00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de noticias políticas de SC - 14/06

Lei sobre semana de incentivo ao consumo de carne vermelha no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 14/06/2024

Carne vermelha

   Certamente haverá os que não vão gostar com uma nova lei que deve surgir em SC, a partir de projeto em vias de aprovação no Legislativo. De autoria da deputada Ana Campagnolo (PL), institui a Semana Estadual de Incentivo ao Consumo de Carne Vermelha, a ser celebrada, anualmente, entre os dias 24 e 30 de junho.

 

Mudanças climáticas 1

   O Ministério Público de SC se prepara para dar um grande passo na prevenção e mitigação de desastres naturais em SC. O primeiro encaminhamento envolve a distribuição de 50 kits de equipagem às defesas civis municipais, contendo um automóvel, computador, impressora, radiocomunicadores, refrigerador, celular, estação pluviométrica autônoma, equipamentos de proteção individual, central telefônica e telefone fixo.

 

Mudanças climáticas 2

   O segundo: os municípios deverão incorporar em seus planos diretores e instrumentos reguladores da ocupação do solo os documentos oficiais do Estado de SC sobre estudos e mapeamentos de áreas de risco, como exige a lei estadual n. 16.601/2015. 

 

Segundo turno

  Os dados do Censo de 2022 indicam que apenas três cidades de SC poderão ter segundo turno nas eleições de outubro deste ano, por terem mais de 200 mil eleitores. São Joinville, Florianópolis e Blumenau. No Brasil serão 102. Em 2020, última eleição local, foram 95.

 

Referência mundial 1

    O AlertaBlu, de Blumenau, ferramenta de comunicação com a população por meio de site e aplicativo em que milhares de seus  moradores são informados do nível do rio, da situação das barragens locais e das projeções meteorológicas para os próximos dias, além de visualizar os abrigos mais próximos, dentre outras funcionalidades, tornam a cidade catarinense como uma referência internacional em boas práticas.

 

Referência mundial 2

   O AlertaBlu é um case mundial, de ‘best practices’ global, disse ao jornal “O Estado de S. Paulo” Jack Campbell, especialista sênior em Gestão de Risco de Desastres do Banco Mundial na América Latina e no Caribe. Funciona tão bem que agora faz parte do repositório de boas práticas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Ademais, a prefeitura já foi procurada por várias outras que estudam replicá-la.  

 

Náutica

    O setor náutico catarinense, responsável por 50% da produção de embarcações de lazer no Brasil e 90% das exportações, prepara-se para a edição 2024 do Marina Itajaí Boat Show, o maior salão náutico do Sul do país, de 4 a 7 de julho em Itajaí. Entre as novidades destaca-se uma homenagem póstuma a Ziraldo, o cartunista e defensor das águas, presente com elementos da linda campanha ecológica “Só jogue na água o que o peixe pode comer”, criada por ele.

 

Trovão

   O deputado federal e caminhoneiro de profissão Zé Trovão (PL-SC) foi relator, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara, de projeto que isenta o transportador autônomo de cargas do Imposto sobre Produtos Industrializados na compra de pneus novos para o próprio caminhão com até três carretas.

 

Segurança institucional 1

  Na inspeção que fez semana passada, integrantes do Conselho Nacional de Justiça conheceram “in loco” , no TJ-SC, seu Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional, que garante a independência de seus magistrados e servidores e que já é compartilhado para mais de 20 tribunais e órgãos de todo o país. Desde sua criação em março de 2018, o núcleo realizou 1.841 procedimentos.

 

Segurança institucional 2

   Sua atuação ultrapassa as divisas de SC. Foram 387 investigações de crimes e golpes cibernéticos de infratores sediados em São Paulo (falsos leilões, falsa central de atendimento e sequestros de contas de redes sociais), Rio Grande do Sul (bilhete premiado e golpe de nudes), Goiás (falso juiz e falso WhatsApp), Ceará (falsos precatórios) e Mato Grosso (falso WhatsApp).

 

Criminalização

   Nunca em sua história os mais de 200 clubes de tiro existentes em SC enfrentaram tantas dificuldades para se manter diante das medidas restritivas do governo que, na sua ignorância e até com viés discriminatório,  desconsidera o que eles, aqui, representam em história, tradição, esporte e economia. Sim, economia: arrecadavam de ICMS R$ 7 milhões em 2018 e que agora beiram a R$ 60 milhões. E nunca se registrou que qualquer um de seus membros saiu às ruas atirando a esmo ou matando gente.

 

Explique-se, Jorginho

   O Supremo Tribunal Federal deu 10 dias para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, explicar a ampliação do sistema de escolas cívico-militares. A decisão é do ministro do supremo, Gilmar Mendes, atendendo ação do Psol, para quem o sistema tem viés privado. Não será surpresa se algo parecido for pedido para o governador Jorginho Mello nos próximos dias.

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?