00:00
21° | Nublado

Startup Summit cresce e atrai gigantes da inovação mundial
Florianópolis recebe entre 27 e 29 de agosto o maior evento de startups do Brasil, com 200 palestrantes, 150 expositores e presença de fundos globais

Startup Summit cresce e atrai gigantes da inovação mundial
Com expectativa de reunir mais de 10 mil participantes em Florianópolis, o Startup Summit 2025 expande sua estrutura e se firma como um dos principais encontros de inovação e empreendedorismo do Brasil. (Foto: Divulgação)

Publicado em 11/07/2025

O Startup Summit 2025, marcado para os dias 27, 28 e 29 de agosto, em Florianópolis (SC), já é um dos principais eventos do ecossistema de startups e inovação do Brasil. Com projeção de reunir mais de 10 mil participantes presenciais e 30 mil online, a conferência amplia sua estrutura e reforça seu papel na articulação de negócios e na conexão entre startups, investidores e grandes empresas.

Organizado pelo Sebrae Startups e pela ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), o evento chega à oitava edição ainda maior: serão 200 palestrantes distribuídos em 20 trilhas de conteúdo (algumas delas são Customer Experience e Customer Success, Deeptech, Fusões e Aquisições, Indústria 4.0, Varejo, Internacionalização, entre outras), nove palcos e uma plenária, além de 150 expositores e a participação de 250 fundos de venture capital.

A programação reflete a maturidade do ecossistema brasileiro e o avanço do Startup Summit como um espaço de referência no que diz respeito a temas como inovação aberta, inteligência artificial, transformação digital, empreendedorismo, e investimentos para startups. A nova edição busca aprofundar o debate em áreas estratégicas e proporcionar maior capilaridade ao conteúdo, com foco em fundadores, executivos de grandes empresas, investidores e governo.

Uma das novidades da edição será a ampliação dos espaços de conexão entre startups e fundos de investimento. Com áreas exclusivas para matchmaking com investidores e iniciativas como o LinkLab Open Day - que promove interação entre startups e 250 corporações em programas de inovação aberta -, o evento pretende estimular novas rodadas de investimento e parcerias comerciais.

"O Sebrae é uma referência quando o assunto é startups. Hoje, representamos a maior plataforma de startups do país. Por meio dessas empresas, o Brasil vem criando oportunidade e gerando empregos”, comenta Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional. “O mundo da tecnologia não tem volta. O Sebrae sabe disso e cria condições para que um maior número de empreendedores possa receber o nosso apoio. Com este trabalho, buscamos associar sustentabilidade, inovação e inclusão. O mundo requer soluções inovadoras Além disso, buscamos criar ambientes favoráveis ao desenvolvimento de negócios em todo o território nacional."

Nomes internacionais, lideranças brasileiras e startups de todo o país

Entre os palestrantes confirmados para esta edição estão Tom Gruber, cocriador da Siri (Apple) e defensor da IA humanística; Werner Vogels, CTO global da Amazon; Mois Navon, cofundador da Mobileye, vendida à Intel por US$ 15 bilhões; Benedict Evans, referência do Vale do Silício em análise de tendências tecnológicas; e Claudia Rosa, uma das principais investidoras anjo do país. O evento também vai contar com figuras relevantes do mercado brasileiro, como Carolina Strobel (Antler), Guilherme Horn (WhatsApp), Diego Barreto (iFood), Daniele Amaro (Paytrack), Diego Contezini (Asaas), e Bianca Andrade (Boca Rosa).

Como parte do esforço de democratização do acesso ao evento, o Prêmio Sebrae Startups 2025 já selecionou 1.000 startups para participar gratuitamente da conferência. As selecionadas representam uma amostra da diversidade e do potencial inovador presente em todas as regiões do país.

O Startup Summit também reforça o papel de Santa Catarina como um hub nacional de inovação. Florianópolis é a capital brasileira com maior participação do setor de tecnologia no PIB, com 25% da economia local vinculada ao segmento. A densidade de startups por habitante chega a ser dez vezes maior que a de São Paulo (SP). Ao todo, são mais de seis mil empresas de tecnologia gerando mais de 38 mil empregos diretos.

"O Startup Summit é o momento em que mostramos para o Brasil e para o mundo o sucesso da tecnologia e inovação feita no nosso ecossistema, com Florianópolis como o centro desse hub internacional que a ACATE ajuda a construir", destaca Diego Ramos, presidente da ACATE. "A programação deste ano está ainda mais ampla e reforça a capilaridade do setor, deixando claro que hoje a tecnologia faz parte de todas as áreas da economia e é um vetor do crescimento sustentável."

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI