00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de noticias políticas de SC - 12/07

A construção da Torre de Pisa no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 12/07/2024

Torre de Pisa

  No pequeno município de Pedras Grandes, no sul do Estado, está sendo construída, com recursos públicos, uma Torre de Pisa, imitando a homônima italiana, mas sem inclinação. O monumento, com 27 metros de altura e 7,5 de diâmetro, tem previsão de conclusão ainda neste ano. Na área anexa terá um museu digital da colonização italiana e uma escola de idiomas.

 

Shoppings no Brasil

   Levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que no país, atualmente, há 639 shoppings, dos quais 193 nos Estados de São Paulo,  71 no Rio de Janeiro e Minas Gerais com 48. SC tem 27 em operação.

 

Turbulência

   A plataforma Turbli, que prevê turbulências em voos de qualquer rota com até 36 horas de antecedência, publicou um ranking das que têm maior ocorrência no mundo em 2022. O trajeto entre Santiago, no Chile, e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, foi classificado como o mais turbulento do planeta. Das 10 rotas mais turbulentas do mundo, seis envolvem o Brasil. São as que ligam Florianópolis a Santiago, em primeiro lugar, seguida pela Florianópolis-Montevidéu e Florianópolis-Buenos Aires.

 

Aprendizagem híbrida

   A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei do deputado Ismael (PSD-SC) que prevê a oferta da metodologia de aprendizagem híbrida (presencial e remota) na educação básica.  Poderá ser adotada a partir dos anos finais do ensino fundamental ou em situação de emergência reconhecida por lei. Deverá haver regulamentação do Ministério da Educação e do sistema de ensino.

 

Motivos fortes

  À mídia nacional,  o governador Jorginho Mello destacou vários motivos para convidar o presidente argentino para visitar SC no último final de semana, como estrela do evento da direita em Balneário Camboriú. Dois principais: a Argentina é o único país que faz fronteira com o Estado e na área econômica é o terceiro maior parceiro comercial, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

 

Sem homologação

   Enquanto a Assembleia Legislativa trabalha no projeto de lei que institui o Dia Estadual de Combate à Corrupção, o governador Jorginho Mello completa mais de 150 dias sem homologar o concurso público de 95 novos auditores do Estado. Considerando que não há concurso desde 2005, a nomeação dos aprovados é esperada pela carreira, que hoje conta com apenas 54 servidores ativos, dos quais 49 lotados na Controladoria-Geral do Estado. Os auditores do Estado são os responsáveis por fiscalizar e assegurar que os recursos públicos arrecadados pelo Executivo sejam aplicados de maneira justa e eficiente.

 

Regra de gênero

      A gaúcha de Porto Alegre Érica Lourenço de Lima Ferreira entrou sexta-feira para a história do Judiciário de SC. Foi empossada como a primeira mulher eleita desembargadora no TJ-SC pela regra de gênero. A norma estabelece a alternância de uma lista exclusiva de mulheres com outra tradicional mista, conforme a abertura de vagas para magistrado de carreira pelo critério de merecimento.  

 

Inconstitucional

   Por unanimidade de votos, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional mais uma lei municipal que proíbe expressões  relativas a identidade, ideologia ou orientação de gênero nos currículos escolares da rede pública. Foi de Blumenau. Estava suspensa desde 2019 por liminar concedida pelo ministro Edson Fachin.

 

Aproximação

    Está para ser votado na Assembleia Legislativa um projeto interessante. Institui o Programa de Visitas Cívicas de alunos do ensino fundamental à sede do Legislativo, em Florianópolis, onde teriam oportunidade de conhecer sua história, as atividades dos parlamentares, além de participar de palestras multiculturais.

 

Emenda

   A Constituição de SC logo ganhará mais uma emenda. Determinará que 25% dos recursos financeiros devolvidos anualmente pelo Legislativo estadual ao Executivo (as tais “sobras”), sejam aplicados em demandas apresentadas pelas bancadas regionais e, assim, no entendimento dos deputados, que votaram a favor da proposta por unanimidade, ter mais possibilidades de atender as necessidades das localidades que representam.

 

Segurança escolar

   A escola de educação básica Irineu Bornhausen, de Florianópolis, servirá como projeto-piloto, a partir do próximo dia 15, para a implantação de novas medidas de segurança escolar em SC, todas elas propostas por um comitê permanente de 27 entidades formado após os ataques em Saudades e Blumenau. O primeiro passo será uma visita à escola para identificação de todos os pontos que precisam ser mudados para melhorar sua segurança.

 

Capital do Pirão

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou vários projetos de lei que concedem homenagens a municípios e a pessoas ilustres de vários Estados. De SC está o projeto de lei 5218/19, do deputado Darci de Matos (PSD-SC), que confere o título de Capital Nacional do Pirão ao município de Barra Velha, no Litoral Norte.  O texto segue para o Senado.

 

Ruído zero

   Autistas, enfermos, animais e todos os que sofrem consequências de ruídos acima do permitido, tem alguma esperança em dias melhores com projeto no Legislativo estadual que cria o Programa Ruído Zero em SC. Que o primeiro alvo seja os proprietários de carros e motocicletas que modificam os motores. Não se sabe por qual motivo, estes criminosos, mesmo diante do clamor popular, parecem ter uma tácita proteção dos órgãos fiscalizadores.

 

Armas
    
Um gênio (ou mais) conseguiu instalar na legislação um dispositivo que não permite, ou estabelece muitas restrições, o aproveitamento, por parte da Polícias Civil e Militar, de armas e munições apreendidas em operações. Em projeto no Legislativo estadual, o deputado Sargento Lima (PL), apressadamente, votou contra, sob o argumento de que é necessário saber as condições em que essas armas e munições se encontram. É evidente, excelência!

 

Proteção animal

  Na terra onde ainda acontece a medieval farra do boi, vai ser criado o Conselho Estadual de Proteção Animal. O projeto é da deputada Paulinha (Podemos), ex-prefeita de Porto Belo, que já foi o berço daquela horrenda “tradição”  em SC.

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?