Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre a Ilha e SC - 14/09/2020
Na disputa
Informações de bastidores dão conta de que a deputada federal Angela Amin bateu o martelo no final de semana: será mesmo candidata à Prefeitura de Florianópolis em novembro. Tudo será formalizado na convenção do Progressistas.
Cordas vocais
A Associação Coral de Florianópolis completou 60 anos no último dia 10. E se engana quem pensa que, por causa da pandemia, os cerca de 50 cantores estejam com suas atividades artísticas paradas. A entidade tem feito ensaios online com frequência e está preparando uma peça do seu repertório que será postada em breve nas redes sociais.
Vitrine online
A arquiteta Mary Yamakawa e o jornalista Fifo Lima são os organizadores da primeira edição da Terracota - Feira de Cerâmica, que vai acontecer online de 25 de novembro a 5 de dezembro. Poderão participar ceramistas dos 22 municípios da Grande Florianópolis. As inscrições terminam no próximo dia 5. O objetivo da feira é mais que bem-vindo: dar visibilidade e estimular o crescimento e a sustentabilidade econômica dos ateliês de ceramistas que funcionam na região.
Futuro incerto
Inaugurado há quase cinco anos a um custo de R$ 86 milhões, o centro de eventos de Canasvieiras já vinha sendo classificado como "elefante branco" antes da pandemia. Agora, a situação ficou ainda mais incerta. Já tem gente até defendendo a implantação no local de um hospital para atender pacientes do Norte da Ilha.
Esquerda unida
Liderando a maior frente de esquerda dos últimos 24 anos em Florianópolis, o candidato a prefeito Elson Pereira, do PSOL, começa a semana aguardando a definição do seu vice, que virá de uma das legendas da coalizão. A estratégia é unir o máximo de forças para tentar carimbar o passaporte para o segundo turno. Em 2016, Elson ficou em terceiro lugar, com 20,o6% dos votos.
Solteiros em maioria
Para muitas pessoas, não ter um par significa mais liberdade, mas, para outros, a falta de um companheiro é sinônimo de tristeza ou da resolução de dar um tempo nos relacionamentos. O valor atribuído à “solteirice” depende de cada pessoa e está relacionado à idade, contexto cultural e prioridades de vida. Segundo o Instituto Ipsos Brasil, especialista em pesquisas de mercado, 54% da população brasileira se declaram “solteiros”. Outros estudos revelam que 65% daqueles que se dizem disponíveis estão buscando um parceiro nos sites de relacionamento.
Causa nobre
Esta semana é a última oportunidade para conferir os trabalhos de Rubens Oestroem e Beta Monfroni na exposição Cromatologias, na Helena Fretta Galeria de Arte, com curadoria de Luana Wedekin, Luciana Knabben e Thays Tonin. A participação do público pode ser presencial, com agendamento, ou online pelo site da galeria. O evento tem caráter beneficente, com parte da renda revertida para o Asilo Irmão Joaquim, entidade centenária de apoio à velhice que abriga hoje 22 homens e 14 mulheres.
Abaixo de zero
A jovem empresária Rebeca Cavalcanti acaba de trazer para Florianópolis uma franquia que promete revolucionar a depilação a laser, feita de forma rápida e segura no conforto da casa dos clientes. O equipamento pode ser aplicado em homens e mulheres e as sessões são rápidas e sem dor. Isso porque a ponteira do laser é ultrarrefrigerada a -9°C, que proporciona um efeito anestésico. Tudo é feito de forma online, desde agendamentos a pagamentos.
Ativismo judicial
Obra que discute a possibilidade de aplicação do princípio da deferência à Administração Pública no Brasil como uma alternativa ao ativismo judicial - fenômeno responsável por parte da insegurança jurídica vivenciada diariamente por agentes públicos no país - está sendo lançada este mês pelo advogado Isaac Kofi Medeiros. Intitulado “Ativismo judicial e princípio da deferência à Administração Pública", o livro é uma versão da pesquisa de mestrado desenvolvida pelo autor no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSC.
Foco no voto
O empresário Hélio Bairros deixou a presidência do Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis) após 14 anos no cargo. Saiu para se dedicar 100% à campanha à Prefeitura de Florianópolis pelo Patriota.
Boa notícia
Mesmo depois daquela aglomeração toda que aconteceu no feriadão da semana passada, as internações no hospital Baía Sul por Covid-19 estão diminuindo. Um bom sinal.
Adriana Digiácomo, com mais de 20 anos atuando com gestão escolar, está trazendo novidades para a Ilha no ramo da educação. Planeja preencher a lacuna que o mercado educacional deixou por conta da pandemia. "Precisamos voltar a acreditar na educação", conclama (Foto: Darline Santos)
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?