21° | Nublado

Alimentos que amenizam as alergias de inverno

O mel está entre os alimentos aliados da saúde e ajuda a amenizar os sintomas de alergias respiratórias (Foto: Reprodução/Internet) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 01/07/2022

O inverno é a estação preferida de milhares de brasileiros, mas é nesse período de frio intenso que as alergias respiratórias se intensificam. O clima seco, as baixas temperaturas, a poeira acumulada em objetos, calçados, roupas e cobertores guardados há muito tempo e a baixa circulação de ar em ambientes fechados estão entre os principais inimigos dos alérgicos. Para combater os problemas de saúde é necessário manter o ambiente limpo e organizado, além de ter alguns cuidados com a alimentação. A nutricionista Letícia Tizziani recomenda alimentos indispensáveis para amenizar os sintomas de alergia.

Um dos aliados da saúde é o mel. Possui vitaminas B, C, D e E, potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo e ferro. “Esta é uma dica gostosa de vó. A maioria das idosas recomenda o alimento devido aos costumes antigos e pelas suas propriedades naturais, porque possui efeitos anti-inflamatórios que auxiliam no combate à tosse, alergias e resfriados. Basta comer ou dissolver no chá duas colheres de mel orgânico meia hora antes de dormir e já é possível perceber as diferenças, como sensação de alívio, redução de irritação na garganta e uma noite tranquila de sono”, afirma Letícia.  

O abacaxi também contribui no combate da rinite. De acordo com a nutricionista, a fruta possui bromelina, que alivia a congestão – amenizando os sintomas de dor de cabeça e nariz entupido – e elimina o catarro. “Além de enzima, contém ainda vitamina C e água, essencial para hidratar o corpo. Já nos casos de tosse alérgica, o chá de abacaxi, mel e hortelã é ideal, pois reduz a inflamação e o inchaço na garganta”, complementa.

Para acrescentar nas principais refeições do dia, especialmente no almoço, o brócolis é uma excelente alternativa. Letícia afirma que são vegetais super nutritivos, ricos em vitaminas A, C, E e K, além de ser fonte de ferro, fibras, potássio, proteínas, cálcio e magnésio. “A inflamação pode ser causada por meio de substâncias liberadas devido ao desequilíbrio da geração de compostos oxidantes e das defesas do organismo. O consumo de brócolis ajuda a combater essa infecção, porque possuem fitonutrientes e antioxidantes, e aumenta a imunidade por apresentar diversos nutrientes”. 

Os peixes também estão na lista dos alimentos aliados da saúde no combate das alergias respiratórias, gripes e resfriados. Entre os benefícios está o ômega 3. “A gordura presente na carne ajuda, especialmente, a amenizar as crises de rinite. Funciona como anti-inflamatório e fortalece o sistema imunológico”, afirma a nutricionista.  

Orientação médica

Letícia também alerta sobre a importância de consultar profissionais da saúde. “É necessário marcar consultas de rotina, manter os exames em dia, alinhar uma alimentação equilibrada com o seu nutricionista e entrar em contato com um médico especialista. Todos esses cuidados ajudam a prevenir doenças e evitam que alguns alimentos ou maus hábitos sejam causadores de alergias, infecções e outras patologias em estágios mais graves”. 

Fonte: Fort Atacadista

 

Da redação

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI