00:00
21° | Nublado

Rosana Bond lança livro sobre saga esquecida
Esquecida por séculos, agora a história ganha voz e detalhes inéditos

Rosana Bond lança livro sobre saga esquecida
A Personagem da Semana Rosana Bond (ao centro), ladeada pelos cineastas Carolina e Alexandre Pinho, produtores de curta metragem premiado, baseado no livro. (Foto: Divulgação)

Publicado em 05/08/2025

O nosso Personagem da Semana é a jornalista e escritora Rosana Bond, uma pesquisadora apaixonada pela história e que dedicou anos a revelar um capítulo surpreendente do passado sul-americano. No sábado (9), ela apresenta ao público o resultado dessa jornada: a edição revista e ampliada de “A Saga de Aleixo Garcia – O descobridor do império inca”. O lançamento acontece na Livraria Desterrados, no centro de Florianópolis (Rua Tiradentes, 204), das 10h às 12h. Antes disso, Rosana promove um pré-lançamento especial nesta quarta-feira (6), à noite, no tradicional Restaurante do Gugu, em Sambaqui, bairro onde vive.

A obra, publicada pela Editora Insular, volta às prateleiras depois de anos esgotada. Agora, chega com 251 páginas, anexos inéditos e revelações impactantes, fruto de uma pesquisa que começou em 1996 e ganhou edições anteriores em 1998 e 2004. O relançamento também celebra um momento simbólico: agosto é o Mês Internacional dos Povos Indígenas. Por isso, Rosana levará o livro ao Alojamento Estudantil Indígena da UFSC, unindo literatura e solidariedade com uma campanha de doações de agasalhos e alimentos.

O livro resgata a história de Aleixo Garcia, um náufrago de Florianópolis que, segundo as pesquisas, chegou ao Alto Peru (atual Bolívia) sete anos antes dos espanhóis Francisco Pizarro e Diego de Almagro, tornando-se, de fato, o primeiro europeu a alcançar o Império Inca. “A história oficial está equivocada”, afirma Rosana, que dedicou décadas a comprovar a trajetória desse personagem esquecido.

O livro traz documentos inéditos e revela que descendentes dos guaranis da expedição ainda vivem na Bolívia.

 

Entre as novidades desta edição, há uma descoberta emocionante: no interior da Bolívia, ainda vivem os guaranis descendentes dos indígenas que acompanharam Aleixo na expedição aos Andes há cinco séculos. Eles preservam a memória ancestral da viagem e chamam Aleixo de “nosso pai”. A lembrança do litoral catarinense – terra de origem dos seus antepassados – também permanece viva, celebrada em um ritual sagrado realizado todos os anos. Esse relato comovente está no Anexo 5 da obra: “Ritual guarani boliviano – Uma singular memória sobre a expedição / Aleixo Garcia como o ‘pai que trouxe nosso povo’”.

“Consegui reunir documentos e relatos pouco conhecidos, revelando aspectos até então misteriosos dessa saga empolgante”, explica a autora. Um dos enigmas desvendados é o percurso mais completo do Caminho do Peabiru, com trechos desconhecidos até agora. Para isso, Rosana analisou manuscritos do século XVI e estudos recentes, muitos localizados pelo pesquisador Fábio Krawulski Nunes, de Jaraguá do Sul.

Com base nessas evidências, Rosana assegura: o Peabiru catarinense passava pelo Rio Itapocu (Tape Poku, “caminho comprido”, em guarani) e não por Joinville e Garuva, como alguns tentam impor sem respaldo histórico.

Além de um lançamento, esta é a celebração de uma vida dedicada à pesquisa e à verdade histórica. Rosana Bond devolve ao Brasil e ao mundo um personagem esquecido e um enredo que merece ser contado.

 

Leia também: 

- Manutenção altera tráfego no Túnel Antonieta de Barros

- A nova guerra mundial é feita de linguagem, por Vinicius Lummertz

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI