Roda de Bênção retorna com força ancestral
Evento gratuito resgata tradição do benzer como patrimônio imaterial de Florianópolis, unindo práticas ancestrais, ciência e arte

A força ancestral do benzimento popular volta a pulsar no coração de Florianópolis com a retomada da Roda de Bênção, conduzida por Camila Benzedeira. A temporada 2025 do projeto segue nesta quarta-feira, 25 de junho, às 17h, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, com tradução em Libras, garantindo acessibilidade para o público surdo.
Esta será a penúltima edição de 2025. Quem não puder comparecer, terá o dia 23 de julho, como chance final, também às 17h, no mesmo local. Todos os encontros são gratuitos e voltados à valorização do ofício de benzer – reconhecido como patrimônio imaterial da capital catarinense – em diálogo com práticas contemporâneas de cuidado, arte e espiritualidade.
Camila Gomes, conhecida como Camila Benzedeira, é psicóloga, educadora, artista e comunicadora. Ela define a Roda de Bênção como uma experiência coletiva, intuitiva e ecumênica, que combina os saberes tradicionais colhidos da natureza da Ilha da Magia com o conhecimento científico e sensível adquirido ao longo de suas formações.
Durante cerca de 60 minutos, o público vivencia um ritual de limpeza energética com o uso de ervas, cânticos e partilhas emocionais, promovendo acolhimento, conexão e elevação da energia coletiva. O ritual ainda ensina os participantes a praticarem a arte de benzer, fortalecendo o vínculo com essa herança cultural tão presente nas comunidades brasileiras.
“Benzer é bendizer. É cuidar do outro com amor, com presença e com escuta. É acolher o invisível com fé e afeto”, explica Camila. Nesta nova temporada, o projeto se afasta dos palcos formais e retorna ao formato mais íntimo e sensorial, com grupos de até 40 pessoas, proporcionando uma vivência mais próxima e profunda.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
