Vacinação contra gripe é antecipada em Floripa
A decisão de antecipar a campanha visa proteger a população antes do inverno e evitar casos graves e internações

A vacinação contra a gripe está oficialmente liberada para todas as faixas etárias a partir desta quarta-feira (7) em Florianópolis. A decisão, tomada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Epidemiológica, antecipa o calendário inicial, que previa o início da imunização para o público em geral apenas no próximo sábado, durante o Dia D de mobilização. A medida visa proteger a população antes da chegada do inverno, reduzindo riscos de agravamento, hospitalizações e mortes relacionadas à Influenza — especialmente entre os mais suscetíveis.
As doses estão disponíveis até sexta-feira (9) nas 48 salas de vacinação dos centros de saúde do município, das 7h às 17h. As unidades da Costa da Lagoa e da Armação, no entanto, não participam dessa etapa. No sábado (10), a campanha ganha reforço com aproximadamente 30 locais distribuídos por todas as regiões da cidade, além de três pontos extras: a van da Vacinação (no TICEN), o Espaço Imuniza Floripa (na Policlínica da Mulher e da Criança, na rua Esteves Júnior, 89) e a sala de vacinas do Sesc Prainha (Tv. Siriaco Atherino, 100). Todos funcionarão das 8h às 17h.
Durante a campanha, não será aplicada apenas a vacina contra a Influenza. Estarão disponíveis também imunizantes do calendário regular, como Pneumo 10, DTPA (tríplice bacteriana), Pentavalente, Meningo ACWY, Rotavírus, BCG, HPV, Hepatite A e B, Febre amarela, VIP/VOP (pólio) e a Tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola). A vacinação pode ser feita em qualquer um dos pontos, independentemente do bairro onde a pessoa é cadastrada. É necessário levar documento oficial com foto.
A vacina utilizada na rede pública é a trivalente, eficaz contra três variantes do vírus influenza: os subtipos A (H1N1 e H3N2) e B. Sua eficácia é significativa, prevenindo até 70% dos casos graves e óbitos, desde que o organismo tenha cerca de 15 dias para desenvolver a resposta imunológica completa.
Em caso de sintomas gripais ou dúvidas, a recomendação é procurar o serviço Alô Saúde pelo número 0800 333 3233 antes de se dirigir a um centro de saúde. O uso de máscara segue indicado nesses casos, a fim de evitar a disseminação do vírus.
Durante o Dia D, a imunização estará disponível nos seguintes centros:
Região Continental: Abraão, Balneário, Capoeiras, Estreito, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Novo Continente e Vila Aparecida
Região Norte: Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Ingleses, Rio Vermelho e Santo Antônio de Lisboa
Região Central: Agronômica, Itacorubi, Monte Serrat, Pantanal, Prainha, Saco Grande, Saco dos Limões e Trindade
Região Sul: Campeche, Costa da Lagoa, Costeira, Fazenda do Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Rio Tavares e Tapera
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
