00:00
21° | Nublado

Roda Riso faz apresentações na Grande Florianópolis
Circulação dos espetáculos solo da palhaça Gretta e do palhaço Billy acontece em escolas da rede pública e locais abertos ao público

A dupla de palhaços realizará suas primeiras apresentações, abertas ao público, nos dias 05 e 06 de agosto no CEU Palhoça e no Teatro da Ubro, em Florianópolis. (Foto: Cristiano Prim)

Publicado em 31/07/2024

A dupla de palhaçaria Roda Riso, formada por Greice Miotello (palhaça Gretta) e Allan Ortega (palhaço Billy), realiza em agosto uma rodada de apresentações de seus espetáculos solo em escolas da Grande Florianópolis e também em locais abertos ao público. A circulação começa no dia 5 de agosto em Palhoça e segue ainda por Florianópolis, São José e Biguaçu. 

O projeto Roda Riso é resultado do sonho da dupla de viajarem com sua casa rodante levando na bagagem o que os move artisticamente, a palhaçaria. Para este ciclo de apresentações, a palhaça Gretta leva aos palcos e escolas sua contação de história “A Bruxa do Cabelo Branco” - que faz parte da Trilogia Contos para Maria - e palhaço Billy dá vida ao espetáculo solo “O Presente”.

Algumas apresentações terão recursos de acessibilidade em Libras e/ou Audiodescrição. A agenda completa de escolas contempladas pode ser vista na página do Roda Riso no Instagram.

O Presente

O Presente é um solo de palhaço em que o público presencia o aniversário de Billy, mais precisamente o momento da abertura de seu presente. Brincando com elementos como mágica, malabares, dança, música e teatro de animação, essa peça sem falas traz o público para o universo do palhaço, vivendo com ele as alegrias e frustrações de um grande dia. “Aqui, o riso como ponte de encontro possibilita à criança experimentar diferentes emoções, que nem sempre podem ser expressas em palavras, e guardar na lembrança o afeto criado”, relata Allan.

“Hoje é um grande dia e merece um grande presente! Billy chega ansioso para recebê-lo. O que seria um simples desembrulhar acaba se revelando em muitas surpresas. Em meio à aparição inesperada de um convidado, mágicas, dança, música e inúmeras trapalhadas, Billy nos transporta ao universo do palhaço por meio da relação criada com os convidados.”

A Bruxa do Cabelo Branco

Em “A Bruxa do Cabelo Branco”, Greice dá vida a uma história criada por ela mesma para sua filha, Maria Carolina, e que virou livro em 2019, tendo circulado por várias escolas da Grande Florianópolis por meio de contações de história desde então.

“Este livro traz temas interdisciplinares explorando conteúdos como: matemática, quando a história associa as cores dos cabelos das bruxas, o tamanho e volume; trabalha geografia, quando relata que a bruxa mora em uma montanha e envia os convites de uma forma mágica para a cidade; ainda no final do livro podemos perceber a relação com o sistema solar, a lua e o arco-íris. O livro traz uma reflexão importante com o sentimento de respeito, amizade e o olhar pelas diferenças”. (Relato de uma professora da rede pública do ensino municipal de Florianópolis em 2019).

“A Bruxa do Cabelo Branco vivia sozinha lá no alto da montanha. Um dia, resolveu fazer uma festa e convidou todas as bruxas e os seres fantásticos. Só que não imaginava que, ao jogar os convites para o céu, eles também chegariam na cidade. Magia é magia! Uma festança aconteceu!”

“No ato de contar histórias para crianças, o adulto fornece materiais e elementos para o processo de construção da identidade social e cultural dos pequenos”, afirma Greice. “Isso também alimenta a criatividade, a memória e amplia o vocabulário, ajudando na linguagem e em tantos outros tantos benefícios na formação de um ser. Contando ou ouvindo histórias compreendemos melhor nós, nossa existência e o mundo em que vivemos”.

 

 

Da redação

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045