00:00
21° | Nublado

Roda de Benção celebra mães e saberes antigos
A vivência conduzida por Camila Benzedeira retorna ao Museu Histórico de Santa Catarina com nova temporada de encontros artísticos e espirituais

O benzimento como expressão artística e espiritual é resgatado por Camila Benzedeira em encontros abertos no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis. (Foto: @nathalliad_ph)

Publicado em 05/05/2025

A força ancestral do benzimento ganha expressão artística, sensível e contemporânea com a retomada da Roda de Benção, conduzida por Camila Benzedeira, no Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis. As próximas edições do encontro estão marcadas para os dias 07 e 21 de maio, 25 de junho e 23 de julho, com início às 17h.

A primeira Roda da temporada 2025, nesta quarta-feira (7), será em homenagem às mães, considerando que em 11 de maio será comemorado o Dia das Mães. Dessa forma o reforço do convite vai para as matriarcas e suas crianças - independente da idade. Afinal, conforme a própria Camila explica, essa é uma benção coletiva que alinha: saberes ancestrais colhidos no invisível da natureza da Ilha da Magia, com os saberes científicos que ela recebeu nas graduações de Psicologia, Pedagogia e formações de arte e comunicação.

“Essa é uma experiência que traz o ofício de Benzer, patrimônio imaterial de Floripa, para a comunidade com uma experiência de reflexão contemporânea”, reflete Camila. Ela explica, ainda, que a Roda de Benção é uma celebração coletiva e ecumênica que reconecta os participantes com a tradição do benzimento popular, por meio de uma linguagem intuitiva. 

A experiência tem cerca de 60 minutos de duração. Enquanto Camila conduz um ritual de limpeza energética, utilizando ervas, incenso e cânticos, ativa os elementos fogo e ar como instrumentos de purificação. A vivência segue com músicas e partilhas emocionais, que acolhem os sentimentos dos presentes, proporcionando acolhimento e elevação da energia pessoal e coletiva.

Camila explica que benzer é bendizer, propagar o amor por si e pelo próximo. De acordo com ela, para essa nova temporada, o Roda de Benção sai dos palcos do teatro e volta a ter um contato ainda mais próximo do público. Neste formato, grupos de cerca de 40 pessoas, receberão o benzimento coletivo e, ainda, aprenderão a arte de se benzer. 

 

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI