00:00
21° | Nublado

Desembargador dá parecer sobre ação do PSOL contra mesa diretora
Decisão sobre a ADI impetrada no Tribunal de Justiça de SC foi anunciada hoje

Ação do PSOL no Tribunal de Justiça questiona configuração da mesa diretora. (Foto: Ana Schoeller/Upiara.net)

Publicado em 03/01/2025

O PSOL questiona a legalidade da composição da mesa diretora da Câmara Municipal de Florianópolis, uma vez que excluiu o bloco formado pelo PSOL-PT, apesar de terem cinco representantes, e alega que a configuração desrespeita a Constituição e a Lei Orgânica do Município, que garantem a proporcionalidade das bancadas. 

O partido cita como precedente uma decisão do STF, que anulou a eleição da mesa da Câmara de Porto Alegre, ao entender que a exclusão de blocos como o do PSOL violava a carta magna.

Entenda o caso

Na sessão solene que elegeu a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Florianópolis, em discurso o vereador Leonel Camasão (PSOL) destacou a importância da representatividade dos partidos na composição da mesa. Camasão, que pleiteava o cargo de 2º secretário, apontou que a bancada da oposição, com cinco vereadores, foi excluída, apesar de ter direito à vaga. O discurso gerou um pedido de ordem do vereador Afrânio Boppré, que solicitou a transcrição das palavras de Camasão na ata, alegando que a Constituição Federal, no artigo 58, assegura a representatividade proporcional na constituição da mesa diretora, o que não foi respeitado. Com isso, ontem 02/01, o PSOL entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A decisão do juíz plantonista saiu na manhã desta sexta-feira, 03/01. 

O desembargador de plantão no TJSC indeferiu o pedido cautelar (de urgência) entendendo que não havia a urgência, que é um dos requisitos da cautelar. Mas sinalizou que o direito é forte e antecipou o possível voto favorável. Agora, o processo segue o seu trâmite,  com a Câmara Municipal de Florianópolis apresentando sua defesa.


Veja como se pronunciou a justiça clicando AQUI.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI