Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC
Chá em Jurerê
Será nesta sexta-feira, 05, o chá especial, para poucos convidados, marcando o lançamento do livro que a empresária Maria Helena Petry Makowiecky, a "Leninha", idealizou para contar a história de Jurerê. O encontro, seguindo todos os protocolos sanitários, será na Pousada dos Chás Hotel Boutique, de propriedade da autora. A evolução do bairro, aliás, se entrelaça com a trajetória da família. A relação de "Leninha" com Jurerê começou em 1956. Ela é filha de Annito Petry, empreendedor que juntamente com os amigos Julio Teixeira e Aderbal Ramos da Silva, anos mais tarde eleito governador do Estado, compraram mais de 6 milhões de metros quadrados de terra por 150 mil cruzeiros - o recibo original ainda está guardado. Em 1957, quando ela tinha apenas seis meses, o empresário e a mulher, Zulmira Carmelina Salvi, saíram do Rio Grande de Sul com a família rumo a uma vida nova em Florianópolis. A data escolhida para o lançamento tem valor simbólico: 5 de fevereiro é o dia em que Annito completaria 109 anos.
Vampiro na Educação
Agora só falta divulgar a data da posse. Aos 47 anos, o deputado estadual criciumense Luiz Fernando Vampiro (MDB) foi convidado pelo governador Carlos Moisés para assumir a Secretaria da Educação no lugar de Natalino Uggioni, titular da pasta desde o início da atual gestão estadual. Vampiro já tem experiência no Executivo. Foi secretário de Infraestrutura nos governos de Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira. A posse do deputado está inserido na reforma política costurada para manter Moisés no cargo.
No comando até 2023
O MDB vai comandar a Assembleia Legislativa pelos próximos dois anos. Mauro de Nadal será presidente até 1º de fevereiro de 2022, quando cederá lugar para outro emedebista, Moacir Sopelsa. O novo presidente é parente do ex-deputado e atual vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Herneus de Nadal.
Saúde em dia
Nesta segunda-feira, 01, faz 14 anos da morte do ex-prefeito Antônio Henrique Bulcão Vianna. Além das saudades, a hora é também de celebrar a vida. No ano passado, a família do político viveu o drama de ter vários casos simultâneos de contaminação pelo coronavírus. Todos se recuperaram. A viúva, dona Jane, confirma: "Graças a Deus estamos bem. Eu vou levando, cuidando da minha saúde".
Estranho à realeza
A tecnologia embutida nos serviços de streaming de música, como o Spotify, Deezer e Tidal, não tem servido para diferenciar artistas homônimos. Roberto Carlos é a nova vítima dessa confusão. No último dia 23 entrou na sua lista de singles a canção "Amar a Qualquer Momento". O "Rei", entretanto, nada tem a ver com a música, que, aliás, é um show de desafinação e mau gosto, gravada por um português de Funchal, desconhecido pelo grande público, que usa o nome artístico... "Roberto Carlos"!
Mundo digital
O empreendedor digital, especialista em emagrecimento e psicologia positiva Guto Galamba lança este mês a Semana dos 4 Pilares da Autonomia, em que abordará branding, estratégia, escala e autonomia digital para profissionais autônomos que querem ampliar sua presença na internet. A Covid-19, é bom lembrar, acelerou a mudança de consumo e empreendedorismo na direção de um mundo mais digital. Pesquisas indicam que cerca de 50% dos brasileiros passaram a comprar mais online desde o início da pandemia. Guto não foi pego de surpresa. Há sete anos ele migrou seu negócio para o mundo virtual e, em 2020, viu um aumento de quase 20% no faturamento. Em 2020, Guto também lançou nove infoprodutos e serviços, 50% a mais do que em 2019.
Parece gente
O robô Temi, que acaba de ser trazido ao Brasil pela empresa catarinense Wishbox Technologies, apresenta tecnologias de inteligência artificial, ampliando ainda mais as funcionalidades e recursos a serem explorados para facilitar tarefas do dia a dia. Sucesso no exterior, o Temi é um robô que funciona como assistente pessoal. Ele é capaz de reconhecer rostos, agir de forma independente, seguir uma pessoa e executar funções apenas por comando de voz. Além disso, é o primeiro robô da categoria de telepresença que interage com humanos. “O robô teve grande aceitação no mercado internacional e já tem casos de uso em países como Estados Unidos, China e Israel", comemora Tiago Marin, diretor da Wishbox.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?