Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 17/01
Reverência
Entrou em pré-venda o livro “Uda Gonzaga: a primeira-dama do Morro da Caixa”, que será lançado no final da tarde de 10 de fevereiro nos jardins do Palácio Cruz e Sousa, num evento limitado a 60 pessoas. A compra antecipada, incomum no mercado literário local, poderá ser feita até a véspera do lançamento pelo site da editora Dois Por Quatro, com desconto de 12% e frete grátis. Maria de Lourdes da Costa Gonzaga, a dona Uda, está com 83 anos de idade. Sofre de Parkinson e está com dificuldades de se locomover por problemas no quadril. "É hora de reverenciarmos a dona Uda, enquanto ela está entre nós", diz o autor, Ricardo Medeiros, que conduziu o trabalho em parceria com a estudante de Jornalismo Suyane de Lima. A capa do livro vem inspirada nas cores da bandeira da Copa Lord, escola de samba do coração da biografada.
Falta pouco
Confirmada para o dia 28, ao meio-dia, a aguardada abertura para o público do Armazém Rita Maria, com todas as 20 operações já em funcionamento. O primeiro fim de semana de portas abertas será marcado por atrações ao ar livre, entre elas shows de Luiz Meira e do Expresso Rural. “A cidade em que nascemos, nos criamos e constituímos nossa família foi a que contribuiu para o desenvolvimento do nosso trabalho. Nada mais justo que retribuir o que recebemos em confiança, lealdade e valores essenciais”, afirma Patrícia Grillo, sócia proprietária da Hoepcke Empreendimentos.
Na presidência
Começaram a circular os convites para a posse dos dirigentes do TJ-SC eleitos para o biênio 2022-2024. A solenidade será dia 2 de fevereiro, às 17h, na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, com transmissão pelo canal do Tribunal no YouTube. O futuro presidente, João Henrique Blasi, é filho do saudoso advogado Paulo Henrique Blasi. Como político, assumiu como deputado estadual em quatro legislaturas, entre 1995 e 2011. Foi também titular das secretarias estaduais da Justiça e Cidadania, e da Segurança Pública e Defesa do Cidadão nos governos Pedro Ivo e LHS.
Sem festas
Uma nova onda de cancelamentos de eventos sociais veio acompanhando a variante Ômicron. Quem, por exemplo, estava de casamento marcado para os primeiros meses de 2022 confiando num recuo definitivo da pandemia, acabou jogando a festa para frente, sem data para acontecer. Um exemplo disso vem de Tubarão, onde noivos haviam marcado seu casamento para 400 convidados para o final deste mês, mas acabaram adiando a cerimônia pela terceira vez. O momento se reflete nos ateliês. Há mais de 30 anos no mercado da alta costura em Florianópolis, Celio de Liz confirma que muitos vêm adiando o sonho do casamento desde 2020, e, segundo ele, por enquanto não há perspectiva de mudança desse cenário. Um dos seus trabalhos mais recentes foi antes do avanço da Ômicron: o vestido na cor marsala usado pela bela Sabrina Schmitt Philippi em sua festa de formatura do terceirão.
Paz e amor: a atriz Mariana Rios com o amigo Adolfo Gabin sábado no 300 Cosmo Beach Club, em Jurerê In_ (Foto: Angelo Santos)
No prelo
Já está na gráfica o livro “Conexões Entre Arte & Moda”, da escritora Flávia Tronca. A obra leva o selo da Editora Café Criativo, comandada por Mauricio Santos, com revisão de texto assinada por Lena Obst. Formada em artes plásticas, a autora tem múltiplos interesses no campo cultural. Para a apresentação do livro, Flávia convidou a professora, pesquisadora e curadora de arte Silvana Boone, da Universidade de Caxias do Sul.
Aquecimento
De acordo com a legislação eleitoral, dia 2 de abril – seis meses antes do pleito - é o prazo-limite para a renúncia de quem está hoje na posição de presidente, governador ou prefeito e pretende concorrer a cargo diferente do atual. É o caso do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, pré-candidato ao Governo do Estado. Nesse cenário, o vice-prefeito, Topázio Neto, assumirá em definitivo a Prefeitura para completar o segundo mandato conquistado por Gean em 2020. Outra data do calendário eleitoral que está mobilizando a classe política é a que fixa março como prazo final para quem desejar mudar de partido.
Lá e cá
Vinda de Portugal, onde faz residência artística desde 2019, a cantora Tatiana Cobbett está passando uma temporada em Florianópolis, cidade pela qual se apaixonou nos anos 1990, quando trocou a carreira na dança pela música. “Nasci no Rio, mas musicalmente sou uma artista catarinense”, explica. A cantora chegou à Ilha com single novo nas plataformas de streaming. “Flor Bela” traz a mistura de entre Brasil e Portugal que tem marcado os trabalhos mais recentes da cantora. É a sétima de um total de 10 canções que comporão um álbum dentro do projeto “Lá e Cá”. Tatiana planeja voltar para Portugal já em fevereiro.
Máquinas voadoras
Três “equipes aéreas” com drones têm ajudado - e muito - a Secretaria de Segurança Pública de Florianópolis no monitoramento do trânsito, identificação de acidentes, fiscalização de praias e cobertura de eventos. O secretário Araújo Gomes comenta que o uso dos equipamentos “vem consolidando novos conceitos sobre como cuidar da cidade”, numa sinergia entre as imagens captadas pelo ar e a resposta das autoridades em terra.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?