00:00
21° | Nublado

WOA adota área pública em São José
Projeto promete ser o início de uma revolução na área de lazer no município

Parque público será um espaço de convivência para a comunidade (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 17/03/2022

São José receberá um parque público revitalizado, assim como um boulevard que irá interligar a avenida Presidente Kennedy à Beira-mar. O acordo de adoção da servidão Filomena Maria Fernandes e do Parque Beira Mar São José foi assinado na manhã desta quinta-feira, 17 de março, entre a WOA Empreendimentos Imobiliários e a Prefeitura de São José. A ação integra o calendário de eventos de aniversário da cidade.

Com assinatura do paisagista Jordi Castan, do Escritório 'A Boa Vista Paisagismo', o projeto foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, arquitetos e paisagistas comprometidos em proporcionar um espaço de convivência para toda a comunidade. Todo o projeto pensado para gerar a ambiência dos locais, bem como integrá-los com os equipamentos do entorno. “Acreditamos no potencial do nosso povo e por isso fazemos questão de presentear a cidade com as gentilezas urbanas. Com essas duas intervenções visamos oferecer aos moradores e turistas um espaço voltado para lazer, cultura e diversão”, explica Walter Silva Koerich, diretor da WOA. Durante o evento, o empresário fui mais além do protocolo da assinatura. Segundo ele, "a WOA no dia de hoje ampliou a contratação do escritório de Jordi Castan, para elaborar o projeto paisagistico para toda a área da Beiramar de São José. Assim, já haverá uma linha de projeto para execução futura". 

 

Foto atual do parque público 


 

Foto de como ficará o novo local

 

 

Foto atual da  Servidão Filomena Maria Fernandes

 

Foto após a execução da obra, que agora passando se chamar Boulevard Filomena Maria Fernandes

O Parque Beira-Mar São José será arborizado, criando espaços que favoreçam a convivência no espaço, bem como receberá intervenções criando áreas temáticas como o playground, pista de skate(revitalização), escolinha de trânsito, espaço pet, cancha de bocha e passeio. O mobiliário urbano foi pensado para criar unidade arquitetônica e visual, compondo com a paisagem natural e gerando uma linha de integração junto ao mar. O projeto de iluminação também trará destaque para o espaço, contribuindo para a conservação da identidade e a memória do patrimônio público.

De servidão sem calçadas e de tráfego complicado a um boulevard arborizado, com pista ampla, ciclovia e espaço adequado para pedestres, o novo Boulevard criará um eixo de circulação no entorno, contribuindo, juntamente com o novo parque, para criação de uma nova centralidade dos bairros Campinas e Kobrasol. “Com isso, teremos o fomento de novos destinos de lazer, impulsionando o comércio e todos os produtos do entorno. São investimentos para as pessoas, mas que também trarão impactos positivos para toda economia local”, destaca o empresário Waltinho Koerich. “A região vem registrando um forte crescimento, com uma nova densidade de moradias, serviços e produtos que contribuem para transformar a ambiência do local”, completa.

A ação marca o retorno da empresa à cidade de São José. A família Koerich tem uma forte relação histórica com a localidade e agora reforça no município sua política de parcerias público-privadas. Em São José, a WOA já revitalizou e mantém a Praça Eugênio Raulino Koerich no Kobrasol. Na vizinha Florianópolis a WOA já possui diversas ações de adoção e revitalização de áreas públicas (exemplos: Praças Governador Celso Ramos, Getúlio Vargas, carinhosamente chamada de Praça dos Bombeiros, Monte Serrat entre outras).

“Em breve a comunidade terá mais um belo espaço de lazer e integração com a natureza, que poderá ser desfrutado com muito mais conforto e segurança”, destaca Walter Silva Koerich. E mais, “assim como fizemos em outros espaços públicos, com a revitalização destas áreas, São José ganhará um novo espaço para um melhor viver. Estamos nos dedicando com muito carinho e tendo a certeza de que todos ganharão com o boulevard e, também, com o parque revitalizado”, completa o empresário.

A beira-mar de São José foi inaugurada em 2012 e a ação de adoção compreende um projeto maior de revitalização de toda a área. O projeto desenvolvido pela WOA também atenderá uma demanda dos moradores e frequentadores do entorno: a segurança. “Espaços ocupados geram uma nova percepção de segurança, possibilitando que a população passe a ocupar de forma saudável as áreas, resgatando o convívio ao ar livre e em espaços públicos”, finaliza o diretor da WOA Empreendimentos Imobiliários, Waltinho Koerich.

A previsão de entrega do espaço para a comunidade é setembro de 2022. Após a conclusão das obras, a WOA também ficará responsável pela manutenção das áreas.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!