Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 16/07

Tatuagem coletiva
Assunto que deve explodir na mídia nacional e até internacional nas próximas horas e dias: a Igreja Reino, em Balneário Camboriú, publicou vídeo de uma sessão de tatuagens promovida por um grupo de fiéis. Seu pastor e fundador, Eduardo Reis, diz que é uma forma de "não esquecer" do propósito bíblico.
Candidato?
Para quem conhece as manhas da política, o prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, está em campanha para um cargo bem acima do que tem atualmente. Disfarçada, mas está. Como presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), participou de reuniões de várias das 21 associações filiadas. Aproveita para dizer o que é, o que faz ou quer fazer a Rota Municipalista.
Pickleball
Modalidade que combina tênis, badminton e até tênis de mesa, o pickleball, esporte de raquete que virou febre mundial, chega em Gaspar, desta sexta-feira e domingo, para o campeonato da maior liga profissional da América Latina. Reunirá mais de 250 atletas na que é tida como a mais moderna arena da modalidade no Brasil, montada na cidade do Médio Vale do Itajaí.
Saneamento
Saiu ontem mais um ranking do saneamento básico, envolvendo os 100 municípios mais populosos do país, com listas dos 20 com os melhores e piores resultados no tratamento de água e esgoto. De SC não há nenhuma, nas duas categorias.
Exuberância
A consultoria JLL está divulgando que SC vai ganhar mais 500 mil m2, o equivalente a mais de 60 campos de futebol, em novos condomínios logísticos de alto padrão até o fim do ano, desempenho que permitirá ao Estado ultrapassar Pernambuco em área total e se tornar o quarto maior mercado de galpões do país, atrás apenas de São Paulo, Minas e Rio. Em um ano, a área total em galpões no Estado avançou cerca de 200 mil m², para mais de 1,7 milhão de m². Mais: a taxa de vacância (espaço vazio) nos galpões de SC está em 4,5%, contra 7,7% da média nacional.
Berço
É em situações do tipo que o jaraguaense Filipe Luís, técnico do Flamengo, mostra a educação de berço que recebeu. Está movendo mundos e fundos para tirar sua foto, não autorizada, de um site de apostas esportivas, por quem não nutre simpatia nenhuma.
Lido, alhures
Ao oferecer jabuticabas a Donald Trump, Lula da Silva demonstra que está se esforçando para atravessar a rua e pisar na “casca da banana” que o norte-americano lhe deu.
Censura
A “Folha de S. Paulo” exteriorizou em editorial “a velha censura da nova direita”. Cita como um dos dois exemplos o caso da vereadora Jéssica Lemonie (PL), de Itapoá, no litoral norte catarinense, que pediu a retirada do livro "Capitães da Areia", de Jorge Amado, das escolas da rede municipal por "romantiza o estupro" e representar "infiltração da esquerda" na educação.
Resposta
Para quem se opõe às escolas militares – dentre eles, a maioria dos integrantes do Conselho Estadual de Educação – o governador Jorginho Mello tem agora uma resposta contundente: seu desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou na dianteira, em SC, entre as públicas, em 2024. A melhor classificada foi o Colégio Militar Feliciano Nunes Pires/Unidade Pedro II, de Blumenau.
Bandeira Azul
Com 31 quilômetros de orla, Penha, 33 mil habitantes, no litoral norte de SC, lidera as indicações nacionais ao selo no Brasil para receber a Bandeira Azul na temporada 2025/2026: tem quatro pré-aprovações. A certificação reconhece destinos costeiros que atendem a critérios de qualidade da água, segurança, infraestrutura e gestão ambiental. As praias pré-aprovadas são a Bacia da Vovó, da Saudade, Grande e Vermelha. A confirmação oficial sai em setembro.
Peneira
O escândalo dos cadastros nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc tende a não se repetir: a Controladoria-Geral do Estado entregou à Secretaria de Estado da Educação uma ferramenta que permite identificar possíveis inconsistências em menos de 24 horas nos dados dos estudantes. A mesma utilidade também foi compartilhada com a Polícia Civil para apoiar eventuais investigações.
Proteção 1
A revista “Science” publicou semana passada um artigo de pesquisadores de instituições catarinenses e gaúchas alertando que ecossistemas protegidos por legislação federal e integrantes do bioma da Mata Atlântica, os campos de altitude de SC - acima de 1.500 metros - estão sendo ameaçados por conta de legislação estadual, que flexibiliza a proteção. Preocupação justificável, mas....
Proteção 2
Que não seja mais um argumento para notórios ambientalistas-caviar voltarem à carga, como fizeram com uma ação de 2019 que pretendia mudar dispositivo do Código Ambiental de SC de forma que fossem considerados como campos de altitude e, portanto, com várias restrições para atividades econômicas, todas as áreas a partir de 400 metros. Se aplicada na época, ficariam na ilegalidade, de um dia para outro, 40% dos produtores de suínos e aves, e 60% dos produtores de leite. Na mesma situação se enquadraria toda a decantada fruticultura (produção de maçãs), a vinicultura e turismo, só para ficar nas atividades principais.
Pesca colaborativa
Representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional receberam ontem em Imbé (RS), um projeto proposto pelo professor Caetano Sordi, da UFSC, para que as práticas tradicionais de pesca artesanal colaborativa entre humanos e cetáceos (botos) em Laguna, sejam reconhecidas como patrimônio cultural imaterial brasileiro.
Focinheira
A lei estadual 14.204, de 2007, foi finalmente regulamentada. De autoria do deputado Marcos Vieira (PSDB), proíbe a circulação de cães de grande porte sem o uso de focinheira. Além disso, o tutor do animal pode ser penalizado com multa de até R$ 5 mil, além da apreensão do animal. A esterilização dos cães a partir dos seis meses de idade também está prevista. As denúncias devem ser feitas pelo telefone 190 da Polícia Militar.
Tropeiros
Foi aprovado pela Câmara dos Deputados, semana passada, o projeto de lei 1280/24, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que cria a Rota dos Tropeiros, nos Estados de São Paulo, Paraná, SC e Rio Grande do Sul.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor

Notícias relacionadas Ver todas
