00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de noticias políticas de SC - 19/06

A persistência do negacionismo em relação às vacinas em SC no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 19/06/2024

Vidas abreviadas 1

   Foram divulgados ontem os principais dados da nova edição do  Atlas da Violência no Brasil mostrando o perfil de vítimas de homicídio no País em 2022. Em 10 anos, quantidade de crimes letais nessa faixa etária superou os 300 mil. A cada dia, 62 jovens são assassinados no Brasil.

 

Vidas abreviadas 2

   Quanto a capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes, o primeiro lugar em 2022 na taxa de homicídios de jovens coube a Salvador, com 66,4. E a menor a Florianópolis, 8,9.

 

Atacadão

   Colunistas políticos de Tubarão estão tendo dificuldades de listar, sob risco de “esquecer” alguém e arrumar encrenca, o número de pré-candidatos a prefeito da cidade tornados públicos até agora. Nove. Mas muito mais são as traições. Que não se pode dizer que seja uma marca local.

 

Orquestra

   Um dia depois de sua estreia em Florianópolis, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) faz um concerto na Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville, dia 27, sob regência do renomado maestro Roberto Minczuk. O espetáculo "Lumina Ignis - Luz e Transformação” terá também a participação da soprano brasileira Maria Carla Pino Cury e do tenor argentino Santiago Martinez. Imperdível. Ademais, a OFiC é a grande novidade musical catarinenses dos últimos tempos.

 

Negacionismo

   Assusta a persistência do negacionismo contra vacinas – todas elas – em SC e em alguns municípios em especial, como Blumenau. A campanha de vacinação contra a pólio, informa sua Prefeitura, não passou de 24% do público-alvo durante 19 dias de mobilização, com divulgação intensiva. A meta era (ou é) 95%. Lamentável.

 

Aborto

   Uma das autoras do projeto de lei que equipara o aborto legal acima de 22 semanas ao crime de homicídio, a deputada Renilce Nicodemos (MDB-PA) pediu a retirada do seu nome. Alegou engano. Não consta que seja seguida pelos outros 32 deputados autores do projeto, entre eles os catarinenses Julia Zanatta (PL-SC) e Rafael Pezenti (MDB-SC).

 

Homenagens

   Já está com o governador Jorginho Mello para sanção e consequente transformação em lei estadual, dois projetos legislativos que homenageiam cidades de SC: Ascurra, como berço da colonização vêneta no Estado, e  Pomerode, também no Médio Vale do Itajaí, como Capital Catarinense da Arquitetura Enxaimel.

 

Desjudicialização

   Está havendo um esforço no Judiciário estadual para se buscar métodos alternativos visando a resolução de conflitos entre passageiros e empresas de aviação civil. No momento há uma lista recorde de mais de 300 audiências de conciliação para serem realizadas.

 

Inadimplência

   Dados da Serasa Experian registram a marca histórica de quase 300 mil empresas negativadas em SC. Os números de março apontam que houve um crescimento de empresas inadimplentes em 100 mil em cinco anos, chegando a 298,8 mil em março. O número representa 25% das 1,18 milhão empresas ativas no Estado. Entre os setores com mais negócios endividados, o de serviços lidera o ranking com 55,1%, seguido pelo comércio (36,2%) e pela indústria (7,5%).

 

O beijo

   “O Globo” informou ontem que senador Jorge Seif (PL-SC) foi a um jantar em restaurante de Brasília, há dias, em homenagem à sua advogada e ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Maria Cláudia Buchianeri. Outro convidado do regabofe foi o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. E o que aconteceu de inusitado diante de inúmeras testemunhas? Seif cumprimentou o ministro com um longo abraço e um beijo na bochecha. Nada demais, à princípio. De família árabe, tem o hábito de beijar e abraçar as pessoas de quem gosta. O que é demais e saber que Seif há um ano atrás pediu o impeachment do “supremo”.

 

“Stalking” 1

   Foi protocolado na Assembleia Legislativa projeto do deputado Napoleão Bernardes (PSD) que institui o Programa de Combate ao Crime de Perseguição, o “SOS Stalking”. Denomina-se stalking  a forma de violência na qual o uma pessoa ou mais invade repetidamente a esfera de privacidade da vítima, caracterizadas principalmente por perseguição, pessoalmente ou por qualquer outro meio, como telefonemas e mensagens.

 

Stalking 2

   Conforme o Anuário Brasileiro da Segurança Pública os casos aumentaram 110% entre 2021 e 2022. No período o número de denúncias foi de 1.576 para 3.313, o que coloca SC na quarta posição no ranking nacional. Tipificado no Código Penal brasileiro há três anos, tal crime prevê reclusão de seis meses a dois anos e multa.

 

Sob controle

   Mais uma iniciativa  do Supremo Tribunal Federal: vai fazer, com custo de R$ 345 mil e vigência por um ano, licitação visando contratar uma empresa para monitorar as redes sociais sobre conteúdos que o envolvam. Em resumo: os “supremos” querem saber tudo que se fala (e ultimamente muito mal) deles nas redes sociais. Perguntar não ofende: querem se tornar ainda mais intocáveis?

 

Velocidade
   O piloto catarinense André Gaidzinski irá inaugurar nesta semana a temporada 2024 da corrida de longa duração Endurance, da Porsche Cup Brasil, no Autódromo do Estoril, em Portugal. Localizado em Cascais, ao lado de Lisboa, foi onde Ayrton Senna obteve a primeira pole position e vitória na Fórmula 1. Com uma pista de 4,36 quilômetros e 13 curvas, o autódromo leva o nome de Fernanda Pires da Silva, que o idealizou, juntamente com o arquiteto brasileiro Ayrton Lolô Cornelsen.

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?