Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 29/08
Deixou o hospital
O médico e segundo suplente de vereador Ricardo Baratieri (PT) teve alta do SOS Cárdio quinta-feira e desde então vem se recuperando em casa com exercícios e dietas. Ele sofreu um infarto, com parada cardíaca e reanimação, no último dia 14, ao lado da mulher, Lucia Magri de Oliveira. “Ela me salvou junto com todos os profissionais que me atenderam desde o primeiro momento. Foi uma conspiração a favor da vida. Muita loucura eu ter sobrevivido!”, declarou Baratieri ao Imagem da Ilha. “Estou de licença por 60 dias e com minha atividade médica cancelada”, acrescentou.
Terceiro suplente
Quando infartou, o médico Ricardo Baratieri estava há apenas seis dias como vereador beneficiado pelo rodízio do “mandato coletivo” do PT, ocupando a cadeira da titular, Carla Ayres. Após tratativas com a direção do Legislativo diante do fato inusitado, foi chamado para tomar posse o professor de História Carlos Eduardo de Souza, o “Cadu”, terceiro suplente da legenda. A primeira suplente, Joana Célia dos Passos, não entrou na “ordem sucessória” porque assumiu em julho como vice-reitora da UFSC.
Da Ilha para o Rio
Bernardo Soares, o “Mustache”, foi convidado para o camarote do TikTok no Rock In Rio 2022. Dos sete dias de realização do festival, ele escolheu que irá no próximo sábado conferir o rapper Post Malone. O convite é um reconhecimento pelo sucesso do criador dos “Reviews do Mustache”. Até embarcar para o festival, ele continuará na Ilha com a família, aproveitando para gravar novos reviews, como já fez no Eai Burguer, recém-aberto no Santa Mônica, em Florianópolis, e no restaurante Rosa Mexicana, em Brusque. Consagrado por seu estilo peculiar de contar suas experiências gastronômicas e de viagens mundo afora, Bernardo soma hoje 3,3 milhões de seguidores só no TikTok, sem falar em outras redes sociais.
A arquiteta Rosane Girardi (à esq.) armou um festão em Florianópolis para celebrar o aniversário do marido Flávio Hörmann. O casal e suas filhas Rafaela Girardi Hörmann e Carolina Girardi Hörmann receberam a família e amigos no Casarão (Foto: Divulgação)
Beto, sempre lembrado
“Um retrato da saudosa Florianópolis da década de 1970 e suas profundas transformações sob o olhar de um personagem muito especial: o jornalista Beto Stodieck”. Assim está sendo anunciado o projeto de lançamento do livro "Flops, nas crônicas ligeiras de Beto Stodieck", recheado pelas narrativas publicadas pelo colunista em O Estado e no Santa. O autor, o historiador Jefferson Fonseca, explica que a obra já está escrita, tendo servido originalmente como dissertação para o seu mestrado, sob orientação da historiadora Sandra Pesavento. Faltam, porém, recursos para a publicação. Para tornar viável o projeto, foi criado um financiamento coletivo na plataforma benfeitoria.com. Por meio de doações on-line, a expectativa é atingir os R$ 13 mil necessários para cobrir os custos. O conceito do novo livro lembra o de “É Tudo Mentira – A História segundo Beto Stodieck”, uma compilação de textos publicados pelo colunista lançada nos anos 1990 por Beatriz Porto e Fernanda Lago. “Bea”, aliás, assina no YouTube a série “No Baú do Beto”, um conjunto de entrevistas de personalidades da cidade conduzidas por Witti Wittinrich. Também no YouTube, dividido em três partes, é possível ver outro trabalho sobre a obra do colunista, “Nas Páginas de Beto Stodieck”, um documentário assinado por Camila Stuart e Fernando Guedert. Fica faltando alguém para escrever a biografia do Beto, aguardada há mais de 30 anos.
Gentilezas urbanas
A WOA Empreendimentos Imobiliários vai presentear a Grande Florianópolis no próximo domingo com a inauguração da revitalização do Parque Beira Mar São José, ao lado da Arena Multiuso, e a transformação da servidão Filomena Maria Fernandes num boulevard. Na programação festiva, destaque para o show da Camerata Florianópolis, no final da tarde. Assinado pelo consagrado paisagista Jordi Castan, o parque foi arborizado e ganhou áreas temáticas, entre elas uma pista de skate com grafites do artista Thiago Tiphan. Já o boulevard chega com pista ampla, ciclovia e espaço adequado para pedestres. Segundo o diretor da WOA, Waltinho Koerich, “com essas duas intervenções, visamos oferecer aos moradores e turistas um espaço voltado para lazer, cultura e diversão. São investimentos para as pessoas, mas que também trarão impactos positivos para toda a economia local”.
Foto: D.A Models / Divulgação
Patricia Mpmbele é uma das apostas da D.A Models, de Florianópolis, selecionada para embelezar a coluna pela booker Andreia Torquato. “Meu sonho é ser uma modelo de sucesso!”, anuncia. Ela admite ser difícil encontrar representatividade preta nas mídias, “porque ainda existe bastante desigualdade racial e ela se apresenta em diferentes esferas”. Entre os planos de Patricia, estão terminar os estudos e dar uma vida melhor para a família.
Setembro solidário
Sediado na Rua José Boiteux, o Instituto Hope House completa uma década de existência em setembro e, para comemorar a data, está anunciando duas ações sociais para o mês. Uma delas é a arrecadação de roupas para serem vendidas no Mix Bazar – Especial de Aniversário. As doações poderão ser feitas até a próxima quarta. O evento acontece dias 5 e 6 de setembro no Garden Family and Friends, que fica no Campeche. A outra ação será o 1º Torneio de Beach Tennis, no próximo sábado. O valor da inscrição será revertido para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade atendidos pela ONG.
Sabores do milho
O casal Andréa Gallina Menta e João Delavequia está à frente da primeira franquia da “Amore Milho” no Centro de Florianópolis, com abertura marcada para esta quinta-feira, na Rua Padre Roma. A rede, um fenômeno de expansão num curto espaço de tempo, nasceu em 2020 em Joinville e hoje já conta com mais de 110 unidades em todo o país. No cardápio, o milho á estrela de pratos tradicionais como a pamonha e está também em opções para beber, como o suco de milho e o milk-shake.
Os arquitetos Ronan Prazeres e Fábio Silva no comando do escritório DHouse, hoje com 40 projetos em fase de construção (Foto: Lio Simas)
Arco-íris
A Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis está de volta. Será no segundo domingo de setembro, dia 11, na Avenida Beira-Mar Continental. A mulher trans e artista drag Selma Light será mais uma vez a apresentadora oficial do evento. “Vamos fazer festa, mas vamos fazer valer nossos direitos. Sim, nós existimos e resistimos, e é hora de a gente mostrar a nossa voz!”, conclama.
Luciano, um vencedor
Nascido na Carmela Dutra há 56 anos, Luciano Rodrigues trocou a Ilha por Brasília há 12 anos, e há uma década tem se destacado liderando uma empresa de RH para eventos, muitos deles de porte internacional. A lista de serviços oferecidos é longa e inclui desde a contratação de recepcionistas bilingues, garçons e “zeladores de banheiros”, entre outras funções, até a montagem e desmontagem de estruturas. Nesses anos todos, Rodrigues e equipe já trabalharam em shows de artistas como Paul McCartney, Roger Waters, Beyoncé e Maroon 5. Um exemplo de manezinho que deu certo na capital do país!
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?