Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 27/08

Preço da tilápia
Registre-se uma série de esforços do trade oficial da agricultura em favor do crescimento do setor produtivo da tilápia em SC. Agora, falta um trabalho mais efetivo para remunerar melhor os produtores e fazer o produto chegar à mesa do catarinense com preço mais convidativo. Assumindo todos os riscos e custos de produção, fazendo a parte da criação até o abate, o produtor recebe hoje R$ 7,39 pelo quilo. Lá na gôndola de supermercados ou de peixarias o preço do quilo no formato filé ultrapassa R$ 60! Equilibrar preços dessas duas pontas eliminando intermediários é o grande desafio.
Revisionismo
A “Folha de S. Paulo” não sugeriu explicitamente, mas inferiu que cidades brasileiras que têm nomes que homenageiam ex-presidentes da ditadura militar (1964-1985), deveriam fazer uma espécie de revisionismo, substituindo-os. É o caso do Presidente Castelo Branco (que exerceu mandato de 1964 a 1967), em SC. O município, criado em 1963, de apenas 1.724, vizinho a Concórdia, não tem nenhuma iniciativa que busque mudar seu nome. Agora, quem sabe. Que contrate a UFSC, PHD nisso, quando o personagem é de direita.
Estrangeiros em SC
Mesmo sendo este um período de baixa temporada, Florianópolis atrai muitos estrangeiros. Buscas para setembro, por exemplo, registraram aumento de 46% na comparação anual, conforme levantamento da plataforma Booking.com, que lida com reserva de hotéis, aluguel de temporada, voos e outros serviços de turismo. Desempenho maior de buscas tiveram a cidade de São Paulo (208%), Porto de Galinhas (108%) e Rio de Janeiro (50%).
Ineficiência
A existência da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, instalada no Congresso Nacional, é mais uma prova inequívoca de que o Estado brasileiro não cumpre a sua parte, nem na fiscalização para evitar as fraudes e o rombo, muito menos em atuar pela punição dos verdadeiros culpados. Deputados e senadores irão canalizar energia, tempo e recursos fazendo investigações que outras esferas públicas, que existem para isso, deveriam ter feito. Além disso tudo vira um palanque político com aquele final que exala cheiro de pizza, a exemplo de outras mobilizações do gênero.
Juarez e Eu
A Campanha Juarez e Eu, que propõe uma homenagem ao artista plástico joinvilense Juarez Machado, está chegando ao fim. O prazo final para o envio de fotos é o próximo dia 31. Quem já teve a oportunidade de tirar uma foto ao lado do artista em alguma ocasião, pode participar da campanha. As fotos passarão por uma curadoria, e uma exposição será lançada no aniversário do Instituto Internacional Juarez Machado, em novembro próximo.
Decoro
Aumentou muito a pressão, de todos os lados, sobre o presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Fábio Schiochet (União-SC), depois de afirmar à CNN, domingo, que não vê quebra de decoro parlamentar nas quatro representações contra Eduardo Bolsonaro (PL-SP) que chegaram até ele. O filho do ex-presidente é acusado por PT e PSOL de articular, nos Estados Unidos, ataques ao Judiciário que resultaram em sanções contra o Brasil. Na posição que ocupa, deveria ficar calado.
De volta
De 17 a 21 de setembro, Imbituba será palco de um reencontro histórico com o surfe internacional. Após 15 anos, a Praia da Vila volta a receber uma etapa do Qualifying Series (QS) da WSL — desta vez, a terceira parada do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025, com status QS 4.000. Entre 2003 e 2010, a cidade sediou o Championship Tour, a elite do circuito mundial de surfe profissional, transferida depois para o Rio de Janeiro, onde é realizada até hoje.
Fundo do câncer
O deputado estadual Neodi Saretta (PT) assumiu uma bandeira muito importante no Legislativo estadual e que merece todo apoio: lutar pela criação do Fundo Estadual de Combate ao Câncer em SC, para garantir recursos destinados ao tratamento e atendimento de pacientes, além de promover diagnósticos precoces e apoio. O câncer continua sendo uma das maiores causas de mortalidades em SC, com mais de 20 mil novos casos diagnosticados por ano.
Força política
A União Progressista em SC, resultante do casamento entre a União Brasil e o PP, começa sua vida política como uma força nada desprezível no Estado. Tem 62 prefeitos, 74 vice-prefeitos, 609 vereadores, seis deputados estaduais, um deputado federal e um senador.
Termômetro
Talvez se fosse um pouco mais simpático, o vereador pela cidade do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, reverteria sua imagem em SC após decisão de seu pai de que ele deve ser candidato ao Senado pelo Estado em 2026. Uma certa empatia poderia livrá-lo, por exemplo, de apupos, como a vaia recebida, filmada e viralizada nas redes sociais, durante visita que fez no último final de semana a um shopping de São José.
Algo mais
Roberto Frey, diretor da Renan Móveis, empresa com mais de 50 anos de história em Fraiburgo, sintetiza, numa frase, o que pensa, no momento, a maioria do empresariado de SC: “Crédito não basta: queremos diplomacia contra tarifaço dos EUA”. Para ele, para quem já perdeu pedidos, isso só aumenta o endividamento. Cerca de 40% do volume de vendas da Renan depende do mercado norte-americano.
Velocidade 1
O piloto catarinense André Gaidzinski disputa nesta quinta e sexta-feira a etapa internacional da Porsche Cup Brasil, no Autódromo de Estoril, em Portugal. Foi lá que, em 1985, Ayrton Senna comemorou sua primeira vitória na Fórmula 1. Gaidzinski conquistou recentemente o pódio na etapa de Portimão, também em terras portuguesas. Boa sorte, rapaz.
Velocidade 2
A lamentar, a propósito da Porsche, que toda semana, inclusive em SC, registram-se ocorrências policiais de trânsito envolvendo veículos da marca. O responsável por este espaço, estressado por não raro perder seu sono de tanto ouvir estridente ruído da rua, com direito a tiros parecendo de canhão, saídos de escapamento adulterado, teve a pachorra de reclamar diretamente com a montadora alemã, sugerindo que adote um código de conduta aos proprietários de Porsches. Não obteve resposta, mas passou a ter uma imagem menos lisonjeira da marca. Imagem que certamente tem muitas pessoas que se sentem igualmente atingidas.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor

Notícias relacionadas Ver todas
