00:00
21° | Nublado

Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 14/02

Aniversariante do domingo, a futura arquiteta Cecília Boabaid está de volta a Florianópolis após uma temporada cursando design de interiores em Londres (Foto: Acervo pessoal) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 14/02/2022

Decisão acertada

   Quem vetou durante anos a implantação de um estacionamento para visitantes do Parque Jardim Botânico deve estar constrangido com a decisão que tomou. A abertura recente de uma ampla área, com vagas mais que suficientes para o público, deu vida nova ao lugar. Ontem, um domingo de sol, já pela manhã o movimento era intenso, com famílias vindo dos mais diferentes pontos da cidade – e não só vizinhos de bairro, de bike ou caminhando, como insistiam os ex-gestores, que, nesse caso, se alinharam ao ativismo que demoniza carros. Agora sim, estão todos podendo aproveitar ao máximo o potencial de um espaço público, seguro e belo, para descanso junto à natureza. A coluna comemora esse desfecho porque foi voz desde o primeiro momento a favor da abertura do estacionamento. Estavam errados! Parabéns aos atuais administradores!
 

Família enlutada

   Morreu sexta à noite, aos 61 anos, vítima de câncer, a bibliotecária Betina Callado. De família tradicional de Florianópolis, ela era víuva do ator Guilherme Karam, falecido precocemente em 2016 após um longo tempo sofrendo com uma rara doença degenerativa. Betina deixa um filho, Gustavo Callado Karam, de 25 anos. As últimas despedidas foram no Crematório Catarinense na manhã de domingo. No próximo dia 18, às 17h, será celebrada Missa de Sétimo Dia no Mosteiro Santo Ivo, na Agronômica.

 

Prata da casa

      O florianopolitano Benoni Belli, diplomata de carreira atualmente exercendo a função de cônsul-geral do Brasil em Chicago (EUA), foi indicado para concorrer ao prêmio “Notável EUA”, promovido pelo jornal Brazilian Times. Para votar no catarinense, é só clicar em http://notavelusa.com/, procurar por Illinois e achar o nome na lista. A votação vai até 30 de março. Em sua trajetória no Itamarati no exterior, Benoni já foi ministro-conselheiro na Embaixada do Brasil em Washington e serviu também nas embaixadas do Brasil em Argel e Buenos Aires, e na Missão junto à ONU em Nova York. Estudou no Colégio Catarinense, onde sua mãe, Rosa, foi orientadora educacional. Entre seus amigos de infância na Ilha, está o secretário municipal de Segurança Pública, Comandante Araújo Gomes.

 

Só vacinados

    Dois anos depois do início da pandemia, o Teatro Ademir Rosa, no CIC, volta nesta quarta-feira a receber espetáculos com capacidade total de público. Para esse recomeço, a atração será o Festival de Bandas da Camerata Florianópolis. Todas as 906 poltronas, assim, estarão disponíveis para venda neste e nos próximos eventos que ocorrerem a partir desta data. Em todos, será exigido o comprovante de vacinação.

 

Ela voltou

   Muito respeitada pelos colegas de profissão, a jornalista Lúcia Helena Vieira reassumiu a diretoria de imprensa da Assembleia Legislativa de SC, dessa vez sob o comando do novo presidente Moacir Sopelsa. Além de ter atuado em importantes veículos da mídia catarinense, traz na bagagem experiência no cargo, que já ocupou por duas vezes nos mandatos que o deputado estadual Júlio Garcia teve como presidente da Alesc.

 

Pompom

     De volta da Disney, a família de Renato e Lúcia Prazeres está comemorando a confirmação da notícia de que ganhará mais um integrante em 2022. Será o quinto neto do casal, filho do caçula Nicholas Coelho Prazeres e da mulher Isadora. O bebê é aguardado para agosto.
 


Começou por SC o Miss Universo Brasil Tour. No último sábado, as belas jantaram no 300 Cosmo Beach Club, em Jurerê In_. Além de candidatas que disputaram o título em novembro de 2021, o tour também inclui como convidadas misses eleitas em outros anos, modelos internacionais e formadores de opinião. Na foto, da esq. p/dir., Milena Vasc (Miss PE), Isadora Murt (MG), Bianca Lopes (SP), Marcella Kozinski (PR) e a modelo Camila Schimitt 
(Foto: Angelo Santos)

Primeiras-damas

   Depois do livro sobre a primeira-dama do Morro da Caixa, Uda Gonzaga, escrito por Ricardo Medeiros e Suyane de Lima, vem aí nova homenagem a outra importante liderança comunitária feminina de Florianópolis. Desde o último dia 8, a Boanova Filmes está ministrando um curso sobre execução de longas-metragens, gratuito, no Monte Serrat, através do Centro Cultural Escrava Anastácia, coordenado pelo Instituto Vilson Groh. O resultado do curso, de 45 dias de duração, será um filme sobre a biografia de Darcy Vitória de Brito, de 83 anos, líder comunitária no Maciço do Morro da Cruz. O projeto é nos mesmos moldes do filme Albertina, que ganhou prêmios e diversos festivais nacionais e internacionais.

 

Ilha de luto

    Florianópolis começa a semana ainda chorando a morte do advogado, escritor e humorista Miltinho Cunha. O Imagem da Ilha publicará uma homenagem póstuma nesta terça-feira.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?