00:00
21° | Nublado

Trânsito na Ivo Silveira muda neste sábado (02)
Nova rótula da avenida começa a operar, mas mudanças finais na ponte só em meados de agosto

Trânsito na Ivo Silveira muda neste sábado (02)
A nova rótula da Avenida Governador Ivo Silveira, no sentido Capoeiras, começa a operar neste sábado (2), em Florianópolis. (Foto: Divulgação/PMF)

Publicado em 01/08/2025

A partir das 8h deste sábado, 2 de agosto, motoristas que circulam pela Avenida Governador Ivo Silveira, em Florianópolis, já deverão utilizar a nova rótula implantada no sentido Capoeiras, cerca de 300 metros após a Rua General Eurico Gaspar Dutra. A abertura faz parte do conjunto de obras promovidas pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, com o objetivo de melhorar o fluxo no entorno da ponte Hercílio Luz.

Mesmo com a liberação da rótula, o acesso definitivo à cabeceira continental da ponte ainda passará por mudanças. Essas alterações só devem entrar em vigor na segunda quinzena do mês, junto à conclusão total das intervenções. Até lá, a região seguirá em obras no período noturno, entre 21h e 5h, de segunda a sexta-feira. O cronograma visa minimizar os impactos no trânsito.

Além da nova rótula, será feita a implantação de uma quarta faixa na pista do retorno e o fechamento do antigo retorno, localizado a aproximadamente 100 metros da Gaspar Dutra. Os trabalhos estão a cargo da empreiteira Fórmula Engenharia, que projeta finalizar as melhorias até a segunda metade de agosto.

Uma das principais mudanças será o uso exclusivo da Rua General Eurico Gaspar Dutra, no trecho entre a Ivo Silveira e a Rua Quatorze de Julho, para o transporte coletivo. A medida valerá todos os dias, independentemente da situação do trânsito, substituindo o controle pontual hoje feito pela Guarda Municipal.

Com as novas regras, quem vier pela Gaspar Dutra em direção à ponte Hercílio Luz deverá modificar seu trajeto. O motorista precisará acessar a Avenida Ivo Silveira à direita, contornar a nova rótula à esquerda e seguir pela via até alcançar a Rua Quatorze de Julho, de onde poderá acessar a ponte.

Segundo o secretário Rafael Hahne, a reconfiguração viária visa eliminar os congestionamentos no entroncamento de acesso à ponte. “A expectativa é de que o trânsito flua sem retenções, especialmente nos horários de pico”, afirma.

 

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI