Urbano Salles apresenta mix de notícias de SC - 07/10
Repertório
37 músicas compõem o provável setlist do show de Paul McCartney em Florianópolis, dia 19. A relação é baseada nos primeiros shows da turnê sul-americana que já aconteceram em Montevidéu e Buenos Aires. Nas duas cidades, o ex-Beatle surpreendeu os fãs ao deixar de fora a clássica "Yesterday". Será que vai tocar aqui?
Anitta na Ilha
Batizada como "Ensaios de Anitta", a temporada pré-carnavalesca da cantora Anitta retornará em 2025 maior do que nunca. Um dos 12 shows programados para os dois primeiros meses do ano será em Florianópolis, no dia 16 de fevereiro.
Primeira individual
Nascido em Lauro Muller, no Sul de Santa Catarina, o artista plástico Luiz de Souza está em contagem regressiva para sua primeira exposição individual em Florianópolis. Com curadoria de Renato Andreuchetti, "A Magia de Ser Criança" ficará em cartaz no MESC entre esta quarta (9) e o dia 27. Radicado em Curitiba há 30 anos, Souza chega embalado pelo sucesso de suas obras fora do Brasil. O artista já tem quadros espalhados pelos EUA e diversos países europeus.
Larissa Bornschein Pimenta fez oito anos e ganhou dos pais, o advogado João Pimenta e a médica Tatiana Bornschein, uma superfesta tendo como tema a animação Divertida Mente. (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos)
Acertou tudo
O Instituto Mapa, fundado há mais de 33 anos pelo professor "Zeno", começa a semana comemorando sua performance nas eleições. Nas mais de 20 cidades em que promoveu pesquisas, incluindo todos os municípios de maior porte, houve 100% de acerto na indicação dos vencedores.
Misticismo no CIC
Patrícia Amante é a curadora da mostra coletiva "Benzer", que abre amanhã (8) no CIC com a participação de dois grupos, Bordando Tradições e Livro de Artista Florianópolis. A exposição integra a programação oficial do "Outubro Místico". De acordo com a tradição, as benzedeiras e os benzedores são pessoas que, fazendo uso de orações e gestos simbólicos, ajudam a afastar o mal e curar doenças.
Quase dobrou
Deu o resultado esperado a mudança de Manu Vieira do NOVO para o PL, sacramentada em março. Eleita vereadora pela primeira vez em 2020, quando conquistou 3.522 votos, ela foi reeleita ontem (6) com a segunda maior votação entre todos os candidatos. Somou 6.727 votos, atrás apenas de Gilberto Pinheiro "Gemada", também do PL, que alcançou 6.968.
Silvana Dalila Piazza viajou com um grupo de amigos durante um mês pela Alemanha. Entre os lugares visitados na capital Berlim, um dos destaques foi o beco do dr. Otto Weidt, famoso por ter salvo judeus do Holocausto. (Foto: Acervo pessoal)
Início de carreira
O presidente do TJSC, Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, está convidando para a solenidade de posse de juízes substitutos, no dia 14. Ao todo, serão empossados 34 magistrados.
Tentou voltar
Nem o apoio da família Bornhausen foi suficiente para recolocar na Câmara o polêmico ex-vereador Juarez Silveira (PSD). Fez 1.633 votos.
Derreteu
Um dos maiores derrotados nas urnas foi o jornalista Hélio Costa. Após uma passagem inexpressiva pela Câmara dos Deputados entre 2019 e 2023, para a qual foi eleito com 180 mil votos, ele decidiu dar um passo atrás e tentou ontem (6), sem sucesso, conquistar uma cadeira na Câmara dos Vereadores de Florianópolis. Conseguiu somente 177 votos.
Arte e vinho
A abertura de exposição mais aguardada da semana em Florianópolis acontece nesta quinta (10), às 19h. "G. Peixoto - um artista entre o traço e a cor" vai reunir 60 trabalhos em comemoração aos seus 60 anos de arte. Será na Galeria Berlin, em frente ao "Banco Redondo". Detalhe: foi Peixoto quem criou o rótulo do vinho que será servido no coquetel, o "Jazz Malbec", da Villa Francioni.
O casal anfitrião Thaíse de Rosa Uliano e Luís Alberto Pereira com a cirurgiã plástica Camila Pillar na inauguração, sexta (4), do mais novo restaurante de Jurerê. (Foto: Darline e Angelo Fotógrafos)
Exemplo de cidadania
Maria Antonia Fontes de Araújo Soares, mãe do empresário Hermann Byron Neto, deu um show de cidadania ontem (6). Sergipana de nascimento e carioca por adoção desde os oito anos de idade, ela fez um pedido ao neto, Pedro: queria votar! Dona "Tony", como é conhecida, está com 94 anos e sempre participou das eleições, mesmo depois de ter completado 70 anos, quando o voto deixa de ser obrigatório. Pedido feito, desejo realizado. Ela votou numa escola pública perto de sua residência, no Jardim Botânico, zona Sul da capital fluminense.
Faltou pouco
Assim como em outras cidades, em Florianópolis candidatos bem votados acabaram não sendo eleitos por conta do temido quociente eleitoral. É o caso de Monica Duarte (PODE), que fez 2.620 votos, e Tiago Silva (PDT), preferido por 2.483 eleitores. O Professor Bruno (PT) aparece em situação oposta: garantiu uma vaga com apenas 2.235 votos.
Musculatura
A Guarda Municipal de Florianópolis demonstrou força política nas urnas. A ex-comandante Maryanne Mattos (PL) foi eleita vice-prefeita e o ex-subcomandante Ricardo Pastrana (PSD) conquistou uma vaga na Câmara com 5.205 votos.
Para ler outras colunas do do jornalista Urbano Salles clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?