00:00
21° | Nublado

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 09/08

Conscientização da violência contra mulheres no humor de Ed. Carlos ***CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 09/08/2024

Agosto Lilás

   Que este mês, do Agosto Lilás, se faça, de fato, uma conscientização da violência contra a mulher, principalmente em SC, cujos dados são alarmantes: de janeiro a junho deste ano foram registrados 32 feminicídios, 18.612 casos de ameaças e 15.661 pedidos de medidas protetivas, segundo a Secretaria da Segurança Pública. Quanto ao feminicídio, o desafio é prevenir: em 80% dos casos não houve qualquer registro de ocorrência feita pela vítima.

 

Crime em escolas

   Na volta do recesso, o Senado vai analisar projeto aprovado na Câmara e relatado pelo deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC), que aumenta as penas para assassinatos em instituição de ensino, considerando-o um crime hediondo. Acresce em um terço se o crime na escola for cometido contra pessoa com deficiência ou com doença que acarrete condição limitante ou de vulnerabilidade física ou mental; em dois terços se o autor do crime for ascendente, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador da vítima, ou professor ou funcionário da instituição de ensino.

 

Escolas militares 1

   As escolas cívico-militares são questionadas mas ganham apoio popular crescente, diz a pesquisa “A cara da democracia”, feita pelo Instituto da Democracia, que reúne especialistas de várias universidades públicas:  60% da população apoiam a militarização das escolas e só 30% são contra. Em 2021, esse número era de 57% e 35%, respectivamente. Em SC são 10, equivalentes a 0,78% de toda a rede estadual. No Paraná já são 312, abrangendo 14,84% do seu sistema público. No país já são 569, em 16 Estados.

 

Escolas militares 2

    Em comum, as escolas cívico-militares têm rotinas inspiradas nos quartéis. Quando chegam, os alunos fazem uma primeira formatura com cerimônia de hasteamento da bandeira e cantam o Hino Nacional. Há padrões estéticos também: as meninas não podem usar os cabelos soltos além dos ombros e os meninos precisam fazer corte estilo militar. Acessórios como brincos são liberados só para as alunas. Mesmo assim, precisam ser discretos.

 

Agronegócio

   As incorporadoras de Balneário Camboriú, sem mais terrenos próximos à praia para construir, estão procurando novos mercados fora de SC. Um dos exemplos é a Haacke, que com investimento de R$ 1,5 bilhão vai construir uma espécie de World Trade Center, prédio comercial de 25 andares em Sinop, no norte de Mato Grosso. Previsto para ficar pronto em 2029, envolve a torre da grife WTC, um centro médico, torres residenciais e comerciais.

 

Lula blindado

   Na visita a SC no próximo dia 9, para inaugurar o Contorno Viário da Grande Florianópolis, Lula estará sob novos sistemas de proteção do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, mas sem colete à prova de bala, que ele detesta, por ser pesado e quente. Confia mais em um escudo à prova de bala com 1,70 metro de altura, usado por homens à paisana quando ele sai caminhando no meio do povo.

 

Impunidade

   Da série acredite se quiser: a Justiça Federal concedeu liberdade a Claudio Barbosa, empresário suspeito de integrar um esquema de pirâmide com criptomoedas em 80 países. Era diretor da Trust Investiments, empresa que teria causado um prejuízo de R$ 4,1 bilhões a mais de um milhão de pessoas. Foi preso no fim de maio após ser tido como foragido pela Polícia Militar de SC. Vivia luxuosamente no balneário Jurerê Internacional, em Florianópolis.

 

Lixões

   Como era de se esperar, finalizado na sexta-feira passada, o limite para encerramento de todos os lixões do país, que é uma pauta do século passado, 1.572 ainda estão ativos. É preciso destacar que SC foi o primeiro Estado a eliminá-los, há mais de 10 anos, substituindo-os por aterros sanitários, em consórcios municipais.

 

Voo alto

    O governador Jorginho Mello exulta com mais uma notícia muito positiva: SC recebeu 437.200 viajantes vindos do exterior nos seis primeiros meses deste ano nos aeroportos de Florianópolis e Navegantes. É 100,5% a mais que no mesmo período de 2023. A movimentação de cargas internacionais cresceu 37% no mesmo período.

 

Violência de gênero 1

  Um foco na campanha política deste ano será na chamada violência política de gênero, que é crime. Para contê-la, a Assembleia Legislativa, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público de SC e  Tribunal de Contas do Estado lançaram uma campanha. A violência se caracteriza em qualquer ação destinada a excluir, restringir ou coagir as mulheres, candidatas ou com mandatos no ambiente político.

 

Violência de gênero 2

   São exemplos as agressões físicas, verbais, o assédio sexual, as chantagens e as ameaças. No ambiente virtual, o crime pode ocorrer, entre outras formas, com a divulgação de informações falsas, ataques ou discursos de ódio nas redes sociais. A lei prevê pena de um a quatro anos de prisão para quem agredir candidatas e mulheres eleitas.

 

 

 

Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?