00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 27/02

Bernardo Soares, o 'Mustache', e o influencer carioca Gustavo Pozzato, convidados do Camarote Allegria na Marquês de Sapucaí, no Rio (Foto: arquivo pessoal) **Clique para ampliar

Publicado em 27/02/2023

Mudanças no IGK

  O Instituto Guga Kuerten está com nova diretoria executiva. O administrador, consultor empresarial e voluntário Antonio Hammes assume a presidência no lugar da fundadora Alice Kuerten, que agora se dedica à missão de comandar a Secretaria de Ação Social, Mulher e da Família do governo de Jorginho Mello. Bruno Raupp Vieira, educador e diretor do Grupo Guga Kuerten, é o novo vice-presidente. Em 2022, o IGK atingiu a impressionante marca de 108 mil pessoas atendidas durante seus 22 anos de funcionamento.     

 

Aconteceu no Oeste

   O promotor e escritor Eduardo Sens do Santos é o organizador do livro “Linchamento de Chapecó 1950 – Transcrição do processo-crime 183/1950”, lançado sábado, 25, em Chapecó. A obra reconstrói o episódio ocorrido em 18 de outubro de 1950, quando moradores lincharam quatro presos acusados de incendiarem a igreja local. No campo ficcional, Sens dos Santos é autor de “Quando Éramos Iguais”, romance que o renomado advogado e professor Fábio Ulhoa Coelho, de São Paulo, considerou “arrebatador”.   
 


Maria Julia (à esq.), a "Juju", comemorou seus 13 anos com uma linda festa sábado, no La Perle. Na foto, a aniversariante com os pais, Cristiane e o advogado Claudio Gastão da Rosa Filho, e os irmãos Claudinho Neto e Maria Vitória (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos
)

 

Memórias do mar

    O arquiteto e artista plástico Rico Mendonça abre uma exposição pra lá de original no próximo dia 7 no Café del Mar, na Rua Maestro Tullo Cavallazzi, a poucos metros do Beiramar Shopping. O artista criou delicadas pinturas e esculturas a partir de pedaços de madeira residuais de embarcações de pesca que ele recolheu ao longo da costa catarinense. Em todas, aparecem sereias, remetendo às tatuagens dos marinheiros. A curadoria é de Eula Regina Maciel.
 


Rico Mendonça pintando uma das sereias da exposição no Café del Mar (Foto: arquivo pessoal)

 

Livros volumosos

    O procurador federal Georgino Melo e Silva retorna a Florianópolis semana que vem depois de um período de férias em sua terra natal, o Maranhão. Durante o tempo livre, aproveitou para ler “A Alma do Tempo”, livro de memórias do jurista Afonso Arinos de Melo Franco (1905-1990) com 1789 páginas, a trilogia de Laurentino Gomes sobre a escravidão (1108 páginas no total) e “Pessoa: uma biografia”, de Richard Zenith, com 1160 páginas, obra que ele classifica como “estupenda”.  

   

UFSC prestigiada

  O governo Lula já chamou oito egressos da UFSC para ocupar cargos na administração federal. Sete são mulheres. Além de representantes no recém-criado Ministério dos Povos Indígenas, ex-alunos da instituição foram convidados para exercer funções nas pastas da Saúde, Desenvolvimento, Planejamento, Direitos Humanos e Pesca e Aquicultura. Uma professora, Letícia Cesarino, foi nomeada para o grupo de trabalho de Defesa da Democracia criado pela Advocacia-Geral da União.
 


Attilio Colitti, cônsul honorário da Itália em Florianópolis, e o megaempresário Italiano Fausto Vaccari em noite de festa no The Roof, sexta (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos
)
 

 

Sem data

  A semana começa na expectativa sobre a retomada do concurso na Assembleia Legislativa. O certame, o mais esperado dos últimos anos no setor público por causa dos atraentes salários, foi suspenso temporariamente no último dia 17 com a justificativa da necessidade de adequação dos procedimentos de cobrança da taxa de inscrição e dos requisitos do ingresso e especificações dos cargos. Antes da suspensão, as provas aconteceriam dia 31 de maio. Um novo cronograma será divulgado, mas não há previsão de quando. Estarão em disputa 29 cargos de nível superior com salários a partir de cerca de R$ 12 mil.

 

Chaves na mão

    Rodrigo Werneck, um dos nomes mais influentes do mercado imobiliário brasileiro, começa a semana em Florianópolis. Nesta segunda, 27, às 19h, ele dá uma palestra no hotel Faial Prime Suites a convite do Conselho Regional de Corretores de Imóveis/SC, dentro da extensa programação comemorativa do cinquentenário de criação da entidade. A noite marca o lançamento da campanha de valorização da categoria intitulada “CRECI/SC 50 anos: uma conquista de todos nós, corretores de imóveis”. Até o final de 2022, os quadros da entidade somaram 38,8 mil registros ativos de pessoas físicas e 5,7 mil ativos de pessoas jurídicas, com um total de 44,6 mil credenciados.

 

Influência negra

   Aos 70 anos, a aclamada artista naif Tercília dos Santos, que nasceu em Piratuba e hoje vive em São José, prepara uma individual inédita composta por 30 obras que dialogam com a influência negra nos diversos aspectos da sociedade brasileira. Quatro opções de cotas, com diferentes valores e recompensas, estarão à venda para viabilizar a exposição, planejada para acontecer na Sala Lindolf Bell, no CIC. A equipe técnica do projeto tem 11 integrantes. A curadoria é assinada por Odécio Rossafa Garcia.

 

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?