Vanessa Serafim Laffin representa Florianópolis nos JASC
Atleta de 32 anos estará na modalidade de Jiu-jitsu na competição estadual
A atleta Vanessa Serafim Laffin está pronta para representar Florianópolis na edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), na modalidade Jiu-jitsu. Competindo na faixa roxa, na categoria até 79,3kg, Vanessa traz na bagagem uma preparação intensa e focada, que envolveu uma média de 20 treinos semanais, além de um rigoroso processo de perda de peso, para adequação na categoria. Nos últimos meses a atleta eliminou 15 quilos. O objetivo foi garantir que ela estivesse no melhor de sua forma física e técnica para o torneio.
Vanessa dedicou os últimos meses a um cronograma de treinos exigente, que combinou técnicas de Jiu-jitsu, preparação física e ajustes alimentares. O foco na excelência foi a prioridade desde o início, com a atleta ajustando seu planejamento para enfrentar adversárias de diferentes faixas, desde a azul até a preta, conforme as regras de faixa preta que serão aplicadas na competição.
"A expectativa é dar o meu melhor. Sei que terei que enfrentar oponentes duríssimas, mas estou indo com muita tranquilidade e ciente de que fiz o meu melhor para estar aqui. Enfrentarei não só adversárias da mesma faixa, mas também desde a faixa azul até a faixa preta, sendo aplicadas as regras de faixa preta. Sei que, se eu der o meu melhor, já estarei orgulhosa do meu desempenho”, comenta a atleta.
Os JASC são uma das competições esportivas mais importantes de Santa Catarina, reunindo atletas de todo o estado em diversas modalidades. A presença de Vanessa Serafim Laffin na competição reforça o crescimento do Jiu-jitsu feminino e o compromisso dos atletas de Florianópolis em representar a cidade com garra e determinação.
Aos 32 anos, a atleta traz na bagagem uma série de títulos importantes, mas seu objetivo é, de buscar a popularização da modalidade entre as mulheres, Vanessa sonha com a graduação para poder atuar com crianças e jovens, principalmente em regiões de periferia. “Espero futuramente chegar ao maior nível de graduação da luta para assim levar os ensinamentos aprendidos adiante, me espelhando nos meus mestres para ser também uma grande mestre do jiu-jítsu. O jiu-jitsu é uma filosofia de vida. Para as crianças, especialmente, é uma maneira incrível de construir confiança e autoestima, ensina valores fundamentais como disciplina, respeito e humildade. Minha vontade é poder contribuir com a formação social de crianças e jovens que muitas vezes não encontram oportunidades”, destaca Vanessa Serafim Laffin
Em novembro de 2023, Vanessa conquistou duas medalhas de ouro no Camboriú Internacional Open 2023 – IBJJF Jiu-Jitsu Championship, em Camboriú, sagrando-se campeã na categoria Master 1 Pesado até 79 kg e no peso absoluto Master 1, ambos na faixa azul. Já este ano, a atleta garantiu dois ouros no Campeonato Sul Brasileiro de Jiu-Jitsu, triunfando nas quatro batalhas que disputou, mantendo sua invencibilidade nos últimos torneios em que participou. Vanessa está se preparando para alcançar classificações e patrocínios, visando participar do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu em 2025.
“Minha maior adversidade está em enfrentar a mim mesma, onde preciso lidar com o nervosismo. Meu objetivo é manter a consistência em busca dos objetivos. Representar as mulheres neste esporte, nessa competição tão importante, é um orgulho”, finaliza Vanessa Serafim Laffin.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI