Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 31/01
Quarta cheia
A quarta-feira será movimentada na Praça Tancredo Neves, também conhecida como “Praça dos Três Poderes”. Na Alesc, o agropecuarista Moacir Sopelsa (MDB), de 75 anos, assumirá a presidência. Será o deputado mais velho eleito para o cargo nos últimos tempos. Ao lado, o ex-deputado estadual João Henrique Blasi, também com trajetória política pelo MDB, será empossado como presidente do TJ-SC. Quem quiser, terá tempo para ir às duas cerimônias caminhando poucos metros: na Assembleia, a sessão começa às 14h, e no TJ a posse será no final da tarde, a partir das 17h.
Ele voltou
Saindo de um período sabático que começou em 2018 com o fechamento do restaurante Fratellanza Italiana após 27 anos em funcionamento, Sylvinho D’Alascio está de volta com a “Marítimo”, um linha de aperitivos de frutos do mar preparada artesanalmente na sua casa em Coqueiros e oferecida pelo Instagram no perfil @sylvinhodalascio. O cardápio ainda está em formatação e o objetivo é chegar a um total de 20 opções de congelados. Por enquanto, ele já vai fazendo sucesso com os coquilles, ostras gratinadas, coxinhas de camarão e outras iguarias diferenciadas. Em breve, Sylvinho vai lançar uma “empadinha do Chiquinho” inspirada na receita original. E a lista de clientes cresce sem parar. Recentemente, o “rei do quibe” em Florianópolis, Tuca Jorge, recheou sua festa de aniversário com pratos da Marítimo.
Bruna Füchter, Patrícia Grillo e Mariana Paladini na abertura do novo empreendimento do Hoepcke em Florianópolis. Foto: Juliano Pfutzenreuter Nunes
Abuso na areia
A produtora de festas e eventos Magali Schneider denuncia a ocupação abusiva da Praia Mole por ambulantes que alugam cadeiras e guarda-sóis. Segundo ela, desde o início do dia boa parte da faixa de areia, até o Barraco da Mole, já amanhece “reservada” pelos ambulantes, obrigando o frequentador que não quer alugar coisa alguma a caminhar longe para encontrar um lugar junto ao mar. Um detalhe que incomoda é que, conforme calcula Magali, a maioria das cadeiras e guarda-sóis passa o dia vazia, provavelmente pelo alto preço do aluguel do combo (R$ 50,00), ocupando um espaço que é público. “Ok, eles precisam trabalhar, mas precisa ser às custas da ocupação da areia que é de todos?”, questiona Magali. Turistas e nativos, aliás, vem pagando caro para curtir a Mole neste verão. Só para estacionar, o frequentador já precisa desembolsar R$ 30,00. Assunto para uma reflexão das autoridades para a próxima temporada.
A Galeria Mamute, uma das atrações do Armazém Rita Maria, estreou sexta-feira com uma exposição especial de inauguração, sob curadoria de Henrique Menezes. Um dos convidados é o fotógrafo de aves Rafael Bornhausen. Na imagem, você confere um dos seus quatro trabalhos expostos mostrando um Pavãozinho-do-Pará fotografado no Pantanal
Letra e música
Dez artistas estarão domingo que vem na Caverna do Bugio, na Trindade, para mais um sarau de música autoral promovido pelo Clube de Compositores de SC - Floripa. Entre outros, participarão Alegre Corrêa, Marcoliva, Iara e Pedro Germer, e Alexandre Da Maria. A primeira edição do evento aconteceu em outubro, e ao que parece, a ideia terá vida longa.
Mural completo
Idésio Leal e mais dois azulejistas planejam começar agora em fevereiro a trabalhar na conclusão do mural em cerâmica de Rodrigo de Haro na Reitoria da UFSC. Falta fazer um módulo de 28 metros quadrados intitulado “O Folclore Popular”. Paralelamente, o discípulo, amigo e parceiro de vida e obra de Haro durante 40 anos está iniciando o projeto da “Casa da Memória” do artista, falecido em julho de 2021. Já está à procura de um endereço.
Guilherme Grillo, um dos anfitriões do evento, e o vice-prefeito Topázio Neto na inauguração do Armazém Rita Maria, sexta. Foto: Juliano Pfutzenreuter Nunes
Apoio garantido
Figura das mais conhecidas – e controvertidas - de Florianópolis, o advogado Milton Cunha Jr., o “Miltinho”, está anunciando em alto e bom som sua preferência nas eleições para o governo, em outubro. Vai trabalhar, segundo ele, como “cabo eleitoral” do provável candidato do PSDB, Vinicius Lummertz Silva.
Luto oficial
Morreu ontem em Florianópolis aos 89 anos o médico, ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Joaquim Egidio Martorano Neto. As despedidas ocorreram durante a tarde e parte da noite no Itacorubi. O corpo foi cremado hoje. Segundo o portal São Joaquim Online, ele estava internado há cinco dias com complicações da Covid-19. Martorano Neto deixa viúva, dona Leda, e quatro filhos, um deles o cirurgião plástico Egidio Martorano Filho. O prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, decretou luto oficial de três dias no município.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?