Revitalização da Lagoa da Conceição inclui praça e trapiche
Infraestrutura da região recebe melhorias com novas áreas de lazer e acessibilidade
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As obras de revitalização no entorno da nova ponte da Lagoa da Conceição seguem em ritmo acelerado. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, está conduzindo duas frentes principais: a implantação de uma nova praça no Centrinho e a continuidade da construção do trapiche do Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira.
A praça está sendo estruturada entre a cabeceira da ponte atual e o Supermercado Chico, na Rua Henrique Vera do Nascimento. Com aproximadamente 650 metros quadrados, o espaço substituirá o passeio pavimentado existente e contará com piso de concreto, sanitários acessíveis, bancos, mesas, novo paisagismo e iluminação reforçada.
Já o trapiche, em deck de madeira, está em construção desde outubro. Até o momento, foi concluído o estaqueamento de concreto. A estrutura avançará até a cabeceira da ponte atual, que será demolida após a conclusão da nova travessia, abrindo espaço para um boulevard de contemplação, também em deck de madeira, com guarda-corpo metálico.
Novo trapiche no Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira está em andamento.
No outro lado da ponte, próximo à Avenida das Rendeiras, também será implantada uma praça. No entanto, o boulevard e essa praça não serão interligados. A previsão é de que todas as melhorias estejam concluídas no segundo semestre de 2025.
Avanço na nova ponte
A nova ponte da Lagoa da Conceição também está com avanço significativo. Até o final de fevereiro, será concluída toda a estrutura de concreto do primeiro segmento, que liga o Centrinho à Avenida das Rendeiras. Esse trecho, correspondente aos primeiros 100 metros da travessia, incluirá as pistas de rolamento, passeios e ciclovia.
No dia 23 de março, aniversário de Florianópolis, toda a estrutura de concreto da ponte estará finalizada. As próximas etapas incluirão asfaltamento, pintura viária, instalação de iluminação, guarda-corpos e barreiras. A previsão é de que uma das pistas seja aberta ao trânsito em abril, permitindo a construção das cabeceiras, e a abertura total ocorra em maio.
Infraestrutura e impactos
A nova ponte, que substituirá a estrutura existente, contará com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, incluindo duas faixas de rolamento, passeios laterais e ciclovia bidirecional. Um dos principais objetivos é melhorar a circulação de embarcações, ampliando o vão livre dos atuais nove metros para 30 metros e aumentando a altura entre a lâmina d'água e a ponte de 1,8 metros para seis metros.
O investimento na obra é de R$ 53 milhões, com execução da Cejen Engenharia Ltda. O projeto conta com licenças ambientais e autorizações necessárias, garantindo melhorias na mobilidade e na infraestrutura da região.
Da redação
Fonte: PMF
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