00:00
21° | Nublado

Raul Sartori traz as principais notícias do cenário político

Foto: Reprodução/Plenarinho

Publicado em 10/02/2021

Em alta

    O deputado federal Darci de Matos (PSD-SC) é um nome ascendente no Congresso Nacional depois que o alagoano Arthur Lira ascendeu à presidência da Câmara. Ele é citado como o mais cotado para assumir o projeto do Executivo relativo à esperada e necessária Reforma Administrativa, na Comissão de Constituição e Justiça. É uma das pautas prioritárias do governo Bolsonaro. Ele sabe o que o espera. É uma das missões mais difíceis, devido principalmente ao imenso lobby das corporações do serviço público, que querem manter odiosos privilégios, bancados pelo pagador de impostos.

Repique eleitoral

   Passadas as eleições municipais de outubro do ano passado, começa agora uma temporada de outras eleições, para as novas diretorias das dezenas de cooperativas de eletrificação rural de SC. Apesar de serem organizações privadas, a disputa é tal qual a de prefeito, com candidatos vinculados a partidos políticos. Um traço quase comum em todas eles são os balanços anuais negativos e a energia oferecida ao consumidor rural bem mais cara que a urbana. Sem contar, aqui e ali,  a ocorrência de escândalos de corrupção.

A política

  Nossos analistas políticos estão a fim de quebrar as bolas de cristal sobre as quais alguns gostam de se curvar.  Quem imaginaria, até um passado recente, o MDB e o PP juntos num mesmo governo estadual, como o atual, e com seus representantes se comportando como se fossem amiguinhos de jardim de infância? É a nossa política, sempre imprevisível. Mas com todos sabendo o que está envolvido, e que nem sempre se saberá o que  verdadeiramente é.

Destituição

   O suposto posicionamento contrário (o que fez foi pedir diligenciamento, para que fossem ouvidas autoridades, como o Conselho Estadual de Educação) da deputada estadual Luciane Carminatti (PT) a projeto de lei que permite a educação familiar em SC, pode custar a ela a perda da presidência da Comissão de Educação do Legislativo estadual, onde sempre teve uma atuação marcante. Há um movimento para que a deputada bolsonarista Ana Campagnolo (PSL) vá para o posto.

Foi

  Foi-se o tempo em que diferentes cidades de SC tinham uma universidade para dizer “sua”, e orgulhar-se muito disso. Algumas delas agora são “nacionais”, digamos assim, como a Unisul, com origens em Tubarão, que passou totalmente para o controle do grupo paulista Ânima, que conta com aproximadamente 100 mil alunos e está presente em cinco Estados.

Traição

   Não foi por falta de aviso. Como há tempos se sabia e avisava, a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados foi decidida na base da traição. A mais notória, e cada vez mais pública, foi a do cacique do DEM, ACM Neto, a Rodrigo Maia. O pai de Maia, o cacique Cesar, deu agora a letra nas redes sociais: “A política ama a traição, mas odeia o traidor”. Nas entrelinhas mandou dizer outra máxima ao líder baiano: “O que é seu está guardado”.

Competição

   A Univali está causando o maior alvoroço no meio universitário catarinense e até de Estados vizinhos, incluindo as instituições coirmãs que ela tem na Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), com uma ousada jogada: alunos transferidos de outras instituições recebem de 30% a 50% de desconto nas mensalidades dos cursos de graduação. É grata a ex-alunos também. Para quem quer retornar para o mesmo curso em que estavam matriculados, oferece bolsa de 50%. 

Nova droga

    As autoridades policiais de SC foram alertadas pelas do Rio de Janeiro sobre o aparecimento de uma nova droga, chamada “G”, uma espécie de ecstasy líquido, comercializado em frascos de 5 mililitros por R$ 50, que provoca perda de inibição e elevação da libido. Tem sido usada de maneira recreativa pelos jovens, em festas e festivais de música eletrônica.

Ponto facultativo

   Negacionista que é, o governo federal resolveu ser coerente. Os quase 600 mil servidores de órgãos e entidades da administração federal, autarquias e fundações do Executivo ficarão em casa na 2ª (15) e  3ª feira (16) e na 4ª feira (17) de cinzas, até às 14 horas. 

Rejeição

   A rejeição a uma vacina contra o coronavírus cresceu 10 pontos percentuais em 15 dias e chegou a 21%, indica a pesquisa PoderData realizada de 1º a 3 deste mês. No período, a proporção da população que pretende se imunizar caiu de 78% para 71%. O que mais espanta não é saber que 64% dos catarinenses afirmaram que tomarão a vacina, mas que 34% não querem saber dela. Pois que....

Deposto

  O deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) que era relator do projeto de lei que dá autonomia ao Banco Central, indicado ao posto pelo então presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi substituído pelo novo presidente da Casa, Arthur Lira, que escolheu para a estratégica função o aliado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Trocou seis por meia dúzia, já que o novo relator tem a mesma posição de Maldaner no assunto (a favor), que é uma das pautas mais  prioritárias do governo e da equipe econômica.

Excesso de zelo  

  O senador Esperidião Amin (PP-SC), fez uma emenda à medida provisória que facilita a aquisição de vacinas contra a covid-19 pelo governo federal para remover do texto a obrigação de que os pacientes sejam alertados que a vacina não tem registro sanitário. Caso contrário os profissionais de saúde que as aplicarem são obrigados a informar os pacientes da ausência do registro. Também precisariam falar sobre “os potenciais riscos e benefícios” do imunizante. Os sais, por favor! Enquanto se debate tais picuinhas, o país registra mais de 1.200 mortes diárias pela doença!

Inchaço

  Com sessões virtuais desde a pandemia, vereadores já perceberam o quanto há de gastos dispensáveis nos seus respectivos legislativos. Constataram o inchaço de cargos comissionados e outros dispensáveis pelas novas tecnologias, como digitadores, telefonistas e motoristas.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?