Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 09/04

Antecipando a celebração
A Enoteca Decanter Florianópolis está inovando! Para celebrar o Dia Internacional do Malbec, que aconteceria 17 de abril, quinta-feira da Semana Santa, Regina Essenburg, com a aprovação da Matriz em Blumenau, irá antecipar o evento para o dia 16 de abril, quarta-feira! "No Malbec Festival teremos mais de 20 rótulos, e contaremos também com a presença da Renata Pestana, embaixadora da Luigi Bosca no Brasil, que trará vários rótulos da marca para a degustação. O time de sommeliers profissionais da Decanter estará servindo e apresentando cada rótulo. A gastronomia do Festival é assinada pelo Chef Will Grok, com pães, antepastos, frios e volantes " informa Regina. Parece que vale a pena antecipar a celebração!
PAC-SC 1
O Governo Federal recebeu 35.119 propostas para a segunda edição do Novo Programa de Aceleração do Crescimento Seleções 2025, enviadas por 5.537 municípios. Foram encaminhados entre 24 de fevereiro e 31 de março. O programa vai investir R$ 49,2 bilhões em 19 tipos de empreendimentos. Os municípios de SC enviaram 1.670 propostas; o Estado sete e a companhia de saneamento (Casan) e um consórcio, um cada. Dos 295 municípios, 293 inscreveram projetos. Balneário Camboriú liderou as solicitações com 14. O “top 5” do Estado é completado por Barra Velha, Biguaçu e Lages, todas com 12 propostas, e Garopaba com 11.
PAC-SC 2
O principal foco das propostas foi a saúde: 273 envolvem equipamentos para unidades básicas de saúde (postos) e 227 solicitam kit de equipamentos para teleconsulta. O programa “Caminho da Escola”, que garante o acesso diário de estudantes residentes em áreas rurais e ribeirinhas às escolas públicas de educação básica, também atraiu muita atenção, com 263 solicitações catarinenses ao Novo PAC Seleções 2025.
Frustração
Frustração é um sentimento que atinge a maioria dos eleitores brasileiros em relação ao governo Lula 3. Pesquisa Genial/Quaest publicada ontem pelo “Estadão” verificou que 67% estão frustrados – sendo 36% muito e 31% pouco. É a primeira vez que o instituto faz essa abordagem. Os piores índices estão no Sul (SC, Paraná e Rio Grande do Sul), com 76%, seguido pelo Sudeste com 73%. Uma pena, já que o brasileiro de bom senso torce para que qualquer governo dê certo, porque todos ganham com isso.
Itajaí se transformando
No topo da valorização imobiliária no país, Itajaí está passando por uma grande transformação urbana. Além do futuro projeto do túnel submerso ligando a cidade à vizinha Navegantes, terá um sistema de transporte coletivo regional 100% elétrico (BRT), o maior shopping náutico voltado para as águas, um parque náutico e empreendimentos visionários diversos. Enquanto isso, naquela conhecida ilha ao sul, que certa vez se autointitulou “Capital Turística do Mercosul” uma inventada “floresta urbana” é um dos vários motivos do estridente ambientalismo-caviar para empurrar infinitamente a um futuro incerto um de seus mais modernos empreendimentos recentes, um parque náutico na avenida principal da Capital.
Justiça podre
Integrantes, ex-integrantes ou auxiliares de pelo menos 14 tribunais do país são alvos de investigações e ações penais relacionadas a vendas de decisões judiciais. O número pode ser ainda maior, porque há apurações que correm sob sigilo, a cargo do Conselho Nacional de Justiça. Ressalva: na lista não estão incluídos nossos respeitados Tribunais de Justiça e de Contas de SC. Ainda. Tomara que permaneçam assim.
Piscina Azul
Este espaço, sempre pronto a promover inclusões e engajamentos por boas causas, tem que destacar o Abril Azul, em prol da povo autista, e um caso de sucesso em Florianópolis, com as aulas de natação exclusivas para eles que o Lira Tênis Clube oferece há dois anos, com resultados expressivos nos âmbitos cognitivo, comportamental e social dos alunos. Abertas a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com qualquer grau do espectro, tem as 24 vagas sempre ocupadas e uma fila de espera de mais de 80. O clube tem uma parceria com a Prefeitura, que possibilitou 100% das vagas gratuitas, e aposta na adesão de organizações privadas, para ampliar o projeto e beneficiar mais autistas.
Lido, alhures
Tragédia é falta de fé? Os gaúchos acham que sim. E construíram uma gigantesca estátua de Cristo. Agora esperam o milagre.
Contas em dia
No Balanço Geral de 2024 entregue segunda-feira ao Tribunal de Contas do Estado, o governador Jorginho Mello destaca que o Estado está com todas as contas em dia e as despesas sob controle, o que garante investimentos em obras, programas, políticas públicas e serviços voltados ao atendimento das necessidades da população catarinense. Nenhum governador de anos recentes ousou dar e provar tais garantias. Não deixa de ser uma boa e saudável novidade.
Confissões
Fora da Globo desde 2020 e em cartaz no momento com a peça “O casal mais sexy da América”, a atriz Vera Fischer mantém sua imagem em alta com confissões inusitadas. Na de agora, feita no programa “Sem Censura”, da estatal TV Brasil, esta semana, disse que por pouco não foi expulsa do Colégio Sagrada Família, de Blumenau, quando adolescente, em 1960, por fazer uma redação sobre os Beatles, com frases transparecendo sexo, drogas, LSD e uma viagem fictícia com a banda inglesa. O texto passou a circular entre os alunos do colégio, até chegar às mãos das freiras, que chamaram seus pais, luteranos e conservadores, para uma conversa. Justificou a eles que lia bastante e era “moderna”. E a vida dela seguiu adiante.
Protocolo
Produzido por um grupo de trabalho criado em 2023 e após 14 reuniões, chegou-se a uma minuta de protocolo para enfrentamento de ameaças à vida nas escolas de SC depois das chacinas de Saudades e Blumenau: é um manual de ação, disponibilizando caminhos possíveis a seguir, dentre eles como e onde procurar suporte técnico e até psicológico. Envolve também a questão do atendimento aos parentes das vítimas, a maneira como serão comunicados os fatos à imprensa e o apoio na interlocução com outras instituições envolvidas. A minuta agora vai passar por um debate interno e externo mais aprofundado envolvendo todas as instituições envolvidas.
Sempre alerta
Ficou pronto para deliberação em plenário na Assembleia Legislativa projeto que cria o programa "Sempre Alerta", destinado a combater o abuso sexual infantil no Estado por meio do envio de mensagens via smartphone. Que seja bem-vindo: o MP-SC registrou 1.900 denúncias de estupro de vulnerável em 2023, representando uma média de 5,3 casos diários, e 51% tem entre as vítimas, de um a cinco anos. Entre janeiro de 2019 e maio de 2023 ocorreram 21,4 mil casos de violência sexual contra pessoas vulneráveis, com 85,91% das vítimas do sexo feminino.
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor
