Super-heróis e Patinhas Solidárias levam alegria ao HU-UFSC
Voluntários e animais trazem momentos de alegria e acolhimento para pacientes e familiares
O trabalho voluntário desempenha um papel fundamental no fortalecimento do cuidado humanizado, principalmente na área de saúde que envolve o apoio às equipes de saúde, pacientes e familiares.
No próximo dia 30/12, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai receber a equipe Grandes Heróis de Santa Catarina e o projeto Patinhas Solidárias para ações nas unidades de internação e ambulatório da instituição, a partir das 14h.
No projeto Patinhas Solidárias, estudantes de Veterinária vão levar seus cães para interagirem com pacientes. Já na equipe Grandes Heróis, voluntários caracterizados de super-heróis visitam o hospital para levar alegria e motivação para os pacientes infantis. O grupo é composto, atualmente, por cinco heróis, que são Batman, Batgirl, Mulher Maravilha, Arlequina e Homem-Aranha.
Em ações que vão além do cuidado médico, o HU-UFSC promove momentos de bem-estar para pacientes e acompanhantes.
De acordo com a psicóloga Camila Louise Baena Ferreira, do HU-UFSC, essa é a segunda vez que a equipe Grandes Heróis visita o hospital. Já quanto ao Patinhas Solidárias, será a terceira vez que os estudantes levam seus cães à instituição, por meio do projeto.
“Os cachorros sempre vão de coleira e enviam carteira de vacinação com antecedência para o hospital. Para permitir essas visitas de animais, houve definição das regras e procedimentos junto com o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS)”, informa a psicóloga.
Durante o mês de dezembro, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do HU-UFSC realizou várias ações com a colaboração de voluntários para pacientes adultos e crianças internadas (clínicas médicas, cirúrgicas, pediatria), familiares, acompanhantes e profissionais.
“O GTH do HU-UFSC busca promover atividades que envolvam música, arte e outros (como a visita de animais) para proporcionar momentos de relaxamento e bem-estar aos pacientes, familiares e profissionais no ambiente hospitalar’, explica Camila.
Segundo ela, houve a visita do Papai Noel, com músico, no dia 02/12, nas unidades de internação, unidades administrativas e ambulatório; apresentação do Coral Vozes que Não Calam, no dia 06/12, no Halll Central; apresentação do Coral Vocal Sol Maior, nas unidades de internação e ambulatório, na parte da tarde, e Cantata de Natal do grupo Emaus, nas unidades de internação, no início da noite, no dia 11/12. E no dia 22/12, o Coletivo Mental e Palhaçaria interagiu com pacientes, acompanhantes e funcionários nas unidades de internação.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI