A necessidade desperta oportunidade de negócio
Máscaras de diversos modelos e materiais são produtos de primeira necessidade nesta estação
![](/fmanager/imgilha2016/noticias/t/imagem3042_2.jpg)
Quem diria!... Com certeza, ninguém jamais ousou imaginar que o grande acessório de moda outono-inverno seria uma máscara facial. Com a necessidade e a exigência, começaram a surgir modelos feitos em casa, por costureiras amadoras ou profissionais, crocheteiras, e até exemplares em impressão 3D – inovação total! Alguns produzem para doação, outros já encararam isso como oportunidade de negócio.
Luciana Bastos, do Ágile Ateliê, começou fazendo e vendendo máscaras com renda revertida para o Instituto Vilson Groh (IVG), de ação social. Agora oferece até estojo para guardar as máscaras, com separação para as que já foram usadas. A estilista Camila Fraga, de alta costura, também entrou na produção de máscaras e estojos para encomendas pessoais ou empresariais.
Joyce Póvoas, exímia artesã com as agulhas de crochê, logo criou um modelo de máscara feita uma a uma, ponto a ponto. E Raquel Souza, da Black Purpurin – de bolsas e acessórios em impressão 3D -, já criou a sua versão. A ideia surgiu antes ainda que a pandemia chegasse ao Brasil, quando ela e o sócio, o engenheiro, professor e pesquisador Juliano Mazute, iniciaram as pesquisas. Quando surgiram os primeiros casos por aqui, trocaram a produção convencional pelos novos modelos destes produtos de proteção individual. Essas máscaras têm matéria-prima biodegradável, possuem película antibacteriana e antiviral de nanopartículas, e sistema de filtro de algodão – o que permite usar, lavar, higienizar com álcool, trocar o filtro e usar novamente. Apesar de ser feita com um material rígido, se adapta aos vários formatos de rosto.
Outras tantas marcas nacionais e grandes grifes internacionais já entram na nova determinação mundial dessa inesperada novidade. É só dar uma passeada pelas redes sociais para ver quanta coisa bonita e criativa está circulando por lá. A indústria é rápida e imediatamente foram surgindo modelos diversos. Quem ainda não viu o vídeo da Louis Vuitton exibindo sofisticada máscara com uma das padronagens mais desejadas do mundo? Viralizou! Outras tantas seguiram a mesma linha, decretando que, se essa é a ordem, que seja fashion.
![](/fmanager/imgilha2016/banners/imagem418_1.gif)