00:00
21° | Nublado

A evolução da Oftalmologia
Padrão de excelência da especialidade em Florianópolis é responsável pela procura de pacientes de outras regiões do Brasil

Centro cirúrgico comandado por Otto Freusberg (primeiro à esquerda) na década de 1950 (Foto: Arquivo pessoal)

Publicado em 20/12/2018

Nas últimas cinco décadas, a tecnologia foi responsável por diversos avanços, em várias áreas. E como sabemos, a Medicina foi extremamente afetada nesse processo, de maneira positiva. Instrumentos e aparelhagens para exames e cirurgias foram produzidos, facilitando a vida do paciente e dos profissionais. Na Oftalmologia não foi diferente. A evolução da especialidade nos últimos anos foi fantástica, especialmente aqui em Florianópolis, cidade que tornou-se referência em atendimento de qualidade. 

Tudo começou na década de 1950, quando o doutor Otto Freusberg era o responsável pela Oftalmologia da Casa de Saúde São Sebastião, no centro da cidade. Imigrante da Alemanha, era de suas viagens frequentes ao país de origem que ele trazia as últimas novidades da época para serem aplicadas no hospital. Pessoas de todo o Estado e de diversas regiões do Brasil, procuravam atendimento no local, graças ao atendimento de excelência proporcionado pelo doutor Otto e sua equipe.

As técnicas utilizadas nos atendimentos eram diferentes das que utilizamos atualmente, porém, mostravam-se eficazes. A evolução desde aquela época foi muito grande, haja visto ainda o tamanho e eficiência dos equipamentos médicos, que ficaram menores e mais fidedignos, e os atendimentos ficaram mais ágeis. Um paciente com deslocamento de retina, por exemplo, ficava internado durante um mês no hospital. Já um paciente com cirurgia de catarata, em torno de uma semana, sem poder se mexer. As técnicas utilizadas pediam esse período para recuperação e acompanhamento.

Hoje, os pacientes são liberados para suas residências no mesmo dia do procedimento. Naquela época esperava-se a catarata ficar madura, quando o paciente já estava quase sem enxergar, para poder operar. Hoje isso tudo é muito diferente. Temos técnicas e expertise para operar assim que ela começa a aparecer, independente da idade do paciente acometido. Eu, que tenho quarenta anos de formação na área, acompanhei essa evolução, assim como tive a oportunidade de trabalhar com um profissional tão competente como Otto Freusberg. Realmente, tínhamos muitas limitações naquela época, mas utilizávamos de todo o conhecimento e técnica para resolver os problemas. Hoje estamos com um padrão de excelência em Florianópolis. O que esperar para os próximos anos? Não sei. Na época não tínhamos noção de como estariam as coisas hoje. Somente o tempo irá nos dizer!

Clínica de Olhos São Sebastião
Rua Sidnei Noceti, 62 - Agronômica
Fone: 3222-4866

Centro cirúrgico na década de 1950

Centro cirúrgico na década de 1950

Centro cirúrgico na década de 1950

Consultório oftalmológico na década de 1950

Consultório oftalmológico na década de 1950

Consultório oftalmológico na década de 1950

Instrumentos cirúrgicos utilizados na década de 1950

Aparelho que utilizava um imã para retirada de corpos estranhos dos olhos