Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 20/12
Arte de Tirelli (Foto: Divulgação / FCC)
Final feliz para a novela das tapeçarias do maranhense Almir Tirelli (1926-2012) que decoravam o antigo saguão do Aeroporto Hercílio Luz e até um tempo atrás tinham destino e guarda incertos. Graças ao termo de doação assinado pela Fundação Catarinense de Cultura e a Infraero em outubro de 2020 em Curitiba, as peças voltaram para Santa Catarina, e a partir da próxima quarta-feira (22) poderão ser admiradas pelo público no Museu Histórico de SC / Palácio Cruz e Sousa. Antes de serem expostas, as tapeçarias passaram por um processo de higienização realizado pela equipe do Atecor (Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis). Na programação da abertura da exposição, marcada para as 18h, também está previsto o lançamento do livro “O ocaso e o acaso da vida e obra de Almir Tirelli em Santa Catarina”, escrito por Sandra Makowiecky, que foi recém-eleita para a presidência da Associação Brasileira de Críticos de Arte.
De mudança
A jornalista, artista plástica e poeta Juliana Wosgraus está de mudança. Após anos vivendo num condomínio no Canto da Lagoa na companhia da sua cachorra “Lua”, durante boa parte desse período sofrendo o luto pela morte da mãe, Ivone Wosgraus, ocorrida em dezembro de 2014, ela está voltando para o Centro, onde morou durante décadas. Vem para novamente ficar mais perto dos amigos. O endereço escolhido foi a Avenida Trompowsky, perto do Hippo.
Chegou o dia
Gabriela Petry confessa estar “muito ansiosa” com a estreia, logo mais à noite, da minissérie “Passaporte para Liberdade”, dirigida por Jayme Monjardim. “A produção é impecável e foi um trabalho minucioso de toda a equipe”, elogia a atriz catarinense. Sua personagem se chama Taibele, mas ela usa Vivi como nome para poder seguir com sua carreira artística. É uma mulher judia, forte e decidida, mas que tem que ocultar sua essência familiar por causa da perseguição dos nazistas.
Almoço festivo
“Ativista político nas horas vagas”, como prefere se identificar, o polêmico empresário Orlando Becker recebeu ao lado da mulher, Flávia, dezenas de amigos no sábado para comemorar seus 59 anos. A produção da festa foi da dupla Lúcia Prazeres e Magali Schneider. Estiveram na “Feijoada do Orlandinho”, entre outros, Ricardo Bulcão Vianna, Cássia Silva, Roberta e Paulinho Consoni, Ney Fagundes, Adriana Piazza Elpo, Simone Leite, Luciana Bastos, Marcelo Victorino, Silvio D’Aláscio e Beto Bóris.
No Vale do Itajaí
Filha de pai poeta, o saudoso Lindolf Bell, e mãe artista, Elke Hering, Rafaela Hering Bell também é dedicada ao mundo das artes, produzindo trabalhos e atuando como galerista. Recentemente, abriu uma exposição com suas fotos no Moinho do Vale Restaurante, em Blumenau. Sua galeria online oferece quadros de pintores renomados como Meyer Filho, Vera Sabino e Juarez Machado, entre outros. Também tem colaborado com a Galeria Catarinense, recém-inaugurada na Rua 7 de Setembro por Luiz Felipe Souza, da família Dudalina.
Carmem Laitano (E), Alexandra Zunino (filha do saudoso João Nilson Zunino), Betina Zanetti Ramos e Carolina Steiner no lançamento da Lazú Pigmentos Faciais (Foto: Darline Santos)
Rumo às estantes
Depois de ver quase esgotada a primeira edição do seu livro em homenagem a Rancho Queimado, Hélio Parú já tem outras três obras no prelo para autografar em 2022. Além de “Vapt-Vupt Histórico/Literário Catarinense” e “Pelo Orbe da Urbe II”, vai lançar “Cora Coralina, uma Poeta que Fascina”, sobre Cora Coralina, goianense morta em 1985 cujos versos se tornaram muito populares nas últimas décadas.
Quase pronta
Faltando pouco para se transformar no Hard Rock Live Florianópolis, a ainda Arena Petry anunciou uma lista de atrações confirmadas para janeiro e fevereiro, do rock ao sertanejo. As apresentações deverão acontecer já com a nova marca na entrada. A reforma da casa, em fase final, incluiu até a instalação de uma escada rolante. Na agenda, entre outros, destaque para o Sepultura, dia 18 de fevereiro, dando o start na turnê mundial de divulgação do álbum “Quadra”, cujo lançamento, em fevereiro de 2020, coincidiu com o início da pandemia e a suspensão dos shows.
Terra-Média
O cantor Gustavo Steiner, que é de Florianópolis e atualmente mora na Nova Zelândia, acaba de lançar o álbum intitulado The Middle-Earth Songbook (Canções da Terra-Média). Com a participação da cantora escocesa Karliene e a celista francesa Roxane Genot, o álbum traz 14 faixas de canções cover das trilogias do Senhor dos Anéis e O Hobbit. Essas gravações reinventam as canções originais, transformando-as em duetos acompanhados apenas por violão e camadas de vocais e cello, em performances íntimas e orgânicas. The Middle-Earth Songbook marca os 20 anos da estreia da trilogia do Senhor dos Anéis nos cinemas.
França na caixa
O Natal está chegando, e decidir qual presente dar, muitas vezes, é uma decisão difícil. Uma dica: a Gourmeteria Francesa tem boxes refinados e saborosos como o “Bonnes Fêtes”, com espumante francês, queijos, pães, pesto do chef e outros itens gourmet para deleite dos presenteados.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?