UFSC no ranking | Prefeitura na mira da Justiça | Indecência no STF | Acesse agora!
Ranking de Xangai
Foi divulgada segunda-feira, o Ranking de Xangai, com as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. Nela estão 21 brasileiras, encabeçada pela Universidade de São Paulo (USP), que aparece como a melhor da América Latina. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está lá, orgulhosamente, entre as 21.
Litigante
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) divulgou um ranking dos maiores litigantes (que respondem a ações trabalhistas) na Justiça do Trabalho de SC. Bradesco, Correios e o frigorífico Seara terem muitas demandas não parece anormal. Mas a Prefeitura de Imbituba ocupar o nada honroso 12º é muito estranho.
Dois palanques
Diz o Correio Braziliense que o ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira (PI), e o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), querem que Bolsonaro não jogue seu peso político apenas em um candidato, quando houver dois aliados concorrendo ao governo estadual. Os pepistas colocam, pelo menos, três Estados como cruciais nesse sentido: SC, Rio Grande do Sul e Acre. No caso de SC, Ciro e Lira desejam que o presidente dê tratamento equânime para Jorginho Mello (PL) e Esperidião Amin (PP). Nem um pouco a mais nem um pouco a menos.
ICMS Educacional 1
Para dar realismo à futura e histórica lei estadual que mudará a divisão do ICMS entre os municípios, para aumentar a parcela dos que apresentarem melhoria nos índices de qualidade educacional, a metodologia já está pronta e foi definida por um super preparado grupo de trabalho formado por representantes da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Estado, Secretaria de Estado da Fazenda, Procuradoria Geral do Estado, Controladoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Federação Catarinense de Municípios.
ICMS Educacional 2
A proposta prevê uma nova forma de distribuição da cota de 25% do ICMS recolhido pelo Estado e que cabe aos municípios. Daquele montante, 75% será repartido de acordo com a movimentação econômica de cada cidade, 15% em partes iguais entre todos, e 10% com base no ICMS Educacional, índice que leva em conta indicadores de melhorias nos resultados de aprendizagem e no aumento da equidade, considerando o nível socioeconômico dos estudantes.
Covardia
Caberia ao Congresso Nacional impedir que o indecente aumento de 18% que o Supremo Tribunal Federal se autoconcedeu esta semana – com o obsceno efeito cascata -, mas que Bolsonaro está pressionado a vetar, - seja efetivado, certo? Antes fosse. O que esperar se a grande maioria dos deputados e senadores está sendo processada ou aguardando julgamentos dos “supremos”? Tomar uma decisão contra quem vai julgá-los? Nunca! Socorro!
Quarto mundo
Um projeto na Assembleia Legislativa propõe o que parecia impensável em tempos recentes: criar no Estado uma política voltada a prevenção e combate a furtos e roubos de cabos, fios metálicos, fibras ópticas, geradores, baterias, transformadores, equipamentos de transmissão e placas metálicas.
Morar na rua
O Ministério Público instaurou procedimento administrativo para acompanhar o curioso caso de um idoso de 106 anos, morador de rua em Itaiópolis, que diz ser esta uma opção sua e que tem receita para se manter ao relento. O que o MPSC quer é que ele tenha o devido atendimento da área de proteção social da Prefeitura local.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI