00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de noticias políticas de SC - 10/07

As praias mais paradisíacas do Brasil no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 10/07/2024

Praias paradisíacas

   O jornal argentino “La Nacion” listou as praias mais paradisíacas do Brasil. Com todo respeito, trata-se de uma lista que certamente merece reparos, principalmente aqui em SC. O que chama a atenção é que  todas elas ficam no Estado do Rio de Janeiro. Será mesmo?

 

Filme velho

  O Contorno Viário da Grande Florianópolis será inaugurado no início de agosto, com 12 anos de atraso. Um filme com enredo parecido pode acontecer com os serviços de duplicação da BR-470, conforme análise feita pela Fiesc. Se for mantido o ritmo atual, o segmento que percorre os municípios de Navegantes, Ilhota, Gaspar, Blumenau e Indaial, num trecho de 73,2 km, só será concluído daqui a seis anos e dois meses. E olhe lá!

 

Turismo excessivo

  Após suas autoridades anunciarem que eliminarão apartamentos turísticos em 2028, manifestantes, em Barcelona, na Espanha, passaram a agredir turistas com jatos de água, na rua, lojas e restaurantes. O excesso prejudica, sim, por inviabilizar a moradia e expulsar os moradores, como já se começa a observar em Florianópolis e Balneário Camboriú. Investir em turismo, sim, mas sem jamais ignorar os prejuízos causados à população local.

 

Senador por SC?

  Conforme parlamentares que têm amplo acesso a Bolsonaro, o filho 02 do ex-presidente, Carlos, atualmente vereador na cidade do Rio de Janeiro,  pode também disputar o Senado em 2026, mas não no seu domicílio eleitoral,  onde dividiria os votos familiares com o irmão Flávio. E sim por estados como SC e Mato Grosso, conforme a “Folha de S. Paulo”. Em 2022, o ex-presidente teve 69,3% dos votos de SC, contra 30,7% de Lula. Em Mato Grosso, 65% contra 35%. Neste contexto, se elegeria senador sem nem mesmo sair de casa, dizem interlocutores do ex-presidente. A ver. Muito a ver.

 

Negar Bolsonaro

   Com o título “A direita democrática precisa negar Bolsonaro”, o “Estadão”, em seu principal editorial de ontem, diz que o evento da  extrema direita no Brasil em Balneário Camboriú “mostra a força de um movimento que reafirma caráter autoritário ao jurar lealdade absoluta não à lei ou aos valores republicanos, e sim ao ex-presidente”. Hum....

 

Palavrão

   Foi entre aplausos e gargalhadas que os participantes da CPAC Brasil reagiram depois que Bolsonaro resolveu agraciar o presidente argentino Javier Milei com a, digamos assim, “Medalha 3is”, de imorrível, imbrochável e incomível. No palco, ao recebê-la, Milei berrou em alto e bom som: “Viva la libertad, carajo”. Aliás, maldosos estão dizendo que faltou mais um “i”. De inelegível.

 

Discriminação

  Ao comentar para a Globo News a eleição na França no último domingo e festejar a derrota da extrema-direita – cujos cabeças são contra imigrantes, à União Europeia e outros “contras” – o ex-craque Raí, graduado em ciências políticas numa universidade parisiense, lembrou que a discriminação racial já foi bem maior por lá e citou seu amigo catarinense, também ex-jogador, Valdo, que é negro. Reclamava que toda vez que desembarcava por lá era acintosamente revistado, enquanto outros colegas, Raí inclusive, passavam pelas cancelas sem serem importunados.

 

Creci-SC alerta

    A eventual aprovação do texto, pelo grupo de trabalho da regulamentação da Reforma Tributária, em votação prevista para esta semana, poderá levar a um aumento de 100% na carga tributária sobre a compra de imóveis e de 34% sobre os aluguéis. O alerta é do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de SC, que articula com o Conselho Federal uma mobilização junto aos deputados federais e senadores para rejeitarem a proposta. Atualmente, grande parte das operações de intermediação de imóveis possui uma carga tributária que varia de 6,4% a 8%.

  

 Zumblick

   O presidente Lula sancionou sexta-feira lei federal que dá o nome de “Willy Alfredo Zumblick” ao túnel da BR-101 no Morro do Formigão, em Tubarão. É uma merecida homenagem ao grande artista plástico nascido em Tubarão, em 1913, que produziu mais de 5 mil telas e participou de pelo menos 600 exposições ao longo de 75 anos de carreira. Sua obra inclui o Monumento ao Caminhoneiro, uma majestosa escultura de 4,3 metros próxima ao túnel. Faleceu em 2008, aos 94 anos.

 

Segurança

   Candidatos a prefeito de grandes e médias cidades de SC devem eleger a criação de guardas municipais como uma das prioridades de seus mandatos, se eleitos. O assunto divide no momento dois prefeitos, ambos do PSD. O de São José, Orvino Ávila, tem investido alguns milhões na sua guarda, enquanto o de Criciúma, Clésio Salvaro, que a criou em 2011, a extinguiu sete anos depois.

 

Tiara na moda

   A conferência CPAC, em Balneário Camboriú, além das palestras foi também um sucesso comercial. Todos os ingressos, a R$ 250 cada, foram vendidos. Dizem as folhas que uma tendência que se consolidou entre as mulheres foi a tiara de flores, vendida por R$ 100 na versão mais rebuscada na lojinha de souvenirs do evento. O adereço virou marca registrada da deputada federal Júlia Zanata (PL-SC), que já chegou a processar jornalistas e influenciadores que associaram a tiara ao nazismo.

 

Mídia

     Um dos principais portais de notícias de SC, o da NSC, ignorou completamente o evento da CPAC Brasil,  que recebeu ampla cobertura da mídia nacional e até internacional. Outro fato inusitado: o portal concorrente, o ND Mais, ficou inacessível por horas na manhã de ontem.

 

Monumento

   Devassada pela mídia em seus aspectos positivos e negativos por conta do evento CPAC, fica-se sabendo que numa ponta da praia central de Balneário Camboriú há uma estátua de João Goulart, o ex-presidente do Brasil deposto pelos militares no golpe de 1964 acusado de ser uma "ameaça comunista". Fica em frente à antiga casa da família Goulart na Avenida Atlântica.

 

Futuro santo

    A vida do promotor de justiça do Ministério Público de SC Marcelo Câmara, falecido em 2008 em decorrência de um câncer, irá virar um documentário. Seu processo de beatificação e canonização pela Igreja Católica segue no Vaticano.  A equipe de produção da plataforma de streaming gaúcha Lumine passou a semana passada em Florianópolis gravando depoimentos de familiares, amigos e conhecidos de Marcelo.

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?