Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 28/03

A conta
Jorginho Mello já fez a conta. Estima uma perda de R$ 600 milhões com a redução da tributação da cesta básica, atendendo apelo do governo federal, mas questiona se tal custo vai ser coberto por um repasse da União. O governador até se contenta se Lula se comprometer, de fato, a adotar uma política de controle de gastos. Mas não aposta nenhuma ficha se o fará.
Festa de luxo 2
Mas quem é, afinal, Tatiane Barbieri? Nos sites de busca consta que ela é catarinense e além de influenciadora e atriz é a musa da Escola de Samba Salgueiro, do Rio de Janeiro. Trabalhou de 2021 até 2022 nas infames pegadinhas do programa “João Kléber Show”, na Rede TV!, de onde acabou saindo devido à sua participação no concurso “Bela da Copa do Mundo de 2022”, que venceu. Em seguida, se mudou para os Estados Unidos, onde conheceu o noivo.
Excluído
Por um bom tempo – e talvez até para sempre – o árbitro Gustavo Ervino Bauermann, que apitou sábado, desastradamente, a final do Campeonato Catarinense de Futebol, deveria ser afastado. Tirou o mérito de quem levou a taça, o Avaí. Explica-se por que não houve aquela explosão de fogos de artifício e muito menos buzinaços por avenidas e ruas de Florianópolis. Até o torcedor do campeão sentiu-se um tanto envergonhado pela conquista sem o devido brilho.
Medalhado
Catarinense de Jaraguá do Sul, Filipe Luís, técnico do Flamengo, e de quem dizer ser uma figura humana ímpar, será homenageado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro com a medalha Pedro Ernesto, a mais alta condecoração concedida pela Casa. A data da entrega ainda será agendada. Pelo menos para o torcedor do clube, merece tudo: em menos de um ano conquistou uma Copa do Brasil e um Campeonato Carioca pelo Flamengo.
Oportunismo
Talvez se saberá, em futuro próximo, se há catarinenses, entre seus três senadores e 16 deputados federais, no espantosamente numeroso grupo de 352 congressistas que deram passaportes diplomáticos a seus familiares, motivo de uma denúncia que o Tribunal de Contas da União começou a apurar. Os partidos que mais emitiram na Câmara dos Deputados foram o PL, PT, PP, União e Republicanos. No Senado, MDB, PSD, PL e PT. Todos se beneficiam do odioso privilégio. O portador de passaporte diplomático tem primazia nas filas nos aeroportos internacionais, gratuidade na emissão do documento e, caso o Brasil tenha acordo com o país de destino, até o visto é dispensado.
Barrada
Está tendo imensa repercussão a decisão judicial do TJ-SC que impediu a advogada mineira Lays Lopes Carneiro Barcelos, de 32 anos, de assumir o cargo de delegada da Polícia Civil de SC, após ser aprovada em concurso realizado em 2023. O motivo: é casada com Guilherme Henrique de Souza do Nascimento Lima, 34 anos, condenado por tráfico de drogas e participação no compartilhamento de lucros do crime. A ligação foi descoberta na investigação social da PC-SC. O edital do concurso determina que a idoneidade dos candidatos deve ser avaliada considerando seu histórico social e relações interpessoais.
Ameaça
A propósito das escatológicas festas organizadas por alunos da Udesc, e com recursos da instituição, o deputado estadual Junior Cardoso (PRD) passou a defender o corte de verbas para a universidade. E tem simpatias na iniciativa entre colegas.
Dejetos ou não?
Sem ouvir sequer um criador de suíno, o Conselho Estadual do Meio Ambiente de SC resolveu, por resolução, que os dejetos de suínos são efluentes e por isso tem que ser retirados das propriedades, todas elas. Não ocorreu a seus membros que desde sempre aquilo que acham que é dejeto é, na verdade, adubo, que é espalhado no solo agricultável. O conselho vai se reunir dia 4 de abril, quando ouvirá poucos e boas por ignorar uma realidade fora dos gabinetes envidraçados.
Presença portuguesa
Prefeitos do litoral catarinense ficaram excitados com o anúncio da chegada ao Estado do grupo hoteleiro português Vila Galé, com um resort, em local ainda a ser definido. A propósito: a TAP Portugal, que tem três voos semanais entre Florianópolis e Lisboa, estuda a ampliação para quatro.
Tainha
O governador Jorginho Mello apresentou ação no Supremo Tribunal Federal para contestar absurda portaria conjunta dos Ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente e Mudança do Clima que estabelece, unicamente para SC, cotas para a pesca artesanal da tainha na modalidade “arrasto de praia”, que utiliza principalmente embarcações a remo e envolve um esforço coletivo com a ajuda da comunidade local, que é recompensada com peixes. É uma tradição secular que dá sustento a quase oito mil pescadores. O ambientalismo-caviar não quer saber disso.
Câmeras corporais
O Ministério da Justiça recebeu pedidos de adesão ao projeto nacional de câmeras corporais de policiais de 20 Estados e do Distrito Federal. SC, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso, coincidentemente de governadores de oposição, não sinalizaram interesse na aquisição de 52.558 equipamentos, cujas compras serão realizadas pelo Governo Federal. SC já conta com o serviço e os equipamentos.
Galheta
Ninguém apareceu sem roupa na tensa audiência pública na Assembleia Legislativa em que se discutiu o que anda acontecendo na praia de naturismo-nudismo da Galheta, na Ilha de SC. Mas pelo menos houve um avanço. Seus frequentadores cobraram um plano de manejo e uma lei para o naturismo. Encaminhamentos devem ser dados. Há até a proposta de estudo para que tal prática vá para outra praia da Ilha de SC.
Tombo
A metalúrgica catarinense Tupy, que valia quase R$ 3 bilhões, perdeu algumas dezenas de milhões no mercado acionário desde semana passada com a indicação de Rafael Lucchesi, atual presidente do conselho do BNDES, para ser seu executivo no lugar de Fernando Rizzo. O banco estatal detém 28,2% de participação e a Previ, o fundo de pensão do Banco do Brasil, outros 24,8%. Os minoritários (36% das ações), foram ignorados para a indicação.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045