00:00
21° | Nublado

'Viver é bom demais': manezinho nômade digital acumula mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais

Em Agosto, ele chegou a 1 milhão de seguidores no Tik Tok. Em Dezembro, esse número dobrou. Na foto, celebrando com a namorada, a psicóloga Céres Albé (Fotos: Acervo pessoal) **Clique para ampliar

Publicado em 01/12/2021

Após algumas tentativas como empreendedor em Florianópolis, sua cidade-natal, Bernardo Soares resolveu alçar novos voos no exterior, mais especificamente em Nova York, nos Estados Unidos. A partir de 2015, “foram dois anos vivendo experiências incríveis e muito felizes nos Estados Unidos”, como ele mesmo define. Desde então, ele, que resolveu morar no exterior porque já não via perspectivas de crescimento por aqui, viu-se diante de um mundo de possibilidades até se tornar um dos maiores fenômenos do Tik Tok com o seu Reviews do Mustache. Ok. Vamos por partes.

A incursão de Bernardo Soares no mundo digital foi em 2014, quando ele criou, junto com o irmão Leonardo, o canal “Empreendendo com sucesso”, no Youtube. Na época, gravava vídeos e vendia produtos digitais, mas acabou deixando a atividade de lado para tentar um novo projeto com outros sócios: a venda de camisetas para empreendedores. A ideia era abrir um e-commerce. Mas o projeto não avançou. 


Há 7 anos, Bernardo Soares gravava vídeos sobre Empreendedorismo para o seu canal no Youtube

 

“Na época, estava desanimado com a vida em Floripa, não tinha me encontrado, e quis mudar de ares”, lembra. Foi aí que decidiu se mudar para Nova York, nos Estados Unidos. Como tinha alguma experiência com os vídeos, pegou o seu celular e um tripé e foi “de porta em porta” nas empresas oferecendo seu trabalho como videomaker (profissional responsável pela criação e produção de vídeos). “Eu oferecia um vídeo de graça para depois vender outros. Fiz alguns vídeos, gravei aulas de professor de basquete, gravei formatura de ensino fundamental. Foi bem bacana”, conta.

Os contatos na cidade foram aumentando, até que um dia, um amigo que trabalhava como garçom pediu que ele o substituísse em uma festa. “Como eu já tinha experiência no passado (Bernardo trabalhou como atendente na cafeteria de sua mãe, há alguns anos, e em alguns eventos), aceitei”, disse.


Em Nova York, ele descobriu a habilidade com os drinks, atividade que lhe rendeu visibilidade nas redes sociais

 

“Comecei a conhecer muitas pessoas. Trabalhei em casamentos, fiz muito networking e trabalhei em empresas que ofereciam serviços, até ser contratado por uma empresa especializada em bares”, relembra.

Com todo o conhecimento adquirido, Bernardo Soares virou especialista na elaboração de drinks. Ele conta que 90% dos seus trabalhos em Nova York foram como bartender, onde era responsável por preparar e servir bebidas aos clientes. Então, surgiu a ideia de começar a monetizar essa experiência, mesmo na reta final de sua estadia nos Estados Unidos. “Foi uma época de muito trabalho, mas de muitas alegrias na minha vida”, conta.

Ao voltar para o Brasil, ele vislumbrou novamente o mundo digital, mas, desta vez, para alavancar o conhecimento adquirido com os drinks. Começou a produzir conteúdo como bartender, gravando vídeos de receitas de drinks para o seu perfil no Instagram. “O objetivo era vender um curso para os interessados em trabalhar como bartenders em qualquer lugar do mundo”, lembra. Nesse universo, descobriu as ferramentas de vídeo do aplicativo Tik Tok e notou que era uma estratégia efetiva para aumentar a sua visibilidade nas redes sociais.

De bartender a mentor

A partir de seus resultados concretos no Tik Tok, Bernardo Soares decidiu ensinar o que aprendeu sobre o aplicativo para outros profissionais alavancarem os seus negócios, através de mentorias e cursos. “Profissionais reconhecidos em suas especialidades, mas que não tinham autoridade na internet, começaram a obter resultados com as vendas de seus produtos e serviços através do Tik Tok. Isso me deixa muito feliz”, conta. Até hoje, quase mil profissionais participaram de seus treinamentos.

Os Reviews do Mustache

Durante a pandemia, surgiu a ideia de um novo projeto, que começou como um passatempo: os Reviews do Mustache, vídeos curtos – de até 1 minuto – relatando de forma irreverente suas experiências de gastronomia e viagens. “Tudo começou como uma brincadeira, porque sempre gostei de comer bem em casa, em restaurantes, e resolvi unir isso aos vídeos”, conta. “Mustache” é como Bernardo ficou conhecido lá nos Estados Unidos, quando assumiu o seu famoso bigode.

 


Porém, foi com os Reviews do Mustache, que Bernardo Soares encontrou uma forma de unir trabalho e diversão. Nas fotos, experiências gastronômica em Montenegro ...

 


... E na Croácia


Com 1,7 mihões de seguidores no perfil Reviews do Mustache no Tik Tok, Bernardo Soares soma hoje quase 3 milhões de seguidores em todas os seus perfis nas redes sociais Instagram, Tik Tok, Youtube e Kwai. Atualmente, ele dedica a maior parte de seu tempo para produzir vídeos exclusivos para os reviews. Pra isso, é convidado para visitar bares, restaurantes e hotéis no Brasil e no exterior, em países como Croácia, Montenegro e Uruguai. São 102 reviews postados até agora. Em todos os vídeos ele reforça a expressão: "Viver é bom demais!".

Em paralelo, ele se dedica à sua empresa de Marketing voltada para o lançamento de produtos digitais e consultorias para vídeos curtos. “Foco sempre em evoluir. E esse é só o começo. 2022 promete muitas novidades”, antecipa o “Mustache” Bernardo Soares. Só pra constar: durante a entrevista para esta matéria, o Mustache estava passando alguns dias em Gramado, na Serra Gaúcha. Nada mal, não é mesmo?

Para conferir os Reviews do Mustache, clique AQUI.


Texto escrito por Gabriela Morateli

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!