00:00
21° | Nublado

SARAU de CORDEL acontece neste sábado (10)
O evento será na Biblioteca Pública do Estado de SC e a entrada é aberta ao público

O evento contará com apresentações de cordel, poesia, dança e música, além da posse de sete novas acadêmicas. . (Fotos: Divulgação)

Publicado em 09/08/2024

Neste sábado (10/08), às 16h, na Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina em Florianópolis, a Academia Catarinense de Cordel-ACC, estará comemorando o seu primeiro aniversário com SARAU de CORDEL, Poesia, Dança e Música e posse de 7 (sete) novas acadêmicas.

As candidatas foram escolhidas via concurso editalício, sob o olhar clínico de especialistas em literatura (clássica e de cordel), com inscrições encaminhadas aos jurados sem identificação; ou seja, candidatas escolhidas às cegas. O evento é aberto ao público.

A Academia Catarinense de Cordel foi fundada em 11/08/23, na cidade de São Francisco do Sul, Santa Catarina, tornando concreto o sonho de Salomé Pires (Presidente), Alexandra Lacerda (Vice-Presidente), Suely Ravache (Diretora de Comunicação e Relações Públicas) e Iratan Curvello (Diretor de Eventos), os quais na mesma data na condição de acadêmicos/fundadores deram posse a outros sete acadêmicos. A sede está no litoral norte de Santa Catarina (cidade histórica de SFS), no entanto, como o nome da Academia assinala “Academia Catarinense de Cordel”, hoje, já está abrangendo praticamente todo o território catarinense, com Acadêmicos em várias cidades, tais como: Joinville, Tubarão, Criciúma, Florianópolis, Blumenau, Rancho Queimado, São José, Águas Mornas, Palhoça, etc…

A Academia possui uma Escola Virtual denominada “Escritores do Belo” onde jovens e adultos de todas as idades, aprendem o “bê-á-bá” inicial com quadrinhas e trovas, até atingirem conseguirem construir sextilhas, septilhas e décimas, elaborando e publicando seus Cordéis. As aulas são ministradas pela Cordelista Salomé Pires, que depois das orientações iniciais e de acordo com o nível dos aprendizes os divide em grupos e direciona para outros tutores (que são os demais membros efetivos da ACC) e estes continuam o processo de ensinamento.

Hoje o Grupo Escritores do Belo conta com 138 alunos no solo catarinense. Apesar do pouco tempo de vida, a Academia vem desempenhando papel literário precursor no estado, tornando o Cordel, um gênero conhecido no sul do Brasil, pois, é o único estado do Sul do Brasil que possui uma Academia de Cordel. O cordel deixou de ser uma cultura popular disseminada no norte e nordeste do país, pois, desde 2018 o IPHAN registro a modalidade de escrita (Cordel) como Patrimônio Imaterial Brasileiro.

Outra curiosidade: Santa Catarina também é inovadora quando cria um Cordel diferenciado batizado de Travessia. A ACC realiza muitos Saraus por todo o Estado, faz exposições dos trabalhos produzidos e inclusive já está firmando espaço na Europa.

Em março passado, fez um movimento no dia da Mulher (08/03), expondo em Santa Catarina as produções de seus acadêmicos e de seus aprendizes sob o título “Universo Feminino”, nos seguintes espaços: Casa da Cultura em São Francisco do Sul ; Biblioteca Pública de Santa Catarina (Florianópolis), Instituto Internacional Juarez Machado (IIJM) em Joinville, Câmara de Vereadores de Joinville, CEDUP e CRE23 em Joinville, entre outras cidades do Estado; e, também através da acadêmica Roseli Farias marcou presença em Coimbra/Portugal.

A ACC possui duas coletâneas publicadas e seus acadêmicos possuem também diversos Cordéis individuais publicados da mais variada temática. Será um dia festivo em que a ACC fará valer o seu slogan: “No Cordel desenhamos nossa História”.

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045