00:00
21° | Nublado

Tradições da cozinha manezinha são destaque na Semana dos Museus
Mini documentários revelam o papel do berbigão e da canoa de garapuvu na cultura alimentar da capital

O Museu de Florianópolis será palco da exibição gratuita de dois mini documentários que resgatam as raízes da gastronomia manezinha, durante a Semana Nacional de Museus. (Foto: Divulgação)

Publicado em 15/05/2025

Durante a Semana Nacional de Museus, que será realizada no Museu de Florianópolis entre 14 e 18 de maio, duas histórias que moldam a gastronomia da cidade serão exibidas de forma gratuita. O projeto Comida com História, dedicado a explorar as narrativas do universo da cozinha, levará ao público dois mini documentários que integram o Guia Cultural Gastronômico de Florianópolis, lançado em 2024. Este guia multimídia conta com 200 verbetes, incluindo 20 conteúdos multimídia, representativos da cultura alimentar local, com o objetivo de preservar essa identidade.

Um deles, "Histórias de vida no berço do berbigão", filmado na RESEX do Pirajubaé, a primeira Reserva Extrativista Marinha do Brasil, explora a relação das comunidades locais com a extração do berbigão, atividade central em sua história e cultura. O documentário apresenta elementos da culinária tradicional de Florianópolis ligados ao mar.

A outra produção é "Garapuvu: tronco de fazer canoa", que aborda a ligação de um morador da cidade com a canoa de garapuvu, embarcação importante como meio de transporte e fortemente conectada à pesca artesanal na região.

As exibições serão realizadas nos dias 16 e 18 de maio, das 16h às 17h e das 11h às 12h, respectivamente, no Museu de Florianópolis. A programação completa pode ser conferida no link

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI