00:00
21° | Nublado

Semana MEI terá apoio do SEBRAE
De 26 a 30 de maio, iniciativa atenderá MEIs formalizados e quem quer abrir ou expandir seu negócio

Sebrae/SC realiza Semana do MEI 2025 em mais de 160 cidades com serviços gratuitos e orientações para empreendedores

Publicado em 24/05/2025

O Sebrae/SC realiza, entre os dias 26 e 30 de maio, a 16ª Semana do MEI, evento voltado para microempreendedores individuais que buscam orientação para formalizar ou expandir seus negócios. Com atividades presenciais em mais de 160 municípios e programação online, a iniciativa oferece atendimento especializado, consultorias, palestras, oficinas e cursos gratuitos.

Durante os cinco dias de evento, os participantes terão acesso a orientações sobre formalização, regularização de débitos, gestão financeira, transformação digital, acesso a crédito e estratégias para aumentar as vendas. O objetivo é fortalecer o setor e promover a inclusão produtiva por meio do empreendedorismo.

“A ação Semana do MEI é uma excelente oportunidade para quem deseja se formalizar, expandir seu negócio ou aprender estratégias para vender mais e melhor. E o melhor de tudo: o empreendedor poderá esclarecer todas as suas dúvidas em um único lugar, com o atendimento de profissionais especializados”, destaca a gestora dos projetos de MEI do Sebrae/SC, Aline Pereira.

Serviços oferecidos

Ao longo da Semana do MEI, os microempreendedores contarão com um amplo leque de serviços gratuitos, incluindo formalização do MEI, baixa e/ou alteração de porte para ME; emissão da Guia DAS-MEI e da Declaração Anual DASN-SIMEI; orientação sobre emissão de nota fiscal eletrônica; parcelamento de tributos e regularização de débitos; consultorias especializadas e mentorias com profissionais experientes; networking e oficinas práticas para aprimorar gestão e aumentar a competitividade.

Na capital Florianópolis, será montado um estande especial de 375m² no Largo da Alfândega para atendimento presencial, onde os empreendedores terão acesso a serviços adicionais, como orientação sobre linhas de crédito e gestão financeira, com atendimento das 9h às 18h durante a Semana do MEI.

Em Joinville, a maior cidade de Santa Catarina, também será montado um estande no Espaço O Farol, com mesas de atendimento e sala para oficinas e capacitações, com atendimento das 9h às 18h.

MEIs em Santa Catarina

Conforme levantamento do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, Santa Catarina é o 6º Estado com maior número de MEIs ativos (5,4% do total brasileiro). As cinco principais atividades econômicas são promoção de vendas (37.881 MEIs), cabeleireiros, manicure e pedicure (37.307), obras de alvenaria (35.211), e comércio varejista de vestuário e acessórios (31.084).

O ranking de cidades com microempreendedores individuais no estado é liderado por Florianópolis, com mais de 64 mil MEIs (quase 10% do total). Em seguida, Joinville (58,5 mil), Blumenau (34 mil), São José (28,5 mil), Itajaí (27 mil), Palhoça (24,5 mil), Chapecó (21 mil), Jaraguá do Sul (18 mil), Balneário Camboriú (17,5 mil) e Criciúma (17 mil), fechando o ranking das top 10 cidades.

Grande Florianópolis é a região que concentra o maior volume de MEIs no território catarinense, com mais de 147 mil CNPJs ativos de pequenos negócios, sendo 55,4% deles formados por MEIs. O Norte conta com 125 mil, mas tem a maior proporção de MEIs (56,1%). Já a Foz do Itajaí, com 112 mil e proporção de 53,3%. Apesar de ter menos MEIs, a Regional Sul tem uma proporção maior que a Foz, ao todo são 79 mil MEIs, que compõem 53,9% dos pequenos negócios regionais.

No Vale do Itajaí, a proporção de MEIs é praticamente igual à média das oito regionais de Santa Catarina: 53%, frente à média estadual de 52,9%. Por outro lado, a Região Oeste é a primeira com proporção abaixo da média, com 50,5% dos pequenos negócios registrados como MEIs — um total de 69 mil CNPJs ativos nesse porte.

Por fim, as duas regionais com menos empresas em Santa Catarina são Serra e Meio Oeste, entretanto a proporção as coloca em cenários diferentes em relação aos MEIs. Enquanto na Serra os 25,5 mil MEIs são 53,6% dos pequenos negócios (acima da média), no Meio Oeste os 23 mil MEIs são apenas 47,6% dos pequenos negócios (menor proporção do estado).

Para mais informações e acesso à programação completa da Semana do MEI, acesse: AQUI.

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI