Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 13/01
Estrategista
Como empresário que é, o prefeito reeleito de Florianópolis, Topázio Neto, está se revelando um bom estrategista político. Ao aumentar a tarifa de ônibus de R$ 6 para R$ 6,90 – a mais cara do país – pensou: fazer isso agora, emplacando uma medida dura, evita eventuais perdas futuras de popularidade, e permite manter o capital político intacto.
Gestão municipal 1
No dia 20 de dezembro o Tribunal de Contas do Estado enviou a todos os prefeitos catarinenses os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referentes a 2023. Foram apurados com base nas respostas das prefeituras a sete questionários enviados entre abril e junho do mesmo ano perguntando o que estavam fazendo no meio ambiente, proteção da cidade, educação, gestão fiscal, governança em tecnologia da informação, saúde e planejamento.
Gestão municipal 2
Das 283 prefeituras analisadas, sem contar que 12 tiveram o desplante de ignorar o tribunal, 244 (82,7%) ficaram enquadradas na categoria "C", que indica uma gestão de baixo nível de adequação, e 36 (12,2%) na categoria "C+", que indica que a gestão está em fase de adequação. O desanimador é constatar que apenas três foram classificados na categoria "B", que corresponde a uma gestão efetiva.
Procura-se
Os analistas políticos de SC ainda estão procurando uma marca clara dos dois primeiros anos de governo de Jorginho Mello. Mas há uma certa concordância em duas conquistas notáveis na segurança pública e no emprego.
Diagnóstico
Saiu um estudo sobre as consequências para quem dedica muitas horas de seu tempo para ver e ler conteúdo de baixa qualidade nas redes sociais, principalmente aquele produzido por influencers desqualificados: “apodrecimento” do cérebro por reduzir a matéria cinzenta, encurtar a capacidade de atenção, enfraquecer a memória e distorcer os processos cognitivos. Assim é que se “fabricam” idiotas.
Cadafalso
O Tribunal Superior Eleitoral inicia 2025 com a expectativa de três julgamentos importantes: dos governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) e de Roraima, Antonio Denarium, e do senador Jorge Seif (PL-SC). O Ministério Público Eleitoral já se posicionou a favor da cassação dos três. Seif é acusado de abuso de poder econômico por supostamente usar a frota aérea da varejista Havan, de Luciano Hang, para alavancar a sua candidatura. Em novembro de 2022 ele foi absolvido por unanimidade pelo TRE de SC, que concluiu não haver provas suficientes para caracterizar o abuso de poder econômico.
Promessa
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, tenta aplacar os ânimos decorrentes da volta da federalização do Porto de Itajaí. Tem usado todos os meios possíveis para dizer que com a Autoridade Portuária de Santos, que assumiu sua gestão dia 1º, o porto vai recuperar a posição de destaque que ocupou em um passado recente, quando foi o segundo maior terminal do país na movimentação de contêineres. A conferir.
Drama real
A história real do influenciador digital catarinense Jesse Koz, que morreu em um acidente de trânsito aos 29 anos nos Estados Unidos em maio de 2022, que ficou conhecido na web por até então ter passado por 16 países num Fusca ano 1978 na companhia de seu cachorro Shurastey, um golden retriever de seis anos, vai virar filme. O ator Nicolas Prattes deverá fazer o papel de Koz em longa metragem que deverá ser rodado neste ano, sob direção do cineasta Afonso Poyrart.
“Best-seller” da fé
“Café com Deus Pai”, do pastor itajaiense Junior Rostirola, foi o livro mais vendido no Brasil em 2024. À obra, com conteúdos devocionais cristãos, mensagens bíblicas e meditações, está se juntando, neste ano, uma nova versão.
Ilustre desconhecida
Apesar da curiosidade, nenhum museu ou galeria de SC se interessou em promover ou receber, pelo menos até agora, uma exposição de Bia Dória, a catarinense de Pinhalzinho que foi primeira dama da cidade de São Paulo, cuja carreira artística segue a todo vapor. Na última sexta-feira foi destaque em um vernissage exclusivo na Opera Gallery, de Dubai, uma das principais galerias de arte moderna e contemporânea do mundo. Está exibindo uma seleção de 11 esculturas, que combinam natureza e inovação por meio de formas, relevos e movimentos, celebrando a beleza e a diversidade do mundo natural.
Alarde
A “Folha de S. Paulo” dedicou quase uma página de reportagem para dizer que o turismo de luxo em Balneário Camboriú está empurrando trabalhadores para cidades vizinhas. Com todo respeito, é muito alarde. Camboriú fica a 15 minutos e pode chegar à vizinha de bicicleta e, dependendo do local, até a pé. Paulistas, cariocas e gaúchos, dentre outros, pegam trem, metrô e ônibus e ficam horas dentro deles para chegar ao trabalho. E dão graças quando chegam.
Foi 1
Foi-se o tempo em que alguns grandes jornais e revistas de circulação nacional davam-se ao luxo de destacar profissionais para cobrir os desfiles e as excentricidades – como pagar a champanhe mais cara na casa noturna não para brindar e sim para que emergentes e subcelebridades lavassem seus pés, literalmente - no balneário Jurerê Internacional, no norte da Ilha de SC. A propósito, não raro alguns moradores têm tido presença frequente no noticiário policial nacional e até internacional.
Foi 2
Nesta temporada de verão, a exemplo da passada, não há sinais de nenhum interesse midiático. Trancoso, na Bahia, e Fernando de Noronha, são os novos focos tupiniquins atraentes para as “notícias” de frivolidades, futilidades e exibicionismos.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045