00:00
21° | Nublado

Terminal da Lagoa da Conceição começa a operar
Com estrutura moderna e capacidade ampliada, novo terminal oferece mais conforto e acessibilidade

Terminal é utilizado por embarcações que vão, principalmente, até a Costa da Lagoa. (Foto: Allan Carvalho/PMF)

Publicado em 03/10/2024

Moradores e turistas com destino à Costa da Lagoa vão poder utilizar o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira para pegar embarcações a partir desta sexta-feira (4). A estrutura, em construção há um ano, acabou de ser concluída pela Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Transportes e Obras, e já entrará em funcionamento. Ele fica à Rua Senador Ivo D’Aquino, nas margens da lagoa grande, no Centrinho da Lagoa da Conceição.

Como no antigo terminal, vai funcionar todos os dias da semana com saídas e chegadas das embarcações que fazem a rota Centrinho-Costa da Lagoa-Centrinho de hora em hora. A frota rotativa é composta por 27 barcos que, juntos, têm capacidade total de 1.626 passageiros. Sendo que, fora da temporada de verão, são ao todo 19 saídas e 16 chegadas nesse terminal lacustre, nos dias úteis, e 14 saídas e 13 chegadas, aos finais de semana. Mas, na alta temporada, com o aumento do turismo na cidade, embora os horários das “viagens” sejam os mesmos, a quantidade de barcos em atividade na água cresce, chegando a triplicar o número de passageiros.

 

Terminal lacustre inicia operação, conectando moradores e turistas à Costa da Lagoa.

 

A construção a ser entregue corresponde à primeira obra do projeto de revitalização do entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição a ficar pronta. Ela tem arquitetura moderna e é composta de área coberta para espera das embarcações com bancos de madeira e sanitários com acessibilidade, e bicicletários, além de controle de acesso e zeladoria.

Antes do início dos serviços relativos à edificação do novo terminal lacustre em si, foi desativado o atracadouro público próximo do antigo terminal e desmontado seu deck, e executado o aterro em rocha que serviu de base para a nova estrutura. Com a entrada em operação do terminal recém-construído, o antigo (que ficava há cerca de 40 metros de distância, bem na cabeceira da ponte existente hoje na Lagoa) deixará de funcionar. Sendo que essa região também será revitalizada seguindo o padrão do projeto com a construção de novo atracadouro público.

As outras estruturas de lazer e áreas de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça públicas previstos para o entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição vão ser executados num segundo momento. Tudo isso vai compor os aterros das cabeceiras da ponte atual após a sua demolição, o que vai ocorrer somente depois da conclusão da nova ponte.

 

 

Da redação

Fonte: PMF

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI