00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 16/10

Regulamentação da atividade de influenciadores no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 16/10/2024

Influenciadores

   Dá para imaginar a polêmica quando a grande mídia nacional tomar conhecimento de projeto do deputado federal catarinense Jorge Goetten (Republicanos-SC): propõe regulamentar a atividade de influenciadores digitais, proibindo, por exemplo, a divulgação indiscriminada de produtos e serviços de alto risco, como apostas e jogos de azar.

 

 

Freio trans

    O colunista Cláudio Humberto é quem diz que a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) quer impedir que criminosos condenados por crimes hediondos alterem seu nome e gênero no registro civil. A congressista catarinense cita o “sucesso” da esperteza no exterior e quer aqui também.

 

 

 

Presença feminina

      Entre julho e setembro de 2024, SC registrou a abertura de 65.361 novos negócios, um crescimento de 10,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. O que chama a atenção é que a participação feminina continuou a crescer: 87.244, ou 40,5% do total, tiveram registro de mulheres como novas sócias dos empreendimentos. Os dados são da Junta Comercial do Estado (Jucesc).

 

 

Endereço do crime

   A Polícia Civil do Rio do Rio de Janeiro fez ontem uma grande operação no Complexo da Maré e na Baixada Fluminense, para cumprir 20 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão contra suspeitos de roubos e furtos de veículos. As investigações apontavam uma quadrilha especializada no desmonte para imediatamente vender suas peças. E boa parte delas era remetida para Criciúma.

 

 

Esag 60 anos

  Completam-se hoje 60 anos de criação da Escola Superior de Administração e Gerência (Esag), de onde surgiu a Universidade do Estado de SC (Udesc). Durante todo esse tempo construiu a imagem que tem hoje:  de uma das melhores de sua área no país e por onde passaram nomes que depois brilharam na administração pública e na política do Estado, como o atual senador e ex-governador Esperidião Amin.

 

 

Concessão

    Em entrevista à TV Bandeirantes, o governador Jorginho Mello disse como será viabilizado o ainda sonhado Corredor Rodoviário Litorâneo Norte (com percurso desde a Via de Contorno da Grande Florianópolis, em Biguaçu, até Joinville: será em parceria com a iniciativa privada, na forma de concessão.

 

 

Herói da Pátria

   A Comissão de Educação do Senado aprovou ontem projeto de lei que concede ao notável educador, antropólogo e político Darci Ribeiro a inscrição no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Se não for apresentado recurso para votação no plenário, segue para sanção do presidente Lula. Três mulheres catarinenses estão lá: Antonieta de Barros, Anita Garibaldo e Zilda Arns.

 

 

Rara afinidade

   O senador Esperidião Amin (PP-SC) e o escorregadio presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, estão se entendendo num assunto: ambos discordam da proibição estabelecida pela União Europeia quanto à comercialização e importação de produtos brasileiros derivados do agronegócio. Os europeus tomaram a medida em razão de uma suposta chancela de produtos produzidos a partir de áreas de desmatamento. Amin quer que o governo federal estabeleça a diferença entre desmatamento ilegal, que descumpre a legislação ambiental brasileira, e a supressão vegetal, autorizada pela legislação e pelos órgãos ambientais.

 

 

O único 1

   O único prefeito eleito com maciço apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) no Brasil é Nei Nerbis, de 37 anos, do PT de Passos Maia, pequeno município do no Oeste de SC. Virou notícia nacional. Uma de suas principais promessas de campanha foi, se eleito, seguir morando no assentamento Sapateiro, junto com os que o elegeram.

 

 

O único 2

   A população do município, de 4.034 habitantes, distante 480 km de Florianópolis, é formada por descendentes de italianos, caboclos e indígenas. Recebeu o status de município em 12 de dezembro de 1991, com território desmembrado de Ponte Serrada.

 

 

Proteção à mulher

   Crimes cometidos com violência doméstica e familiar contra mulher serão inseridos no rol dos delitos hediondos, conforme o projeto de lei 2568/2024, de autoria do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB-SC), em análise na Câmara dos Deputados. Hoje são considerados assim, entre outros, o homicídio qualificado, o estupro e a exploração sexual de criança ou adolescente. O projeto acaba, em tais casos, com o benefício da anistia ou fiança, e deve ter a pena inicialmente cumprida em regime fechado.

 

 

Hotelaria

      O Serviço Social do Comércio de SC (Sesc) anunciou ontem projeto de construção de um hotel e centro de eventos para até 3.400 pessoas, além de espaço lazer (com rua coberta) em Urubici.

 

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?