Briga entre Bombeiros | Gal Costa presa na Ilha | Roteiro da Baleia Franca | ACESSE AGORA!
Baleia Franca
Se tudo se encaminhar certo, vai ser instituído em SC o Roteiro Turístico Caminhos da Baleia Franca, abrangendo os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna. É o que prevê projeto do deputado estadual Volnei Weber (MDB). Bom seria se, também, até lá se liberasse a observação embarcada dos cetáceos, proibida em SC, talvez o único lugar no mundo que tem esta restrição.
Briga fraterna
Sobre a briga que hoje envolve os bombeiros militares e voluntários de SC, o arquivo deste espaço informa da existência, no Congresso Nacional, da Proposta de Emenda à Constituição 218/19, da deputada federal Ângela Amin (PP-SC), que autoriza a criação de corpos de bombeiros municipais por meio de convênios com bombeiros voluntários. Pelo texto, poderão executar atividades de defesa civil, realização de serviços de prevenção de sinistros ou catástrofes, combate a incêndios, busca e salvamento de pessoas e bens e atendimento pré-hospitalar. Bombeiros voluntários que tem 43 corporações e 4.900 bombeiros não remunerados que atendem 1,6 milhão de pessoas em 50 municípios de SC.
Esquecida
A cantora Gal Costa demonstra que quer esquecer, ou já esqueceu, episódio marcante em sua vida. Em 1976, quando integrava o grupo Doces Bárbaros, junto com Gilberto Gil, Caetano Velloso e Maria Bethânia, foi presa por porte de drogas, em Florianópolis. No filme autobiográfico “Meu Nome É Gal”, que deve ser lançado no próximo ano, há indicações de que o caso será ignorado. O longa-metragem está sendo rodado em São Paulo e Rio de Janeiro.
Judas
Leitor pede que o aqui se indique quem merece ser malhado como Judas no sábado de Aleluia. Sem titubear: todos os corruptos. Com direito a ter seu boneco queimado nos postes, para manter a tradição. Não sem antes receber uma sova com varas de marmelo e apedrejado em plena rua.
Xuxa vovô
O ex-nadador catarinense Fernando Scherer, radicado em São Paulo, vai virar vovô. Sua filha Isabella Scherer, atriz de 26 anos, espera um bebê do namorado, o modelo Rodrigo Calazans, de 37.
Trotes
Causa revolta saber que nos primeiros três meses de 2022, entre os dias 1º de janeiro e 29 de março, foram registrados 4.051 trotes de 161.876 chamadas registradas pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros de SC. As regiões que mais tiveram ligações falsas foram as de Criciúma, Curitibanos, Blumenau, Itajaí e Chapecó, geralmente feitas por crianças e adolescentes ou por adultos. Mas quem conhece alguém condenado por isso? É um crime, de acordo com o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, com possibilidade de um a seis meses de detenção.
O campeão
Inacreditável. Enquanto prefeito de Major Vieira, Orildo Antonio Severgnini cometeu crimes de peculato por 134 vezes e de lavagem de dinheiro por 22, além de fraude a licitação. Anteontem recebeu a pena recordista de mais de 100 anos de prisão, dos quais 98 em regime inicial fechado. Seu DNA de malfeitos foi transmitido ao filho, na mesma sentença condenado a mais de 30 anos de prisão pela participação em parte dos crimes. Além disso os dois terão que pagar indenização de R$ 5,7 milhões a título de danos morais coletivos em favor do município.
Lei inconstitucional
O Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional lei de SC, de 2015, que obrigava os noticiários de TV e os jornais do Estado a divulgar, diariamente, fotos de crianças desaparecidas. O entendimento foi de que tais iniciativas são de competência da União, sem contar que a lei estabeleceu interferência indevida na liberdade de agentes econômicos privados.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!