Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 15/11
Potência econômica
Dados divulgados sexta-feira pelo IBGE confirmam a força da economia catarinense no período pré-pandemia. De acordo com o Instituto, Santa Catarina alcançou um PIB de R$ 323,26 bilhões em 2019, o sexto maior valor do país. A variação em volume foi de 3,8%, representando o terceiro maior crescimento entre todos os estados. De acordo com técnicos do governo estadual, o bom desempenho do PIB se manteve mesmo no período 2020/2021, e a expectativa para 2022 é de forte retomada.
A caminho
O presidente nacional do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, visita Florianópolis nesta quarta-feira. Será recebido, entre outros, pelo superintendente estadual do Instituto, Glauco José Côrte Filho.
Novo imortal
Coube ao acadêmico Gilberto Callado de Oliveira proferir o discurso de recepção do mais novo membro da Academia Catarinense de Letras. André Ghiggi Caetano da Silva foi empossado na cadeira 12, vaga desde fevereiro com a morte de Edson Ubaldo. O escritor chega à Academia impulsionado pela repercussão nos meios literários de “O Bosque da Invernada dos Fundos”, premiado pela ACL como o melhor romance de 2020.
Ilha da beleza
A longa barba cultivada por Marcelo de Paula há mais de cinco meses está com os dias contados. Ele decidiu que em janeiro irá cortá-la para assumir, com look renovado, a direção local da Parallel 11, agência comandada por jovens americanos de Miami que escolheram Florianópolis para expandir seu negócio porque, como atesta Marcelo, “tem muita gente bonita aqui”.
O empresário Francisco de Assis Peres da Silva, dono da Cinasc, maior empresa de sinalização viária da América Latina, foi homenageado na Câmara Municipal de Palhoça com a medalha Caetano Silveira de Mattos. Na foto, “Chico”, como gosta de ser chamado, e a mulher Linda Rocha (à direita), com o casal Franciela Bruchado e o vereador Elton Esomérico de Quadros, responsável pela entrega da comenda (Foto: Angelo Santos)
Pé no acelerador
O advogado e professor Fernando Luz da Gama Lobo d´Eça foi um dos ilhéus que acompanharam em Interlagos o GP de F1. Ele herdou do pai, o engenheiro Eduardo Luz da Gama Lobo d’Eça, a paixão por corridas automobilísticas. Em março de 1991, aos 14 anos, viu Ayrton Senna conquistar em São Paulo sua primeira vitória no Brasil.
****
Quem também esteve em Interlagos domingo foi Savio Lummertz Silva, irmão de Vinicius Lummertz Silva, catarinense que integra o primeiro escalão do governo paulista.
Obra reverenciada
Maria Amélia Bulhões, presidente da Associação Brasileira de Críticos de Arte, é a curadora top de linha da mostra “Schwanke: Sonetos”, aberta quinta-feira em Joinville. Realizada com apoio do Simdec, programa municipal de financiamento da cultura, a exposição ganhará itinerância a partir de abril de 2022. Em Florianópolis, deverá acontecer no Museu da Escola Catarinense. A obra de Schwanke marcou a contemporaneidade nas artes de Santa Catarina. Ele morreu precocemente em 1992, depois da façanha de ter sido o único catarinense na Bienal de São Paulo de 1991, onde causou sensação com seu “Cubo de Luz”.
Joyce Koerich da Silveira e Amilcar Lebarbenchon da Silveira com a equipe da KDS Engenharia no movimentado evento pilotado pela empresa, sábado, em Jurerê Internacional (Foto: Darline Santos)
Vocal interino
Está confirmado o show grátis do Dazaranha hoje às 17h na primeira edição da Beer Week Floripa Airport. O vocalista Moriel Costa ainda se recupera de problemas de saúde e será substituído pelo guitarrista Chico Martins. O evento acontece no Boulevard 14/32 do aeroporto e vem atraindo o público local e turistas desde a abertura, domingo, com a apresentação de produtos de 11 cervejarias. Os organizadores avisam que é indispensável a apresentação do certificado de vacinação.
Novembro Azul
No centenário da descoberta da insulina, um marco na história da Medicina, dados recém-divulgados pela Federação Internacional do Diabetes chamam a atenção para uma situação alarmante. Segundo a médica endocrinologista e metabologista Júlia Michels Ferreira, aproximadamente 537 milhões de pessoas adultas no mundo têm diabetes (1 em cada 10 adultos, entre 20 e 79 anos). Em 2019, estes números eram de 463 milhões, ou seja, um aumento de 16% em apenas dois anos. Sem medidas suficientes para enfrentar esta pandemia, estima-se que 646 milhões de pessoas terão diabetes em 2030 e 783 milhões, em 2045.
Vestida para arrasar
É grande a curiosidade sobre qual figurino Clica Voigt usará na inauguração do Franz Cabaret, no próximo fim de semana. Sua roupa, com certeza, será um dos destaques da noite.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?